Carnes exóticas: métodos de conservação e receitas para seu restaurante

Imagem de carnes exóticas

Nos últimos anos, as carnes exóticas ganharam popularidade e interesse. O que costumava ser exclusivo de países distantes, está cada vez mais fácil de encontrar agora, algo muito ligado à busca por diferentes experiências gastronômicas. 

Este artigo do blog da Delly’s apresenta quatro opções de carnes exóticas, informações sobre a conservação e receitas para os clientes do seu negócio aproveitarem todo o sabor dessas novas opções de carnes. 

4 carnes exóticas para adicionar ao seu cardápio

O consumo das carnes exóticas não é tão frequente, apesar delas terem alto valor proteico e baixo percentual de gordura. No entanto, aos poucos a procura por esses alimentos tem aumentado. Para melhorar ainda mais esse cenário, confira quatro opções para diversificar o cardápio do seu restaurante.

Carne de rã

carne de rã é muito popular na França e na Tailândia, mas dificilmente encontrada nos mercados populares do Brasil. Ela tem textura macia e sabor suave, sendo baixa em gorduras e rica em proteínas. 

Você pode manter a proteína na geladeira por dois dias ou no congelador por três meses até o consumo sem ter medo de que ela extrague.

Carne de avestruz

A carne de avestruz tem uma boa aparência e maciez. O sabor é um pouco mais adocicado que o da carne bovina, além de possuir apenas um terço das calorias.

Ela é bastante versátil, podendo ser consumida assada ou cozida, por exemplo. Essa é uma ótima opção entre as carnes exóticas para churrasco. Para conservá-la fresca, é recomendável armazená-la na geladeira por até cinco dias ou no congelador por até seis meses.

Carne de coelho

Com um sabor que lembra o de frango, a carne de coelho é bastante consumida na França e na Alemanha, onde o consumo anual chega a sete quilos por pessoa. Já no Brasil, elas são reservadas para datas festivas. 

A carne de coelho é fonte de potássio, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas B3, B6 e B12. Ela tem elevado teor proteico, baixo nível de gordura e colesterol. O tempo de conservação é de três dias na geladeira ou três meses no congelador.

Carne de jacaré

carne de jacaré é saborosa e nutritiva. O gosto é semelhante ao do peixe, enquanto a textura é parecida com a do frango. Ela tem baixo teor de gordura e caloria. A preparação pode ser diversificada, assada, empanada e cozida, por exemplo. Recomenda-se conservá-la por três dias na geladeira e quatro meses no congelador.

2 sugestões de receitas para seu restaurante

Imagem de carnes exóticas no restaurante

Todas as proteínas citadas podem ser usadas em diversos tipos de preparações, cozidas e até assadas em um churrasco. De qualquer forma, elas são boas opções para refeições especiais. Veja duas receitas para apresentá-las aos clientes do seu negócio.

Coelho ao vinho branco com ervas

Confira como preparar a carne de coelho nesta sugestão de receita saborosa!

Ingredientes

  • Carne de coelho em pedaços;
  • Vinho branco seco;
  • Caldo de galinha;
  • Cebola picada;
  • Alho picado;
  • Sálvia;
  • Tomilho;
  • Alecrim;
  • Manteiga;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;

Modo de preparo

Tempere os pedaços de coelho com sal e pimenta-do-reino. Em uma panela, doure a cebola e o alho na manteiga. Adicione a carne de coelho e doure de todos os lados. Acrescente o vinho branco e espere o álcool evaporar. 

Adicione o caldo de galinha e as ervas frescas (sálvia, tomilho e alecrim). Deixe cozinhar até ficar macio. Você pode servir com purê de batatas ou legumes salteados.

Medalhões de avestruz ao molho de vinho tinto

Você já sabe as características da carne de avestruz. Na Delly’s, ela é vendida em filé, medalhão e isca. Veja uma receita especial com essa proteína.

Ingredientes

  • Medalhões de avestruz;
  • Vinho tinto;
  • Manteiga;
  • Alho picado;
  • Tomilho;
  • Alecrim;
  • Caldo de carne;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

Tempere os medalhões de avestruz com sal e pimenta-do-reino. Em uma frigideira, doure o alho na manteiga. Adicione os medalhões e doure-os de ambos os lados. Acrescente o vinho tinto e aguarde o álcool evaporar.

Acrescente o tomilho, o alecrim e o caldo de carne. Cozinhe até o molho reduzir e os medalhões atingirem o ponto desejado. Sirva com legumes grelhados.

Conservação e manuseio

As carnes exóticas demandam conservação e manuseio mais delicados que outros tipos para evitar o desperdício. Muitas vezes, elas são importadas de regiões específicas e produzidas em quantidades menores.

Por terem menos gordura que as carnes comuns, elas são propensas a ressecar. Sendo assim, é necessário tomar cuidado durante o preparo e o armazenamento para preservar o sabor e a suculência. As proteínas de avestruz e rã são mais sensíveis às mudanças ambientais.

Delly’s oferece carnes exóticas da melhor qualidade

As carnes exóticas ampliam as opções do seu cardápio para os clientes conhecerem novas possibilidades de sabores e texturas. Elas representam uma possibilidade para explorar novos horizontes e experiências gastronômicas. 

Conheça a variedade de carnes exóticas oferecidas no site da Delly’s. Com atendimento personalizado e entrega rápida, a Delly’s é o maior distribuidor Food Service do país. Continue navegando pelo blog para acessar outras receitas que contribuem com o seu cardápio com muito sabor.

Relacionados

Uma sobremesa refrescante e saudável!
O comércio on-line transformou a maneira de consumir produtos e serviços,...
Nos últimos anos, as carnes exóticas ganharam popularidade e interesse. O que costumava...
Você já imaginou compor sua mesa posta com guardanapo de papel?...

Deixe um comentário