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Ticket médio: o que é? Como calculá-lo?

trabalhadores calculando o ticket médio

Você já ouviu falar sobre ticket médio? Este termo é bastante conhecido no mundo empresarial, principalmente por quem trabalha com vendas. Isso porque ele é uma das principais métricas para calcular o valor médio de vendas em um certo período.

Pensando em te informar sobre o que significa, qual é a importância e como calculá-lo, o blog da Delly’s preparou um artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre ticket médio. Não deixe de melhorar o desempenho de vendas da sua empresa com esse indicador!

O que é ticket médio?

Afinal, o que é ticket médio? Como o nome já sugere, ele se refere ao valor médio de vendas em um período. Ele se enquadra como uma avaliação de desempenho, revelando quanto os negócios da empresa estão sendo vantajosos. É uma referência certeira para continuar com as mesmas estratégias ou mudá-las.

A partir do ticket médio, você possui uma métrica fundamental para planejar o crescimento do seu negócio. Ele precisa ser analisado como um histórico de medições, em vez de um valor isolado. Caso contrário, não é possível avaliar o andamento geral das vendas.

Como calcular o ticket médio?

Já deu para perceber a importância dessa métrica, certo? Agora, que tal aprender como calcular o ticket médio? O cálculo é muito simples: basta juntar o número de vendas feitas em um mês, por exemplo, com o faturamento.

Para facilitar o entendimento do cálculo do ticket médio, separamos o passo a passo em quatro etapas:

  • a primeira etapa é identificar o período avaliado: um dia, uma semana ou um mês? É você quem decide;
  • em seguida, é hora de identificar o número de clientes atendidos e o valor gerado pelas vendas;
  • tendo isso em mãos, é só dividir o valor pelos clientes;
  • feito isso, você terá o valor do ticket médio.

Rápido e fácil, não é? O ticket médio está diretamente ligado à fatia de mercado atendida pela empresa. Lembre-se que o valor de uma loja de presentes será completamente diferente de uma empresa que trabalha com vendas de eletrônicos. Então, tente não comparar os valores.

Como aumentar o valor do ticket médio?

trabalhador em ambiente de trabalho

Saber como aumentar o ticket médio também é essencial para o crescimento contínuo da sua empresa. Com esse aumento, automaticamente, o Retorno Sobre o Investimento (ROI) também crescerá. Vamos às principais estratégias que você pode adotar.

Atendimento mais eficiente

Uma das estratégias mais eficientes para aumentar o valor do ticket médio de vendas é melhorar o atendimento. Afinal, ele é um dos principais responsáveis por converter os produtos em vendas. Para isso, vale investir em um treinamento mais específico para os trabalhadores.

O treinamento costuma acontecer no momento da contratação. Porém, pode ocorrer mais de uma vez durante o período de trabalho. Pense nas metas desejadas e em como o atendimento pode ajudar a alcançá-las. Dessa forma, o treino fica ainda mais eficiente.

Diferentes possibilidades de compra

Quer chamar a atenção dos clientes? Que tal criar diferentes possibilidades de compra? Este conceito significa não só oferecer promoções e descontos, mas planejar um mix de produtos ou serviços à venda. Essa estratégia é conhecida como “vendas complementares”.

As vendas complementares são excelentes estratégias para aumentar o ticket médio por cliente. Caso prefira disponibilizar upgrades, por exemplo, você também aumenta o ticket médio da categoria. Já pensou nas inúmeras possibilidades de resultados que isso pode gerar?

Relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente é um dos pontos mais difíceis e importantes sobre o aumento do ticket médio. Isso porque não basta só saber vender a sua empresa, gerando o interesse de novos clientes. Também é importante saber manter os que já são consumidores, permanecendo na mente deles por bastante tempo.

Para isso aconteça, procure disponibilizar vantagens nas compras dos produtos. Os clientes antigos são mais difíceis de agradar. Eles já conhecem a sua empresa e, com o passar do tempo, tendem a ficar cada vez mais exigentes. Por isso, o ideal é pensar em estratégias para os dois tipos de público.

Delly’s: a sua distribuidora Food Service no Brasil

Gostou de saber mais sobre o ticket médio? Quando se trata de estabelecimentos com foco em alimentação, saber vender os alimentos e atrair os clientes é essencial para o ticket médio ser alto ao final de um certo período. Por isso, os itens precisam ser de extrema qualidade, certo?

A Delly’s é a maior distribuidora Food Service do Brasil, atendendo a mais de 150 mil clientes. Faça já o seu pedido! É só fazer o login no site, colocar os itens no carrinho e fechar a compra. A entrega é feita em até 24 horas em algumas regiões. Se preferir, entre em contato pelo nosso canal de televendas: 0800 212 4040.

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