Como fazer um cardápio de restaurante: veja dicas de como criar o menu do seu negócio!

Pessoa abrindo cardápio de qr code

Um dos pontos principais que fazem a diferença no primeiro contato que o cliente tem com o estabelecimento é o menu. Se você está abrindo um novo negócio ou pretende fazer algumas mudanças, é importante saber como fazer um cardápio de restaurante atrativo e funcional. 

Para te ajudar na tarefa de montar um cardápio de restaurante excelente e que seja de fácil entendimento ao seu público, preparamos algumas dicas. A Delly’s quer auxiliar você a ter um atendimento de qualidade em toda a jornada do cliente. Confira!

Por que é importante ter um cardápio de restaurante?

O cardápio em um restaurante proporciona diversos benefícios para o estabelecimento e também para o público. No entanto, é preciso que as informações estejam bem-organizadas e detalhadas, para não gerar dúvidas a quem lê. Veja algumas vantagens que o menu pode oferecer.

  • ganho de tempo: imagine quanto tempo levaria se o garçom precisar falar o cardápio do dia a cada cliente? Da mesma forma, muitas vezes, as pessoas estão com fome e querem praticidade no atendimento para que seja rápido;
  • você oferece possibilidade ao público: com o modelo de cardápio de restaurante escolhido, você deixa seu cliente à vontade para analisar todas as opções e escolher o que quiser;
  • o cliente terá uma boa impressão do local: a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Por isso, se você tem um cardápio bem feito, as pessoas já vão ter um impacto positivo. 

Esses são apenas alguns dos benefícios de ter um menu em seu estabelecimento com as opções diárias e com o que é padrão. Mas como fazer um cardápio de restaurante adequado? Acompanhe para entender! 

Como fazer um cardápio de restaurante atrativo e eficiente

Alguns pontos precisam ser levados em consideração na hora de compor o cardápio semanal de restaurante ou com informações fixas. São critérios importantes e que fazem a diferença. 

Escolha o que será servido

Antes de mais nada, seu estabelecimento precisa ter uma identidade. Definir quais serão os pratos servidos faz parte disso. Por exemplo, se você quer oferecer somente massas, entrará em um nicho específico, que é o de comida italiana. Então, deverá se especializar em um segmento da culinária. 

Outro ponto importante na definição do menu é a sua capacidade de produção: quantos pratos podem ser preparados simultaneamente, quantos garçons você tem à disposição etc. Com tudo isso em mente, faça pesquisas, verifique valores de produtos e defina o seu cardápio. 

Defina os nomes dos pratos

Você gostaria de oferecer pratos com nomes tradicionais ou fazer algo mais personalizado, que orne com o nome do seu estabelecimento? Somente você pode definir isso, mas lembre-se: caso não sejam nomes-padrão, é preciso deixar uma explicação clara de cada um deles e o que acompanha cada prato. 

Preços dos produtos 

Saber como elaborar um cardápio de restaurante parece uma tarefa complicada, mas, com muita pesquisa, essa tarefa pode ser mais fácil. Após definir o que será servido, você precisará calcular os custos embutidos nos pratos e a sua margem de lucro. 

Os preços devem estar presentes nos cardápios para que os clientes não tenham surpresas. Calcule o quanto você terá que gastar e quanto precisa de lucro mensal, por exemplo.

Imagem de cardápio

Definindo o público

Depois de estabelecer o menu que será servido e os preços de cada prato, a definição de público acaba acontecendo naturalmente. Isso pode ter influência inclusive do local em que seu estabelecimento está localizado. Faça um estudo de campo e avalie os negócios locais. 

Pensando no design

O visual faz toda a diferença em um menu bem-feito. Como fazer um cardápio de restaurante envolve muitas etapas, o design pode ser uma das partes finais. Afinal, o que será servido e os valores já estarão prontos. 

Através do design e das cores aplicadas, você pode despertar boas sensações nos clientes, fazendo com que fiquem com mais vontade de comer. As imagens são boas oportunidades para o inconsciente. 

Cardápio de restaurante pronto, e agora?

Após passar por todas essas etapas e entender como fazer um cardápio de restaurante e criar o seu, você deve provar os pratos que vai servir. É uma forma de verificar se estão de acordo com o esperado. Faça um teste do seu menu também, convidando alguém para prová-lo e compartilhar a experiência. 

Pode ser melhor ter um feedback antes de iniciar o uso do cardápio, para que você consiga corrigir possíveis falhas de comunicação. Depois de ter certeza de que seu menu está aprovado, você pode apresentá-lo aos seus clientes. 

Não se esqueça de que, atualmente, existem 2 tipos de cardápios para restaurante: o impresso e o digital. Caso queira oferecer QRCode, é preciso que siga as mesmas regras do menu de papel. 

Com a Delly’s, seu negócio se torna um sucesso!

Existem formas de como fazer um cardápio de restaurante que seja efetivo para agradar e proporcionar uma boa experiência ao seu público. A Delly’s quer te ajudar a oferecer o melhor em seu estabelecimento. Por isso, temos um catálogo repleto de produtos de qualidade e em diversas versões. 

Somos a maior distribuidora Food Service do Brasil, com a entrega de produtos conservados e de qualidade. Você pode adquirir tudo com muita praticidade através dos nossos representantes comerciais, pelo número 0800 212 4040. Faça também seu cadastro em nosso site e aproveite!

Relacionados

Fininha, sequinha e crocante: essas são as principais características das melhores...
Reduzir os custos do negócio passa por uma boa gestão empresarial. Para...
As Olimpíadas 2024 estão chegando com diversas oportunidades para os estabelecimentos brasileiros. Com...
Guardanapo de papel é uma peça que pode ser usada para...

Deixe um comentário