Como montar um restaurante?

como montar um restaurante

Antes de dar qualquer passo em relação ao seu negócio próprio, é preciso saber como montar um restaurante. Afinal, você deve estar cheio de ideias para ele, não é? Porém, primeiro, vale entender um pouco sobre os passos necessários para tudo sair do papel.

Um restaurante facilita a vida de muitos clientes, principalmente se tiver uma boa localização, um excelente cardápio e aquele tempero de dar água na boca. Assim, você mantém os visitantes fidelizados e ainda tem chances deles indicarem o seu negócio para outras pessoas.

O começo não é fácil. Por isso, é bacana saber persistir e entender o que é preciso para montar um restaurante. Aprenda sobre esse tema nos próximos parágrafos deste texto!

Primeiros passos

Antes de tudo, é necessário fazer um plano de negócio para o desenvolvimento do projeto ser levado em conta sem nenhum risco. Nele, você irá inserir as principais análises no papel. Confira quais são elas, a seguir.

  • Análise de mercado e concorrência;
  • Plano de marketing;
  • Plano operacional;
  • Plano financeiro;
  • Análise de cenários.

Depois, é hora de torná-lo real. Então, considere a locação, a decoração, o equipamento, a mão de obra, o cardápio, etc. Após ter planejado tudo, dê atenção para a parte burocrática.

Quais são os documentos necessários?

Para entender na prática como montar um restaurante, é preciso ter em mente que isso vai muito além de alugar e decorar o espaço. Também é preciso de alguns documentos. Veja a lista abaixo.

  • Alvará de funcionamento;
  • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB);
  • Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS);
  • CNPJ;
  • Controle da Saúde dos Colaboradores (ASO);
  • Código de Defesa do Consumidor;
  • Cópia autenticada do RG e do CPF;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
  • Folha-espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Manual de Boas Práticas de Fabricação;
  • Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs);
  • Registro de compra dos alimentos.

Essas são as principais documentações necessárias para saber como montar um restaurante. Como o processo exige muita papelada, é ideal que você busque a prefeitura da sua cidade para entender se tudo está adequado conforme as normas municipais.

Quanto investir?

Falar sobre dinheiro é sempre uma parte complicada. Por outro lado, não dá para ignorar gastos com aluguel, possíveis reformas necessárias no imóvel, móveis, equipamentos, utensílios, funcionários, estoque e capital de giro.

Para não faltar dinheiro no seu empreendimento, é preciso fazer um planejamento orçamentário correto. Isso vai depender dos seus objetivos com o restaurante, da estrutura e do público-alvo.

Em média, de acordo com o Sebrae, para montar um restaurante por quilo, a estimativa de custo é de R$120 mil aproximadamente, levando em conta um salão de 200 m e atendimento médio de 150 clientes por dia. Contudo, esse valor pode variar tanto para mais, quanto para menos.

Organização do restaurante

como montar um restaurante

A estrutura para restaurante vai além dos equipamentos para o funcionamento. É importante fidelizar o público, apostando em música ao vivo, espaço para crianças, parte externa para pets, uma área com bar e tema do negócio, por exemplo.

Em relação à estrutura física, é preciso lembrar de dispor as mesas de maneira que não atrapalhem o garçom e a circulação de pessoas. Caso haja delivery, é interessante ter um espaço de retirada da marmitex. Também pense se contará com aplicativo ou motoboy próprio.

Cardápio

Além de entender a parte burocrática de como abrir um restaurante, você precisa levar em conta o que será ofertado ao seu público. Se o seu foco for comida por quilo, precisa estudar o que mais sai nos pedidos da concorrência. Caso seja focado em comida italiana, lembre-se de deixar as massas bem especificadas.

Independentemente do seu foco, é necessário ter um cardápio físico para cada mesa. Ele deve ser autoexplicativo, com todos os ingredientes que fazem parte daquela receita, para evitar quaisquer problemas de alergias ou desagrado.

Como montar o estoque?

Para servir uma comida de qualidade e ter um atendimento sem reclamações, é necessário investir em um bom estoque. É preciso ter um espaço físico para guardar todos os mantimentos utilizados na cozinha e uma quantidade certa dos alimentos para não gerar desperdícios.

Independentemente do foco do seu restaurante, lembre-se de manter uma boa quantidade de bebidas. As proteínas devem ser congeladas no freezer, caso sejam compradas em alta quantidade. Os alimentos não perecíveis precisam de um espaço seco e arejado.

A Delly’s te ajuda!

Agora que você já viu que o estoque é uma parte importante de como montar um restaurante, pode contar com a Delly’s para te ajudar com todos os produtos necessários para abastecer o seu negócio.

Com mais de 150 mil clientes, a Delly’s é a maior distribuidora Food Service do Brasil. Já pensou em ter um atendimento especializado e confiável para te ajudar a montar seu restaurante? Entre no site, faça o cadastro ou compre pelo número 0800 212 4040 e receba o seu pedido sem sair de casa.

Relacionados

A implementação de um sistema de gestão para restaurante é uma aposta inteligente,...
Seja para tomar um café da manhã ou lanche da tarde,...
Atualmente, o Brasil tem o quinto maior mercado mundial de food...
As tendências em delivery estão redefinindo o mercado gastronômico, e compreender essas mudanças...

Deixe um comentário