Você já ouviu falar sobre controle de estoque? Essa técnica é muito utilizada pelos varejistas, de forma que a continuidade do negócio esteja sempre controlada. Afinal, os produtos são a essência da loja/empresa, então devem ser a prioridade quando se trata de vendas e conquistas de clientes.
O que significa controle de estoque? Como adotá-lo no dia a dia do varejo? A Delly’s separou um artigo especial sobre o assunto, explicando o conceito e como você deve inseri-lo no seu negócio. Quer saber mais? Vem com a gente que explicamos.
O que é controle de estoque?
Controle de estoque, também conhecido como gestão de estoque, é um processo feito por varejistas para controlar o número de produtos sempre disponíveis ao consumidor. Isso consiste em garantir que nunca haverá falta de mercadoria, atendendo às demandas e não decepcionando o cliente.
Adotar o controle de estoque no seu negócio envolve aplicar diversas estratégias e estudos de varejo. Dados de compra, pedidos, expedição, armazenamento, satisfação, precificação, etc são essenciais para garantir que essa gestão seja bem-sucedida, ainda mais em período de alta demanda.
Benefícios do controle de estoque
Agora que você já sabe o que é controle de estoque, deve estar se perguntando: quais são os benefícios? O conceito faz com que o negócio esteja sempre com os níveis financeiros controlados e o número de produtos em estoque adequado para a demanda que recebe diariamente e imprevistos.
As pesquisas de mercado dizem que a falta de estoque faz com que, pelo menos, 1 a cada 100 clientes perca o interesse em compras futuras. Para evitar a perda do consumidor e a possibilidade de que ele procure concorrentes para garantir o produto, é importante ter uma excelente estratégia de controle de estoque.
Além disso, o gerenciamento de estoque auxilia a não ter um armazenamento excessivo, evitar erros de precificação e não cometer equívocos ao redigir relatórios e contar produtos. Ele ajuda o negócio a ter mais controle, impossibilitando que haja crises internas.
Saiba como adotar o controle de estoque no seu negócio
Quer saber como adotar esse conceito? Separamos algumas ferramentas de controle de estoque para você encontrar aquela que mais se encaixa com o seu negócio. Cada uma delas é extremamente utilizada por empresas ao redor do mundo.
PEPS
PEPS consiste na abreviação de “primeiro a entrar, primeiro a sair”. Em outras palavras, essa metodologia defende a ideia de vender primeiro as mercadorias mais antigas, evitando que elas fiquem paradas no estoque. É um ótimo método de valorização do catálogo.
UEPS
UEPS é o contrário de PEPS. Ele tem como principal lema “o último a entrar é o primeiro a sair”, ou seja, os produtos mais recentes devem ser os primeiros a serem vendidos. Entretanto, essa metodologia não é recomendada para estabelecimentos alimentícios, já que alguns produtos não podem ficar muito tempo em estoque.
Just in time
“Just in time” ou “no momento certo” é uma técnica que preza por manter o estoque no menor nível possível, mas sempre sendo capaz de arcar com a demanda de vendas. Ele auxilia a empresa a ter menos custos, mas é preciso acompanhar o estoque de forma rigorosa para não perder dinheiro.
Custo médio
Esse método utiliza o cálculo de média ponderada, por isso, também pode ser chamado de Média Ponderada Móvel (MPM). Em teoria, ele defende a renovação dos valores dos produtos assim que um novo item entra em estoque. Para isso, é preciso calcular a média ponderada.
A fórmula do cálculo desse tipo de média é bem simples! Basta somar o número dos valores dos produtos antigos com o dos produtos novos e dividir pelo total de itens disponíveis.
Delly’s: a sua distribuidora Food Service
Entendeu como fazer controle de estoque? Agora, que tal conhecer a Delly’s, a sua distribuidora Food Service? Atendemos a mais de 150 mil clientes ao redor do Brasil e temos um catálogo recheado com tudo o que você precisa para o estoque do seu estabelecimento.
Quer saber como fazer o pedido na Delly’s? Você tem duas opções: cadastrar no site, selecionar os itens e fechar a compra ou, se preferir, ligar para o canal de televendas (0800 212 4040). A entrega é feita em até 24 horas em algumas regiões.