logo dellys

Como fazer um planejamento financeiro empresarial?

Imagem de pessoas analisando um gráfico

Está desenvolvendo o seu próprio negócio? Ter um planejamento financeiro empresarial é essencial para se estabelecer no mercado. Mantê-lo funcionando de forma saudável requer dinheiro no caixa, certo? O conceito de planejamento envolve exatamente esse ponto.

A Delly’s preparou um artigo especial sobre planejamento financeiro empresarial para você ter o maior controle possível sobre o seu negócio. Quer entender mais sobre o assunto? Vem com a gente que explicamos. 

O que é planejamento financeiro empresarial?

O planejamento financeiro para empresas não envolve somente um conceito, mas um conjunto de ações. Todas são aplicadas de forma que gerem resultados excelentes para o seu negócio. Entre elas, podemos citar projeções de despesas e receitas.

Pense na sua conta bancária pessoal para visualizar melhor o que você precisa aplicar na sua empresa. Não fica melhor visualizar quanto você tem em conta para planejar os gastos? Assim, você sabe o que pode ou não gastar.

Ter um planejamento financeiro empresarial envolve exatamente esse conceito. Assim como no dia a dia pessoal, esse financeiro envolve o sucesso de um negócio. É indispensável ter um acompanhamento dessa área para prevenir possíveis deslizes e imprevistos.

Como aplicar um planejamento financeiro na sua empresa? 

Reunimos algumas dicas para você ter uma gestão financeira empresarial eficiente. Confira o passo a passo para obter os melhores resultados e controle do financeiro. 

Ciclo PDCA

Você já ouviu falar sobre o ciclo PDCA? Ele é essencial para a aplicação do planejamento financeiro empresarial, já que resume o conceito em quatro etapas principais. Confira a definição em inglês e a tradução a seguir:

  • P: plan (planejar);
  • D: do (fazer);
  • C: check (checar);
  • A: action (agir).

O “planejar” consiste em definir metas; o “fazer”, em educar, treinar, executar e coletar dados; o “checar”, em conferir as metas e os resultados previstos para elas; por fim, o “agir”, em botar o que você planejou em prática, além de prevenir problemas e corrigir o que for necessário. 

Imagem de duas pessoas analisando gráficos

Dicas de implementação

Agora que você já sabe o que é o ciclo PDCA, que consiste na principal forma de aplicar o planejamento de finanças empresariais, é hora de destrinchá-lo de uma forma ainda mais específica. 

Visualização da situação atual

Durante essa etapa, procure fazer todo o levantamento de dados sobre a sua empresa. É hora de colocar no papel uma visualização geral do tempo de mercado, o andamento do setor financeiro, os gastos, as despesas, etc. Quanto maior for o número de informações, melhor será o seu planejamento.

Definição de metas

Agora que você tem uma visão macro da situação financeira do seu negócio, é hora de determinar onde você quer chegar e quais são os seus objetivos. Coloque na mesa os limites de gastos, quanto a empresa está disposta a gastar, etc. Tenha em mente um período certo para analisar os resultados nele.

Plano de ação

Em seguida, é hora de criar um plano de ação, ou seja, como a sua empresa fará para alcançar os objetivos propostos. Esse é o momento de dividir tarefas, definir uma estratégia e colocar toda a empresa para trabalhar em conjunto para o alcance de um objetivo maior.

Planejamento anual

Uma das melhores dicas para ter excelentes resultados é criar uma planilha de controle financeiro empresarial não só mensal ou semestral, mas também anual, já inserindo as projeções até para o próximo ano. Dessa forma, será muito mais simples checar se o plano de ação está dando certo ou não. 

Prepare-se para imprevistos

Apesar de o controle de orçamento empresarial, imprevistos ainda podem acontecer. Por isso, tenha cenários alternativos em mente. Assim, caso um plano de ação não dê certo, você já tem outro para botar em prática sem possíveis prejuízos. 

Delly’s: a sua distribuidora Food Service!

Já sabe como será o seu planejamento financeiro empresarial? Esperamos que este artigo tenha te ajudado a ter um melhor controle das finanças. Aqui, no blog da Delly’s, você encontra outros conteúdos dedicados a empreendedorismo para auxiliar o seu dia a dia.

Aproveite para conhecer a Delly’s, a sua distribuidora Food Service! Visitando o nosso catálogo, você tem todos os alimentos necessários para o seu estabelecimento à disposição. Ficou interessado? Então, não deixe de visitar o site e fazer o seu pedido. 

Você pode fazer de duas formas: cadastrando-se no site, selecionando os itens e fechando a compra ou, se preferir, ligando para o nosso canal de televendas (0800 212 4040). A entrega é feita em até 24 horas em algumas regiões. Confira! 

Relacionados

Seja para tomar um café da manhã ou lanche da tarde,...
Atualmente, o Brasil tem o quinto maior mercado mundial de food...
As tendências em delivery estão redefinindo o mercado gastronômico, e compreender essas mudanças...
O cardápio digital é a versão virtual do menu de restaurante, bar, padaria,...

Deixe um comentário