Pontos da carne: quais são? Como alcançá-los?

Imagem de pedaços de carne em uma tábua

Ao cozinhar, uma das principais questões é referente aos pontos da carne. Afinal, como alcançar o ponto proposto? Quais são eles? Existem técnicas que ajudam nesse processo? Nós, da Delly’s, vamos contar todos esses detalhes em um artigo especial sobre o assunto.

Os pontos da carne influenciam diretamente a textura, o sabor, a suculência e a maciez. A seguir, vamos explicar como alcançar o ponto perfeito para quem deseja uma carne mais macia e suculenta ou o contrário.

Quais são os pontos da carne?

Existem seis principais tipos de pontos de carne: selada, mal-passada, ao ponto para mal, ao ponto, ponto para mais e bem-passada. As diferenças entre eles podem ser mínimas, mas são extremamente significativas para o sabor e a textura. As técnicas para cada um deles também são diferentes.

Carne selada

A carne selada tem o ponto considerado mais macio e o favorito dos apaixonados por carne vermelha. Durante o preparo, basta deixar a carne em contato com a chapa bem quente por um rápido período. Tome cuidado para não estender demais, já que a suculência vai embora caso passe do ponto proposto.

A temperatura ideal para a carne selada é 50ºC. Você pode utilizar um termômetro culinário durante essa etapa. Caso não tenha um em mãos, é possível checar o ponto da carne ao toque do dedo. A selada deve estar “in natura”, ou seja, sem muitas alterações.

Imagem de dois pedaços de carne em uma tábua

Carne mal passada

A carne mal passada tem poucas diferenças da selada. Entretanto, nesse ponto, a estrutura da coagulação de proteínas está levemente alterada. Ela fica um pouco mais grelhada por fora e com o interior vermelho bem vivo. Esse é considerado o ponto mais amado pelos apreciadores do sabor da carne. 

Na prática, é preciso ter cuidado com a temperatura. Ela é levemente mais alta que a carne selada, alcançando entre 52ºC e 55ºC. Você também sente se a carne está no ponto certo a partir da elasticidade, já que é mais elástica que o ponto anterior. Mantenha a carne na grelha de dois a três minutos.

Carne ao ponto para mal-passada

A carne ao ponto para mal-passada é um meio-termo entre mal-passada e ao ponto. Ela é um dos tipos da carne menos solicitados nos estabelecimentos alimentícios. A textura interior é a mesma do ponto anterior, tendo como diferença apenas as bordas mais cozidas. 

Carne ao ponto

A carne ao ponto é uma das mais solicitadas, além de ser tradicional nos estabelecimentos alimentícios. Ela já possui algumas alterações consideráveis em comparação aos pontos anteriores, principalmente quando se trata da textura, que é bem mais firme.

Aos olhos, a carne é levemente mais tostada, alcançando uma cor mais caramelizada. No interior, ela ainda possui uma faixa de cor vermelha, mas a maior parte já foi substituída por marrom-claro. Ao toque, ela é macia. A temperatura deve estar entre 60ºC a 65ºC, passando de 5 a 6 minutos na grelha. 

Carne ao ponto para bem-passada

É o meio-termo entre ao ponto e bem-passada. É uma carne mais seca e dura, que tem quase todas as proteínas desnaturalizadas. A cor também é mais escura, tendo a parte exterior com uma crosta mais crocante. 

Carne bem-passada

A carne bem-passada também é extremamente popular nos estabelecimentos alimentícios, apesar de não ser a mais solicitada. É uma carne mais seca, sem sulco e com o interior opaco. Ela é muito crocante e bem rígida ao toque. A coloração se mantém marrom-escuro. 

Muitos podem confundir a carne bem-passada com queimada. Porém, esse não é o caso. Esse é um dos pontos da carne mais adorados por quem não costuma gostar de carne, já que disfarça o sabor. O termômetro precisa alcançar 70ºC. Mantenha a proteína até 10 minutos na grelha. 

Compre as carnes para o seu estabelecimento na Delly’s!

Gostou de saber mais sobre os pontos da carne? Não deixe de garantir os melhores cortes com a Delly’s! Visitando o nosso catálogo, você encontra carnes bovinas, suínas e muito mais. Tudo o que você precisa fazer é se cadastrar no site, selecionar os itens e completar o seu pedido.

A Delly’s atende a mais de 150 mil clientes e é considerada a maior distribuidora Food Service do Brasil. A entrega é feita em até 24 horas em algumas regiões. Faça o seu pedido pelo site ou entre em contato com o nosso canal de televendas a partir do número 0800 212 4040.

Relacionados

Reduzir os custos do negócio passa por uma boa gestão empresarial. Para...
As Olimpíadas 2024 estão chegando com diversas oportunidades para os estabelecimentos brasileiros. Com...
Guardanapo de papel é uma peça que pode ser usada para...
Para que você possa escolher as melhores embalagens para delivery de...

Deixe um comentário