Você já ouviu falar em ticket médio? Esse é um termo bastante conhecido no mundo empresarial, pois é uma das principais métricas de negócio, usado como base para diferentes cálculos, previsões e planejamentos.
Continue a leitura para saber mais sobre esse tema, sua importância e como calculá-lo. Não deixe de melhorar o desempenho de vendas do seu estabelecimento com esse indicador.
O que é ticket médio?
Afinal, o que é ticket médio? Ele representa o valor médio gasto por cada cliente em um determinado período. Dessa forma, se enquadra como uma avaliação de desempenho, quantificando as estratégias do empreendimento e suas vantagens.
Importância de saber calcular o ticket médio
Acompanhar o ticket médio permite identificar tendências de consumo e avaliar a eficácia das estratégias usadas. Essa análise oferece informações que ajudam na tomada de decisões, otimizando o desempenho financeiro e impulsionando o crescimento do negócio.
Ou seja, calcular o ticket médio é necessário para avaliar os resultados obtidos e planejar ações conforme o contexto do estabelecimento. Assim, ele é importante porque:
- é uma referência certeira para continuar com as mesmas estratégias ou mudá-las;
- revela o comportamento dos clientes diante das ofertas;
- pode estar relacionado à satisfação dos clientes;
- contribui para a compreensão de quanto cada venda traz de receita para a empresa;
- ajuda a avaliar a competitividade dos preços e a percepção de valor dos produtos e serviços;
- permite desenvolver um planejamento financeiro eficiente.
Como calcular o ticket médio?
Já deu para perceber a importância dessa métrica, certo? Agora, que tal aprender como calcular o ticket médio? O cálculo é simples: basta dividir o faturamento total pelo número de vendas em um determinado período.
Para facilitar o entendimento do cálculo do ticket médio, separamos o passo a passo em quatro etapas. Mas não se esqueça: o resultado está diretamente ligado ao mercado e ao modelo de negócio. Assim, o valor médio de uma padaria será diferente de um bar, por exemplo, tente não fazer comparações. Vamos ao cálculo:
- a primeira etapa é identificar o período avaliado: um dia, uma semana ou um mês? É você quem decide;
- depois, identifique o número de vendas fechadas nesse intervalo de tempo;
- em seguida, é hora de somar todas as vendas realizadas, estabelecendo o faturamento gerado por elas no período;
- tendo isso em mãos, é só dividir o valor do faturamento pelo número de vendas. Feito isso, você terá o valor do ticket médio.
Como aumentar o valor do ticket médio?
Saber como aumentar o ticket médio significa pensar em maneiras de elevar o valor total de cada venda. Conseguir isso também é essencial para o crescimento contínuo do empreendimento. Afinal, com esse aumento, o retorno sobre o investimento (ROI) poderá crescer.
Para elevar essa média, é possível somente aumentar do preço dos produtos. Entretanto, nem sempre essa é uma boa técnica, pois pode afastar clientes e reduzir as vendas. O objetivo, portanto, é aumentar também o valor percebido. Vamos às principais estratégias que podem ser adotadas.
Atendimento mais eficiente
Uma das estratégias mais eficientes para aumentar o valor do ticket médio é melhorar o atendimento. Afinal, ele é um dos principais responsáveis por converter os produtos em vendas. Para isso, vale investir em um treinamentos específicos para os trabalhadores.
Além disso, um atendimento personalizado melhora a experiência e percepção de valor do produto ou serviço vendido. Isso faz com que os clientes aceitem pagar mais sem sentir que estão sendo explorados.
Diferentes possibilidades de compra
Quer chamar a atenção dos clientes? Que tal criar diferentes possibilidades de compra? Isso não significa apenas oferecer promoções e descontos, mas planejar um mix de produtos ou serviços à venda. Essa estratégia é conhecida como “vendas complementares”.
Outra ideia são os combos. Aqui, em vez de o cliente escolher itens separados, o estabelecimento oferece sugestões que se complementam. Essa estratégia incentiva uma compra de valor maior — mesmo que haja promoção, quem iria comprar apenas um sanduíche aceita levar uma bebida e uma batata, por exemplo.
Relacionamento e fidelização do cliente
Manter os clientes atuais satisfeitos é essencial para garantir que eles continuem comprando e, muitas vezes, gastando mais. Um cliente que confia na empresa está mais disposto a aceitar recomendações de produtos adicionais, upgrades ou combos, o que aumenta o valor da compra.
Para fortalecer esse relacionamento, ofereça vantagens, como descontos, programas de fidelidade ou atendimento diferenciado. Tudo isso incentiva compras recorrentes e de maior valor. Clientes antigos costumam ser mais exigentes, mas se tornar defensores do estabelecimento com o tempo podem.
Aumente o ticket médio com os insumos de qualidade da Delly’s
Quando se trata de estabelecimentos do segmento de alimentação, saber vender os produtos e atrair os clientes é essencial para um ticket médio alto. Para isso, os ingredientes e insumos utilizados precisam ser de extrema qualidade. A Delly’s é o maior distribuidor Food Service do Brasil, atendendo a mais de 180 mil clientes.
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