Tipos de carne para churrasco: confira as principais

pessoas fazendo churrasco.

Chegou a hora de saber os tipos de carne para churrasco! Se você tem uma churrascaria, por exemplo, deve estar buscando pedaços nobres que vão deixar o cardápio ainda mais saboroso. A boa notícia é que existem diferentes opções no mercado, que agradam aos mais diversos paladares.

Grande parte dos brasileiros ama um bom churrasco. Por isso, é importante apresentar um cardápio de excelente qualidade. Confira a seleção dos melhores tipos de carne para churrasco que o blog da Delly’s separou para você. Todas elas estão disponíveis em nosso catálogo!

Picanha

A picanha não pode faltar, certo? Considerada um dos cortes nobres de carne para churrasco, ela se destaca pelo sabor e maciez, mas também pelos seus diversos modos de preparo. 

A picanha é uma das principais estrelas em churrascos e outros pratos. Isso não é para menos, já que tem a maciez como principal característica. O sabor acentuado, por sua vez, fica por conta da camada de gordura ao redor da carne. 

Você pode prepará-la assada em fatias, inteira, no espeto ou na grelha. O único pré-requisito para a picanha para churrasco é não esquecer do sal grosso ou refinado para temperar. Prepare e experimente!

Alcatra

Logo depois da picanha, a alcatra é um dos cortes de carne bovina para churrasco mais requisitados. Ela é considerada nobre e magra, proporcionando um sabor sem igual, além de muita suculência. O pedaço é conhecido por ser um meio-termo entre as massas musculares do lombo e do coxão.

O sabor se dá por ela ser composta por quatro tipos de corte: picanha, maminha, miolo de alcatra e lombo superior. Ela se consagra como uma carne ideal para churrasco por ter menos gordura, podendo ser assada na grelha, cortada em fatias, ou feita no espeto. Esse é um pedaço bastante versátil e saboroso!

Fraldinha

A fraldinha é um dos tipos de carne para churrasco queridinhas dos consumidores. Isso porque ela tem um sabor suave e fibras supermacias, o que faz sua ingestão ser aceita com facilidade. Ela se caracteriza por ser um corte pequeno, com fibras longas, baixa concentração de gordura e altos índices de proteína.

Ela é preparada com muita facilidade, podendo ser assada ou grelhada. No churrasco, ela vai muito bem acompanhada de pão francês e vinagrete. A fraldinha resseca com muita facilidade, por isso, caso ela seja assada, certifique-se de cortá-la em pedaços grossos para não acelerar esse processo.

carne de churrasco sendo servida.

Contrafilé

Conhecida por ser uma carne magra – apesar de conter gordura na parte interna –, o contrafilé para churrasco é um pedaço macio, com um gostinho muito característico. É essa gordurinha que dá o sabor acentuado, que a faz ser um dos cortes mais requisitados em qualquer churrascaria.

O contrafilé é retirado do lombo do boi, sendo a opção ideal para quem gosta de carne malpassada. Você pode prepará-la na grelha, em uma alta temperatura ou, se preferir, no espeto com o fogo mais baixo. Pense em como seus clientes preferem o prato!

Maminha

Muito se fala sobre qual é o melhor tipo de carne para fazer churrasco, e a maminha é uma ótima opção. Por ser um corte magro e muito suculento, ela marca presença em qualquer mesa de churrascaria. Retirada da alcatra, tem modo de preparo simples e rápido. 

A maminha tem um baixo teor de gordura e é rica em proteínas, o que a faz ser muito procurada por clientes que buscam uma carne mais saudável. Para manter o sabor característico e suculento, a melhor forma de prepará-la é na brasa bem quente. 

Cupim

Entre os principais tipos de carne para churrasco, não podemos deixar de falar do cupim, que tem uma preparação um pouco mais trabalhosa. É necessário separar uma quantidade maior de tempo para assar esse corte. Contudo, o que ajuda no processo é cozinhá-lo anteriormente na panela de pressão, deixando-o mais macio. 

O cupim marca presença em todas as churrascarias do Brasil e se enquadra entre as carnes mais pedidas pelos clientes. Com muitas fibras e uma gordura entremeada, esse corte é muito saboroso e tem maciez inigualável.

Costela

A costela também é um dos tipos de carne com preparo mais demorado. Ela pode ser feita “no bafo” – que é o modo a vapor – ou cozida na grelha com a brasa bem baixa. 

Quando ela está pronta e desmanchando, fica irresistível para os apreciadores de uma boa carne. Esse pode ser um carro-chefe do seu restaurante, mas é preciso adequar o tempo de preparo ao horário das refeições servidas. 

Escolha os melhores tipos de carne para churrasco na Delly’s!

Gostou de conhecer os tipos de carne para churrasco citados pelo blog da Delly’s? Conferindo os nossos conteúdos, você encontrará outras dicas incríveis para a sua churrascaria, como sugestões de empreendedorismo, receitas e muito mais. Não deixe de visitar!

A Delly’s é o maior distribuidor Food Service do Brasil. O catálogo conta com marcas exclusivas e é recheado de opções de carnes incríveis para a sua churrascaria e comércio. Faça o pedido pelo site ou pelo canal de televendas, através do número 0800-212-4040.

Relacionados

Que tal comemorar o dia de quem nos trouxe ao mundo...
Chegou a hora de saber os tipos de carne para churrasco!...
O churrasco é, com certeza, uma das refeições mais amadas pelos...
Ao cozinhar, uma das principais questões é referente aos pontos da...

Deixe um comentário