Afinal, como precificar um produto? Segundo o dicionário, a palavra “precificação” significa “determinar o preço de um item”. Entretanto, apesar de parecer um ato simples, vai muito além de somente colocar o valor que você acha justo. É preciso entender todos os custos por trás antes de chegar a uma conclusão.
Quer entender mais sobre precificação? A Delly’s desenvolveu um artigo especial explicando tudo o que você precisa saber antes de determinar o preço de um produto. Confira o significado desse ato e o passo a passo para precificar corretamente os itens do seu estabelecimento.
Precificação: entenda o conceito
A precificação de produtos envolve a consideração de alguns fatores indispensáveis. A concorrência precisa ser avaliada antes da determinação do valor de um produto, por exemplo, independentemente de qual seja. Isso também vale para os custos do negócio, como aluguel, salários, etc.
Além disso, o comportamento dos consumidores deve ser avaliado: qual é a percepção deles? O produto possui uma grande demanda? Esses e outros pontos precisam ser levados em consideração. Por fim, o lucro que a empresa deseja receber do item também não deve ser deixado de lado.
Para aprender como precificar um produto, tenha em mente que esse não será o valor fixo do item. Afinal, existem diversas situações que podem fazer o preço aumentar ou diminuir. O mercado está sempre mudando, e a concorrência é imprevisível, por isso, é válido atentar-se a esses pontos.
A precificação tende a ser um processo complicado, pois o negócio precisa dos recursos obtidos para continuar funcionando. Por isso, considerando todos os motivos citados, é importante não estipular o preço dos produtos a partir de achismo ou somente por analisar os concorrentes. As consequências podem ser graves.
Benefícios da precificação
Aprender como fazer precificação de produtos gera inúmeros benefícios para o seu negócio. Um deles é a redução dos riscos da perda de clientes devido aos preços estarem altos ou extremamente baixos.
Pense que, caso o cliente encontre o valor de um produto com o preço excessivo, há grandes chances dele optar pela concorrência. Isso também vale para os valores muito baixos, que podem gerar dúvidas em relação à qualidade do item.
Além disso, a sua empresa se manterá sempre na competição, sem gerar prejuízos. Com a precificação justa, é possível criar estratégias de marketing que ajudam consideravelmente a atingir o público-alvo do produto sem o valor ser contestado.
Saiba como precificar um produto
Agora que você já sabe os benefícios da precificação, é hora de aprender como precificar um produto. A Delly’s separou um passo a passo para você não errar a mão para determinar o valor.
Avaliação de custos
A fórmula da precificação só é benéfica se você souber o terreno em que está pisando. Isso significa que o primeiro passo não é só estudar o mercado, mas também entender todos os custos envolvidos na produção do produto, desde a compra de materiais até o salário dos trabalhadores.
Margem de lucro
Que toda empresa precisa de lucros, é dizer o óbvio. Porém, quando falamos sobre a margem de lucro, significa aplicar um nível alcançável, nada absurdo, que gere o valor necessário para o negócio continuar funcionando, pensando com responsabilidade e equilíbrio.
Mercado
O estudo de mercado é essencial para a precificação ser justa. Afinal, existe a concorrência, e ninguém quer ficar atrás dela, certo? O preço final deve ser compatível com o mercado. De início, pode ser até um pouco mais baixo que o visto em outras empresas, mas leve isso como algo temporário, não fixo.
Markup
O cálculo de precificação pelo markup é bastante utilizado ao aprender como precificar um produto. Basta usar como base o custo de produção, as despesas fixas e variáveis, o preço de venda (sempre de 100%) e a margem de lucro. Tendo isso em mente, use a seguinte fórmula:
markup = 100/100 – (despesas fixas + despesas variáveis + margem de lucro).
Já se você quiser calcular o preço de venda por unidade, a fórmula é um pouquinho diferente. Leve em consideração o resultado do cálculo do markup para chegar ao valor.
preço de venda = custo de produção x markup.
A partir destes dois cálculos, saber como precificar um produto será uma tarefa bem mais simples e direta. Porém, é válido atentar-se para não cometer nenhum erro de valor e estudar bem o mercado antes de determinar qualquer preço. O ideal é levar todo o passo a passo em consideração, não somente o cálculo.
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