Para funcionar, um supermercado precisa comprar mercadorias para revender aos clientes. Se foram gastos mil reais em compras e vendidos 3 mil, parte desse valor foi só para cobrir o custo do que foi vendido. Essa é a ideia por trás do entendimento sobre o que é CMV. Continue a leitura e saiba mais!
Para aprender como calcular o CMV, é importante entender bem o conceito. A sigla significa Custo da Mercadoria Vendida. Ele é um indicador que demonstra os custos relacionados à aquisição de mercadorias que foram de fato vendidas durante um certo período.
Em um supermercado, por exemplo, é o valor gasto com os itens que saíram das prateleiras. Já em um restaurante, o CMV se aplica ao custo de produtos prontos que são revendidos ao cliente, como bebidas e itens que não passam por preparo na cozinha.
Na prática, para entender bem o que é CMV, é preciso saber o quanto você gastou para vender aquilo que foi comprado pelo cliente, incluindo o valor da mercadoria, o frete e os impostos relacionados à aquisição desses produtos.
Saber como calcular o CMV de um produto é fundamental para a gestão financeira de um estabelecimento. Com esse valor, é possível fazer uma precificação mais acertada, definir melhor a margem de lucro e estabelecer um planejamento de compras e reposição de estoque mais eficiente.
Para saber como apurar o CMV, usamos uma fórmula simples que mostra, na prática, quanto você gastou com mercadorias que realmente foram vendidas durante um período:
CMV = Estoque Inicial + Compras no Período – Estoque Final
Na hora de entender o que é CMV, é comum se deparar com siglas parecidas, mas que têm significados diferentes. Entender cada uma ajuda a usar o termo certo conforme o tipo de negócio ou operação. Além do CMV, os principais indicadores financeiros são:
É um indicador de eficiência financeira usado em gestão de projetos. Ele compara o valor agregado (VA) com o custo real (CR); se o CPI for maior que 1, o projeto está dentro do orçamento e, se for menor, passou dos custos previstos.
É mais comum em negócios que transformam insumos em produtos prontos, como restaurantes ou fábricas. Representa o custo total de produção dos itens que foram efetivamente vendidos, incluindo ingredientes, embalagens e outros insumos diretos.
É usado para calcular o custo de serviços prestados por terceiros, como um médico contratado por um hospital. Já serviços prestados diretamente — como instalação ou pintura — não entram nesse cálculo, embora a distinção não tenha impacto fiscal.
Se depois de calcular o CMV você identificar um valor muito alto, quer dizer que o custo para seu estabelecimento funcionar está acima do esperado. Isso pode impactar o valor repassado para o cliente, diminuindo as vendas e também a sua margem de lucro.
Algumas estratégias ajudam a reduzir o valor das mercadorias adquiridas. Entre elas, negociar com fornecedores por melhores preços em compras em volume ou recorrentes e reforçar o controle de estoque para evitar perdas e adotar práticas para reduzir desperdícios.
Aprender como fazer o CMV é simples, mas é preciso ter atenção a alguns detalhes para evitar erros comuns que podem distorcer o cálculo e comprometer os resultados. Veja os principais:
Agora que você sabe o que é CMV, entenda também que é necessário contar com ferramentas para acompanhar esse indicador com precisão. Planilhas bem-estruturadas, com fórmulas pré-configuráveis, ajudam de maneira simples no controle.
Já as opções mais tecnológicas são os sistemas ERP e os softwares de gestão financeira que automatizam os cálculos e integram dados de estoque, vendas e compras. Existem soluções no mercado que fazem isso de forma simples, ajudando a ganhar tempo e a reduzir erros.
Saber o que é CMV é um passo importante para manter a saúde financeira do seu estabelecimento. Agora, é necessário colocar em prática. Para isso, baixe gratuitamente a planilha de CMV da Delly’s e confira no blog outras dicas de gestão.
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