Controle de estoque: saiba como fazer

Imagem de uma pessoa fazendo controle de estoque

Você já ouviu falar sobre controle de estoque? Essa técnica é muito utilizada pelos varejistas, de forma que a continuidade do negócio esteja sempre controlada. Afinal, os produtos são a essência da loja/empresa, então devem ser a prioridade quando se trata de vendas e conquistas de clientes. 

O que significa controle de estoque? Como adotá-lo no dia a dia do varejo? A Delly’s separou um artigo especial sobre o assunto, explicando o conceito e como você deve inseri-lo no seu negócio. Quer saber mais? Vem com a gente que explicamos.

O que é controle de estoque?

Controle de estoque, também conhecido como gestão de estoque, é um processo feito por varejistas para controlar o número de produtos sempre disponíveis ao consumidor. Isso consiste em garantir que nunca haverá falta de mercadoria, atendendo às demandas e não decepcionando o cliente.

Adotar o controle de estoque no seu negócio envolve aplicar diversas estratégias e estudos de varejo. Dados de compra, pedidos, expedição, armazenamento, satisfação, precificação, etc são essenciais para garantir que essa gestão seja bem-sucedida, ainda mais em período de alta demanda.

Benefícios do controle de estoque

Agora que você já sabe o que é controle de estoque, deve estar se perguntando: quais são os benefícios? O conceito faz com que o negócio esteja sempre com os níveis financeiros controlados e o número de produtos em estoque adequado para a demanda que recebe diariamente e imprevistos.

As pesquisas de mercado dizem que a falta de estoque faz com que, pelo menos, 1 a cada 100 clientes perca o interesse em compras futuras. Para evitar a perda do consumidor e a possibilidade de que ele procure concorrentes para garantir o produto, é importante ter uma excelente estratégia de controle de estoque. 

Além disso, o gerenciamento de estoque auxilia a não ter um armazenamento excessivo, evitar erros de precificação e não cometer equívocos ao redigir relatórios e contar produtos. Ele ajuda o negócio a ter mais controle, impossibilitando que haja crises internas. 

Saiba como adotar o controle de estoque no seu negócio

Quer saber como adotar esse conceito? Separamos algumas ferramentas de controle de estoque para você encontrar aquela que mais se encaixa com o seu negócio. Cada uma delas é extremamente utilizada por empresas ao redor do mundo.

PEPS

PEPS consiste na abreviação de “primeiro a entrar, primeiro a sair”. Em outras palavras, essa metodologia defende a ideia de vender primeiro as mercadorias mais antigas, evitando que elas fiquem paradas no estoque. É um ótimo método de valorização do catálogo.

UEPS

UEPS é o contrário de PEPS. Ele tem como principal lema “o último a entrar é o primeiro a sair”, ou seja, os produtos mais recentes devem ser os primeiros a serem vendidos. Entretanto, essa metodologia não é recomendada para estabelecimentos alimentícios, já que alguns produtos não podem ficar muito tempo em estoque.

Just in time

“Just in time” ou “no momento certo” é uma técnica que preza por manter o estoque no menor nível possível, mas sempre sendo capaz de arcar com a demanda de vendas. Ele auxilia a empresa a ter menos custos, mas é preciso acompanhar o estoque de forma rigorosa para não perder dinheiro. 

Custo médio

Esse método utiliza o cálculo de média ponderada, por isso, também pode ser chamado de Média Ponderada Móvel (MPM). Em teoria, ele defende a renovação dos valores dos produtos assim que um novo item entra em estoque. Para isso, é preciso calcular a média ponderada.

A fórmula do cálculo desse tipo de média é bem simples! Basta somar o número dos valores dos produtos antigos com o dos produtos novos e dividir pelo total de itens disponíveis. 

Delly’s: a sua distribuidora Food Service

Entendeu como fazer controle de estoque? Agora, que tal conhecer a Delly’s, a sua distribuidora Food Service? Atendemos a mais de 150 mil clientes ao redor do Brasil e temos um catálogo recheado com tudo o que você precisa para o estoque do seu estabelecimento.

Quer saber como fazer o pedido na Delly’s? Você tem duas opções: cadastrar no site, selecionar os itens e fechar a compra ou, se preferir, ligar para o canal de televendas (0800 212 4040). A entrega é feita em até 24 horas em algumas regiões. 

Relacionados

Fininha, sequinha e crocante: essas são as principais características das melhores...
Reduzir os custos do negócio passa por uma boa gestão empresarial. Para...
As Olimpíadas 2024 estão chegando com diversas oportunidades para os estabelecimentos brasileiros. Com...
Guardanapo de papel é uma peça que pode ser usada para...

Deixe um comentário