logo dellys

O que é CNPJ? Saiba tudo deste registro!

o que é cnpj

A certidão de nascimento é o primeiro registro público de uma pessoa, logo após os primeiros dias de vida. Para empresas e organizações, o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas é esse documento. Porém, o que é CNPJ?

CNPJ é um número fundamental para a existência de companhias. É a partir dele que outros processos essenciais ocorrem, como abertura da organização, apuração de impostos, geração de documentos, formalização de contratos, entre outros.

Afinal, para que serve o CNPJ?

Se você deseja entender para que serve o CNPJ, saiba que a principal função dele é legalizar uma empresa. Somente com o cadastro um negócio pode realizar a emissão de notas fiscais, candidatar-se a concorrências públicas e ter acesso a incentivos oferecidos pelo governo aos empreendimentos.

Sendo assim, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é representado por uma combinação numérica de 14 dígitos declarada pela Receita Federal. Disponível no momento em que a empresa é aberta, esse número aponta o segmento do empreendimento conforme a categoria de serviço oferecido.

Quais as vantagens do CNPJ para o seu negócio?

Existem algumas vantagens de ter um CNPJ no Brasil. O primeiro ponto positivo é elevar o status da empresa, que passa a ser reconhecida como um empreendimento estruturado, com bases sólidas. Isso faz toda a diferença para avançar rumo a uma jornada de sucesso.

Quando você questiona o que é CNPJ, precisa ter em mente que vai além da oficialização da sua empresa diante das instituições fiscais, como a Receita Federal. Ele permite o acesso a linhas de crédito, aumenta a participação do negócio no mercado e oferece mais comodidade aos clientes na hora do pagamento.

Como abrir um CNPJ?

Como fazer o CNPJ? Comece o processo pela Receita Federal. Para isso, é preciso juntar os documentos essenciais para a abertura do protocolo. Eles devem ser apresentados à Junta Comercial do seu estado e à Prefeitura da cidade onde a empresa está sediada. Confira o passo a passo:

  1. Visite o site da Receita Federal do Brasil e procure pela opção “CNPJ” ou “Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica”;
  2. Selecione “CNPJ” no menu. Escolha a opção de cadastro e siga as instruções;
  3. Você será direcionado a um formulário online. Preencha todas as informações solicitadas, como dados da empresa, atividades, endereço etc. Tenha em mãos os documentos necessários, como RG, CPF e comprovante de endereço;
  4. Após preencher o formulário, você precisará enviar a documentação necessária. Será disponibilizado um botão ou opção para anexar os arquivos digitalizados;
  5. Após enviar a documentação, a Receita Federal realizará a análise do seu pedido. Isso pode levar algum tempo;
  6. Acompanhe o status do seu pedido no próprio site da Receita Federal. Esteja atento a possíveis pendências ou solicitações de mais informações;
  7. Após a aprovação, você receberá o número do CNPJ. Guarde-o em um local seguro, pois será necessário para diversas transações comerciais.

Localize o CNPJ

Após o processo de abertura, podem surgir dúvidas sobre onde fica o CNPJ da empresa. Para localizá-lo, basta acessar os dados que ficam disponíveis ao público no sistema da Receita Federal. No site do órgão, entre na seção “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”.

Além de saber o que é CNPJ, é importante conseguir encontrá-lo. Assim, você pode pesquisar no sistema da Receita Federal informações sobre outras empresas antes de fechar acordos e parcerias. No site, também é possível visualizar a situação do registro, que pode estar ativa, suspensa, inapta, baixada ou nula.

Benefícios para pessoas jurídicas

Se você possui um negócio, formalize-o com a abertura de um CNPJ. O registro de um empreendimento costuma trazer muitos benefícios e lucratividade, sobretudo a longo prazo. Ter um cadastro ativo na Receita Federal ajuda a manter uma relação saudável e segura tanto para a companhia quanto com os clientes.

A geração de receita é um aspecto fundamental para todos que desejam saber o que é CNPJ e qual é a função dele. Geralmente, o lucro é maior em empresas formalizadas, já que a carga tributária é menor para aqueles que possuem uma empresa aberta. Assim, profissionais autônomos ou liberais pagam mais tributos.

Suba degraus no mundo corporativo

Realizar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é o primeiro passo para deixar a informalidade. Por exemplo, os bancos só autorizam a realização de empréstimos por empresas que apresentam um CNPJ. Outro benefício é a oportunidade que se abre para os negócios realizarem compras por atacado com mais economia.

Um exemplo significativo ocorreu durante a pandemia da covid-19. Em 2020, as organizações cadastradas como pessoa jurídica ficaram um tempo sem pagar determinados impostos e puderam suspender funcionários temporariamente. Essas ações foram respaldadas pelo governo e trouxeram alívio ao mundo empresarial.

Facilite seus negócios

Além disso, empresários que regularizam o CNPJ prezam pelo cumprimento da lei, evitando conflitos com os órgãos fiscalizadores. Para fugir de problemas, não deixe de contratar uma equipe ou uma plataforma terceirizada para exercer atividades de contabilidade.

Outro aspecto relevante para quem deseja formalizar o negócio é que, com o CNPJ ativo e regularizado em mãos, é possível empregar colaboradores e fornecedores com registros feitos via CLT. Além disso, muitas organizações apenas contratam fornecedores com esse registro.

CNPJ: vantagens na Delly’s

Agora que você já sabe o que é CNPJ, não deixe de conhecer os produtos do catálogo da Delly’s para seu estabelecimento. Com o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas em dia, aproveite as ofertas em seções diversas, como pescados, aves, bovinos, laticínios, confeitaria, panificação, bebidas, entre outras.

A Delly’s é a maior distribuidora Food Service do Brasil, especializada na entrega de alimentos em grandes quantidades. Aqui, trabalhamos para gerar cada vez mais praticidade ao dia a dia dos estabelecimentos. Conheça também nosso catálogo de marcas próprias.

Relacionados

Que tal comemorar o dia de quem nos trouxe ao mundo...
Você quer iniciar um negócio próprio, mas não sabe por onde...
Criar uma boa divulgação de restaurante é essencial para chamar a...
A certidão de nascimento é o primeiro registro público de uma...

Deixe um comentário