Conheça os principais tipos de vinagre

tipos de vinagre

Você conhece os principais tipos de vinagre disponíveis no mercado? Esse condimento é indispensável em diversas receitas ao redor do mundo, além de dar um gostinho mais que especial para os alimentos. Quer saber mais sobre ele e como utilizá-lo no dia a dia do seu estabelecimento? Confira a seguir.

Como o vinagre surgiu?

Vamos começar pelo básico: afinal, como surgiu o vinagre? A palavra vem do latim “vinum acre”, que significa “vinho ácido”. Não se tem muitos detalhes sobre a origem. Porém, os primeiros registros na história são de 8.000 anos a.C.

Ele era bastante usado na alimentação, assim como hoje em dia. Uma curiosidade interessante é que ele fazia parte da rotina de beleza da Cleópatra, no ano de 69 a.C. Atualmente, o vinagre é um condimento extremamente utilizado em saladas e outros alimentos.

Quais são os principais tipos de vinagre?

tipos de vinagre

A matéria-prima do vinagre é diversa, dependendo do tipo de cada um. Quer entender quais são os tipos de vinagre que você mais encontra no mercado brasileiro? Confira uma lista com as principais opções e veja qual delas é a mais indicada para realçar o sabor da sua receita. 

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é clássico. Ele é o mais utilizado na culinária ao redor do mundo. A fermentação é obtida pelo açúcar da maçã, o que traz um sabor azedo e levemente adocicado, pouco agressivo para o paladar humano.

O vinagre de maçã é uma das principais opções para temperar saladas e molhos. Além disso, é válido ressaltar que esse tipo de vinagre é rico em antioxidantes, o que impede a proliferação de bactérias.

Vinagre de álcool

O vinagre de álcool, ou vinagre branco, também é bastante conhecido, ainda mais no Brasil, já que é um dos mais produzidos no país. Ele é obtido a partir da cana-de-açúcar, junto de álcool etílico potável. Apesar da presença do álcool, o sabor é neutro, por isso, é indicado para conservas, molhos e até carnes. 

Vinagre de vinho tinto e branco

Como o nome já sugere, o vinagre de vinho tinto e branco possui a fermentação vinda das respectivas bebidas alcoólicas. Eles são muito populares e combinam com diversas receitas. O de vinho tinto é usado para temperar saladas e carnes, enquanto o de vinho branco serve para o tempero de peixes, já que tem um sabor suave.

Vinagre balsâmico

Conhecido como aceto balsâmico, o vinagre balsâmico é extremamente importante para a culinária mundial. Isso porque ele é feito a partir de uvas especiais e colocado em barris de carvalho para envelhecer, assim como um bom vinho. 

Além disso, ele é um pouco mais denso que os tipos de vinagre citados anteriormente, com um sabor mais intenso e presente. Você pode utilizá-lo para receitas agridoces e até doces. O preço é elevado, mas o resultado é surpreendente.

Vinagre de arroz

O vinagre de arroz é menos usado no dia a dia do brasileiro. Porém, caso você tenha um estabelecimento de culinária asiática, é a opção ideal. A fermentação é feita pelo arroz, o que ocasiona um sabor mais adocicado, que cai muito bem com o arroz oriental. 

Vinagre de champagne

Está em busca de um tipo de vinagre que realce o sabor dos alimentos? O vinagre de champagne possui esse efeito. Ele é muito indicado para o preparo de legumes cozidos, já que possui um sabor adocicado bastante acentuado.

Vinagres aromatizados

Os vinagres aromatizados são um pouco diferentes dos citados acima. Eles contêm aromas de frutas e até especiarias (como ervas e alho, por exemplo). O sabor dado aos alimentos é delicioso. Em alguns casos, podem ser utilizados para o preparo de doces.

Encontre os principais tipos de vinagre no site da Delly’s!

Gostou de saber mais sobre os principais tipos de vinagre? Visitando o catálogo da Delly’s, você encontra desde o vinagre branco (álcool) e o vinagre de maçã, que são mais populares, até o vinagre de arroz. É só visitar o nosso site e fazer o seu pedido. 

O primeiro passo para fazer o pedido é se cadastrar no site. Depois, insira os itens desejados no carrinho. A Delly’s atende a mais de 150 mil clientes em diversos estados do Brasil. A entrega é feita em até 24 horas em algumas regiões. Se preferir, entre em contato com a nossa central de televendas a partir do número 0800 212 4040.

Relacionados

Que tal comemorar o dia de quem nos trouxe ao mundo...
Chegou a hora de saber os tipos de carne para churrasco!...
O churrasco é, com certeza, uma das refeições mais amadas pelos...
Ao cozinhar, uma das principais questões é referente aos pontos da...

Deixe um comentário