Saiba mais sobre os principais tipos de azeite

tipos de azeite

O azeite é um óleo bastante utilizado na gastronomia. Ele é extraído da azeitona e traz um gostinho muito especial para a comida. Cada um dos tipos de azeite disponíveis é indicado para preparações específicas, pois traz composições e particularidades diferentes.

Por muito tempo, o azeite foi considerado apenas um ingrediente de suporte. Hoje em dia, ele ganhou o merecido destaque. Porém, antes de iniciar o preparo de uma receita, é preciso identificar corretamente o azeite que será usado. Então, que tal conhecer os principais tipos?

Quais são os principais tipos de azeite?

tipos de azeite

Os tipos de azeite disponíveis na Delly’s possuem singularidades próprias. Eles trazem inúmeros benefícios à saúde, além de darem aquele gostinho especial ao prato. Para te ajudar a fazer a melhor escolha, trouxemos as características de cinco dos principais tipos.

Azeite virgem

O azeite virgem é comum para o preparo de frituras, além de ser bastante usado para refogar e temperar pratos quentes. Ele é extraído da azeitona de forma mecânica, o que engrandece ainda mais a qualidade nutricional, impedindo a perda de nutrientes. A acidez varia entre 0,5% e 1,5%.

Este é um dos tipos de azeite mais utilizados no dia a dia. Uma característica interessante sobre ele é o aroma, ressaltado e um pouco mais adocicado assim que é aquecido. A recomendação é a ingestão de apenas duas colheres desse azeite por dia, uma no almoço e outra no jantar.

Azeite extravirgem

O azeite extravirgem é um dos melhores e mais recomendados tipos disponíveis no mercado. Ele é produzido a partir da primeira prensagem feita com azeitonas de muita qualidade. Isso ressalta ainda mais o aroma e o sabor, alcançando uma acidez de apenas 0,8%.

Se você busca por um azeite saudável, este tipo é uma das melhores opções. Ele combina com todas as receitas, principalmente de pratos quentes e saladas. Porém, evite utilizá-lo com frituras ou altas temperaturas, já que pode causar a perda dos nutrientes.

Azeite refinado

O azeite refinado é um dos principais tipos. Isso porque ele é um dos melhores azeites para fritar, refogar e grelhar alimentos. Ele é feito a partir da segunda e das prensagens subsequentes da azeitona. Em seguida, passa pelo processo de refinamento.

Ao contrário do azeite virgem e extravirgem, o refinado possui menos benefícios e nutrientes. A acidez chega a 3%, por exemplo. Em contrapartida, o sabor e o aroma são mais suaves, além de não sofrerem alterações químicas em altas temperaturas.

Azeite aromatizado

O azeite aromatizado foge um pouco das opções mais tradicionais. Ele é preparado a partir da junção dos azeites já mencionados com óleos de outros temperos, como o alho, o manjericão e até a baunilha. Isso se deve a popularização do óleo e da criação de outros tipos ao longo dos anos.

Antes de usá-lo, o ideal é pesquisar sobre as singularidades para ter certeza de qual receita ele é mais indicado. De uma forma geral, o azeite aromatizado é bastante usado em massas, saladas (tanto de folhas quanto de frutas) e até sorvetes. Diferente, não é?

Azeite orgânico

A procura pelo azeite orgânico aumentou consideravelmente. Isso porque a utilização de produtos que obedecem a regras específicas relacionadas à atividade orgânica conquistou ainda mais espaço. Este é um dos tipos de azeite que mais respeita a produção sustentável, com foco na preservação do meio ambiente.

Um dos principais benefícios do azeite orgânico é a possibilidade de escolha: há opções virgens, extravirgens e aromatizadas. Ele reúne o melhor dos tipos anteriores, com uma produção sustentável e favorável ao meio ambiente.

Quais são os benefícios do azeite à saúde?

Os tipos de azeite possuem características próprias, principalmente quando se trata de acidez, aroma e sabor. Porém, de uma forma geral, o ingrediente possui diversos benefícios à saúde, sendo uma escolha mais saudável de tempero para os alimentos do dia a dia.

O azeite tem ação anti-inflamatória e antioxidante, por isso, previne doenças degenerativas. Além disso, ele é uma ótima fonte de vitaminas A, D e E, auxiliando na saúde do coração e controlando o colesterol. Que tal adotá-lo no seu cardápio?

Encontre os principais tipos de azeite na Delly’s!

Gostou de conhecer mais sobre os principais tipos de azeite? Não deixe de garanti-los visitando o catálogo da Delly’s. Somos a maior distribuidora Food Service do Brasil, atendendo a mais de 150 mil clientes. Faça já o seu pedido pelo site ou pelo nosso canal de televendas (0800-212-4040).

Relacionados

Que tal comemorar o dia de quem nos trouxe ao mundo...
Chegou a hora de saber os tipos de carne para churrasco!...
O churrasco é, com certeza, uma das refeições mais amadas pelos...
Ao cozinhar, uma das principais questões é referente aos pontos da...

Deixe um comentário