Cortes bovinos: escolha o melhor para cada preparo

exemplos de cortes bovinos

A carne bovina é conhecida por fornecer aminoácidos, proteínas e outros nutrientes importantes para o corpo humano. Com uma variedade de cortes bovinos, ela é considerada a proteína vermelha mais consumida no mundo.

Todas as partes da carne do boi podem ser aproveitadas para nutrição. Cada corte tem características únicas, que agradam a diferentes paladares e orçamentos. Você sabe diferenciar e aproveitar melhor cada um deles?

Para falar sobre isso, a Delly’s preparou este artigo apresentando os diferentes tipos de cortes bovinos e como eles podem ser usados nos preparos para garantir melhor textura e sabor. Pronto para incrementar seu cardápio? Vamos lá!

Conhecendo os principais cortes

Para entender melhor de onde vêm os cortes bovinos, pense que o boi é dividido em duas partes inicialmente: o quarto dianteiro, todo desossado em cortes manuais, e o quarto traseiro, também cortado manualmente, com exceções da costela e da ponta de agulha, nos quais se usa o corte mecânico.

No dianteiro, encontram-se o acém, o cupim, o músculo dianteiro, a paleta, o peito e o pescoço. Já no traseiro, há alcatra, bife do vazio, bisteca, capa de filé, contrafilé, costela, coxão duro, coxão mole, filé mignon, fraldinha, lagarto, maminha, músculo, patinho, ponta de agulha, ponta do contrafilé e picanha.

Na Delly’s, você encontra todos eles, além de outros sabores apreciados pela culinária regional brasileira, como bucho, coração, língua, miolo, rabo e fígado. Nosso departamento também fornece outros cortes bovinos, como ancho, diafragma, entrecorte e lombinho.

Além disso, dispomos de diferentes versões, como carpaccio, carne de sol, carne moída e charque, por exemplo. Confira nossa lista com alguns cortes mais procurados!

exemplos de dois cortes bovinos crus

Acém

O acém é uma carne magra que vai muito bem com assados, refogados, bifes e ensopados devido à maciez e à suculência. Rica em colágeno, essa é uma escolha saborosa e com bom custo-benefício.

Alcatra

A alcatra é uma das opções mais valorizadas, considerada carne de primeira. Ela tem um corte flexível, com textura macia e sabor suave. Muito usado em churrasco, é um dos cortes bovinos mais versáteis.

Bisteca

A bisteca é o corte do contrafilé ligado ao osso pela gordura, o que atribui um sabor ainda mais marcante. Também conhecida por chuleta, ela está entre as carnes populares com melhor custo-benefício.

Contrafilé

Em contrapartida, o contrafilé é considerado uma carne nobre de textura macia e magra, apesar da camada de gordura que envolve a parte externa. Também é muito apreciada em churrasco, pois a gordura solta durante o preparo confere muita suculência.

Cupim

O cupim é uma das partes com maior concentração de gordura, localizada logo atrás do pescoço. Muito apreciado pela clientela brasileira, esse corte é comumente usado em assados. Por ser muito macio, vai bem nos ensopados e chega a desmanchar na boca.

Fraldinha

A fraldinha pode ser uma ótima opção para a saúde, pelo baixo teor de gordura e pelo alto teor de proteína. Ela é muito utilizada em churrasco, acompanhada de pão de alho. Esse corte também pode ser preparado na panela, como ensopado, ou assado no forno.

Paleta

Também conhecida como “pá” em algumas regiões do país, a paleta é uma boa opção para os amantes da carne vermelha que gostam de economia, mas não abrem mão do sabor. Para incrementar o prato, experimente servi-lo com tomates recheados.

Picanha

Por fim, temos o corte mais famoso das churrascarias brasileiras, a picanha. Apreciada pelo sabor suculento e marcante, ela apresenta uma capa de gordura que agrada ao paladar de todos os apreciadores de carne vermelha.

Preparos com diferentes cortes de boi

Cozida ou assada, para churrasco ou hambúrguer, a carne bovina é um alimento muito versátil no preparo de receitas. Confira algumas dicas de cortes de carne bovina e utilização para você incrementar o cardápio.

Acém na pressão

Aqueça óleo em fogo alto em uma panela de pressão. Adicione a carne e frite por 10 minutos até dourar. Refogue com cebola e alho. A seguir, coloque água e temperos, deixando cozinhar por 15 minutos após a fervura. Depois, é só acrescentar batatas e legumes de sua preferência por mais 5 minutos.

Contrafilé no azeite

Adicione sal grosso à carne de maneira uniforme e coloque-a no forno pré-aquecido a 250ºC por 20 minutos. Depois, retire e deixe descansar por cinco minutos. Em uma frigideira, frite dentes de alho com azeite de oliva até dourar e regue a carne assada com essa gordura vegetal.

Churrasco de picanha

Nem é preciso dizer que o churrasco é o queridinho dos brasileiros. Uma boa opção de carne para o preparo é a picanha. Basta temperar as fatias de bife com sal e grelhar na churrasqueira por cerca de 8 minutos cada lado. Farofa e vinagrete são bons acompanhamentos para o prato.

Delly’s: conte com a maior distribuidora Food Service do Brasil

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os produtos da Delly’s? Então, aproveite para fazer seu pedido pelo site ou pelo canal de televendas, pelo número 0800 212 4040. Se quiser saber mais dicas de produtos e formas de preparos, não deixe de conhecer outros conteúdos em nosso blog!

Relacionados

Que tal comemorar o dia de quem nos trouxe ao mundo...
Chegou a hora de saber os tipos de carne para churrasco!...
O churrasco é, com certeza, uma das refeições mais amadas pelos...

Deixe um comentário