Top 10 pratos japoneses: como inovar e aumentar a rentabilidade

Imagem com um dos pratos japoneses

Os pratos japoneses já conquistaram o coração dos brasileiros. Com sabores únicos e apresentações lindas, eles são perfeitos para proporcionar aos clientes uma experiência gastronômica inesquecível. Conheça as principais iguarias dessa culinária e saiba como elas podem ajudar a aumentar a rentabilidade e inovar no menu.

1. Sushi

No Brasil, ele se adaptou ao paladar nacional, podendo levar cream cheese e outros ingredientes. Mas sua base continua a mesma, sendo sempre preparado com arroz temperado e uma variedade de peixes e frutos-do-mar. De modo geral, o sushi oferece grande flexibilidade na criação de combinações únicas.

2. Sashimi

O sashimi, que são fatias finas de peixe cru, é outro clássico da lista de pratos japoneses. Além de ser uma opção saudável e de baixa caloria, ele oferece alta margem de lucro, já que o custo de preparação é menor comparado ao valor de venda. Variedades como salmão, atum e peixe-branco são sempre populares.

3. Tempura

O tempura é uma seleção de legumes, camarões ou peixes empanados em uma massa leve e crocante. Esse prato típico japonês é amado pela sua textura e sabor suave. Para aumentar a rentabilidade, ofereça diferentes porções e explore ingredientes sazonais.

4. Ramen

O ramen é uma sopa de macarrão com caldo, contendo pedaços de carne, ovo e vegetais. Esse prato é uma excelente adição ao cardápio japonês, especialmente em dias mais frios. Um bom caldo de base é essencial para garantir um prato que se destaque entre os clientes.

5. Gyoza

As gyozas, ou guiozas, são pequenos pastéis recheados de carne ou vegetais, geralmente fritos ou cozidos no vapor. Bastante populares na comida japonesa, elas são versáteis porque permitem inovar e variar no recheio, agradando diferentes gostos. São perfeitas para serem servidas como entrada ou petiscos.

6. Yakisoba

O yakisoba é um macarrão frito com legumes, carne e molho à base de soja. Esse é um dos pratos japoneses simples de preparar e com ótimo custo-benefício. Explore diferentes proteínas e vegetais para criar versões exclusivas, ajustando o preço conforme os ingredientes utilizados.

7. Teriyaki

O teriyaki, seja de frango, peixe ou carne bovina, é um prato suculento e agrada a todos os paladares. O molho teriyaki, com seu sabor agridoce, é o destaque e pode ser preparado com uma receita da casa para garantir a exclusividade do sabor. A precificação deve considerar o custo da carne e a complexidade do preparo.

8. Uramaki

Também conhecido como “sushi invertido”, ele tem arroz por fora e o recheio de peixe no centro. É uma versão mais ocidentalizada e muito popular entre os clientes que gostam de uma experiência mais moderna. O uso de ingredientes como salmão e cream cheese aumenta o valor percebido, permitindo uma margem de lucro maior.

9. Karê

O karê, ou curry japonês, é um prato quente e reconfortante, composto por carne, vegetais e um molho espesso de curry. Esse prato tem se tornado cada vez mais conhecido fora do Japão e pode ser uma excelente adição ao menu de inverno.

10. Tonkatsu

O tonkatsu é um corte de carne de porco empanado e frito, geralmente servido com molho tonkatsu e arroz. Esse é dos famosos pratos japoneses fritos, sendo muito apreciado por seu sabor e crocância.

Como precificar pratos japoneses

Homem comendo comida japonesa

Acertar no preço dos pratos japoneses é muito importante para o estabelecimento ter o lucro esperado. É essencial encontrar um equilíbrio entre o que se gasta no preparo e o que o cliente está disposto a pagar. Para isso, leve em conta alguns pontos:

  • o que vai no prato: ingredientes mais caros, como salmão ou camarão, devem ter um preço mais alto no menu, ainda mais se o prato for bem-apresentado;
  • quanto tempo leva para fazer: pratos mais elaborados podem custar um pouco mais;
  • o que o cliente espera: em restaurantes mais sofisticados, os clientes já esperam pagar um valor mais alto;
  • o que a concorrência cobra: isso inclui estabelecimentos gerais da região e os valores de outros restaurantes japoneses.

Mais rentabilidade com a Nipport, marca exclusiva Delly’s

Investir em pratos japoneses pode ser altamente rentável, principalmente ao contar com ingredientes de qualidade. A marca Nipport, exclusiva da Delly’s, oferece uma linha completa de produtos orientais que garantem autenticidade e praticidade no preparo, permitindo estabelecer um padrão elevado no cardápio.

Além disso, os produtos da marca ajudam a garantir mais rentabilidade com a oferta de pratos bonitos e bem montados. Afinal, uma apresentação de alto nível justifica preços um pouco mais altos. Para manter o lucro alto, não esqueça de revisar os valores do menu de tempos em tempos.

Garanta produtos orientais para pratos japoneses na Delly’s

Inove no seu cardápio com essas sugestões e veja como a oferta de pratos japoneses pode transformar o seu restaurante em um ponto de referência para os amantes dessa culinária. Faça suas compras de produtos orientais pelo site ou pelo canal 0800-212-4040.

A Delly’s é o maior distribuidor Food Service do Brasil e garante entrega rápida para diversas regiões. São mais de 180 mil clientes atendidos em todo o país, que atestam a qualidade e segurança nos serviços e soluções.

Relacionados

PASSO A PASSO: 1. Abra o Guardanapo seda standard 20CMX20CM Rosa...
Os pratos japoneses já conquistaram o coração dos brasileiros. Com sabores únicos e...
Oferecer boas opções de petisco para bar no cardápio é essencial para os...
Confira o passo a passo para fazer essa decoração para mesas.

Deixe um comentário