logo dellys

Descubra como fazer churrasco com um passo a passo simples

Imagem de algumas carnes assando na churrasqueira

O churrasco é, com certeza, uma das refeições mais amadas pelos brasileiros. Perfeita para qualquer estação do ano, ela pode englobar vários preparos, por isso, é importante conhecer cada um deles. A seguir, a Delly’s trouxe um passo a passo para que você aprenda como fazer churrasco. Confira!

1. Escolha as melhores carnes

O primeiro passo é escolher as melhores carnes para churrasco. Tudo depende do que você quer inserir no cardápio, já que existe uma variedade de cortes bovinos e suínos que podem ser preparados dessa maneira. Tem também as carnes brancas, como o frango.

Um ponto importante para escolher as carnes vermelhas é verificar se ela está macia e fresca. No primeiro caso, basta apertar a peça e, se a marca deixada voltar logo ao tamanho normal, a carne não está macia. Além disso, um produto fresco tem a cor avermelhada e a gordura branca.

No caso dos cortes suínos, a coloração deve estar entre vermelho-escuro e um rosa mais claro. Além disso, sua gordura deve ser branca e fina, e a carne, no geral, deve estar lisa e firme ao toque. Para o frango, a escolha é mais baseada nos cortes mais indicados para esse tipo de preparo, como asinhas e sobrecoxas.

Uma dica para entender como calcular carne para churrasco é saber a quantidade de convidados. Para isso, considere 500 g para um adulto e 300 g para crianças e adolescentes. Se for um corte com ossos, dobre a quantidade. Com isso, você já consegue optar pelas peças que consigam alimentar bem todas as pessoas.

2. Não se esqueça dos acompanhamentos

Para além das carnes, aprender como fazer churrasco envolve escolher os melhores complementos para essa refeição. O vinagrete, por exemplo, é uma ótima escolha de acompanhamento. É um molho que combina azeite, vinagre, tomate, cebola e outros ingredientes.

Há, ainda, complementos que podem ser preparados na própria churrasqueira. Um acompanhamento para churrasco superbacana é o pão de alho. Queridinho de muita gente, ele contém uma espécie de creme com alho e azeite. Existe também o queijo coalho, que é feito no espetinho.

É claro que não pode faltar farofa, arroz, feijão e até mesmo uma salada para acompanhar o seu churrasco. Porém, vale lembrar que é possível trazer outros pratos para complementar essa refeição, como batatas fritas, purê de batata ou até mesmo macarronada.

Imagem de uma churrasqueira com algumas carnes assando

3. Tempere e corte as carnes da melhor maneira

O corte da carne é fundamental para aprender como fazer churrasco. Você vai precisar de uma faca bem afiada para facilitar na hora de cortar. Um ponto importante é descobrir onde estão as fibras de cada peça e saber qual é o sentido delas. 

Isso porque, quando as carnes estão cruas, você deve cortar no sentido das fibras. Depois de prontas, é feito justamente o contrário. Quanto ao tempero, o mais utilizado é o sal grosso. Lembre-se que você deve utilizá-lo já perto da hora de assar a peça, já que ele costuma desidratar rapidamente.

Um ponto importante é usar o sal grosso em peças maiores e o granulado para bifes, por exemplo. Você também pode temperar carne para churrasco com outros itens, como azeite de oliva, pimentas e ervas. Isso vai de encontro com o seu gosto pessoal. 

4. Hora de assar!

Depois de escolher carnes e acompanhamentos e preparar as peças, está na hora de começar a assar. Nos modelos tradicionais de churrasqueiras, é necessário usar o carvão para churrasco para acendê-las com a ajuda de álcool em gel e fogo. Um detalhe fundamental é esperar que as brasas fiquem avermelhadas para trazer as carnes.

Em churrasqueiras elétricas, veja as instruções do fabricante do produto em relação ao uso. Para colocar as peças para assar, considere o tamanho delas para determinar a distância em relação ao fogo. Para um pedaço maior, por exemplo, é indicado estar a pelo menos 15 cm das brasas. 

Como você viu, o tamanho da peça faz diferença no calor que elas devem receber. Afinal, a proximidade com o braseiro influencia diretamente nisso. Porém, o tipo de corte também contribui para esse posicionamento. No caso de peças com ossos, como a costela, por exemplo, o ideal é um fogo mais brando e que a carne esteja elevada. Para bifes, o indicado é colocá-los na grelha a 5 cm da brasa.

Uma dica é não furar as linguiças na hora de colocá-las para assar, já que isso tira a suculência dessa peça. Outro truque de mestre para aprender como fazer churrasco é esperar um tempinho antes de cortar as carnes prontas. Dando um descanso para elas, você terá um alimento mais suculento e saboroso.

Conte com a Delly’s para fazer seu churrasco!

Viu só? É muito fácil aprender como fazer churrasco. Para seguir todas as nossas dicas, acesse o site da Delly’s e encontre os melhores cortes bovinos, suínos e de aves. Somos a principal distribuidora food service da América Latina, atendendo a mais de 150 mil clientes. Você também pode fazer seu pedido ligando para o consultor de vendas (0800-212-4040).

Relacionados

As Olimpíadas 2024 estão chegando com diversas oportunidades para os estabelecimentos brasileiros. Com...
Guardanapo de papel é uma peça que pode ser usada para...
Para que você possa escolher as melhores embalagens para delivery de...
Buscar ideias para vender no Dia dos Pais é uma excelente forma de...

Deixe um comentário