Existem muitos caminhos para desenvolver receitas para as Olimpíadas e oferecer em seu estabelecimento nessa época. Um deles é buscar referências nos países destaques da competição. Para se inspirar, confira as comidas tradicionais das 10 nações favoritas em 2024.
Brasil
Neste ano, a projeção é que o Brasil conquiste o maior número de medalhas na história dos jogos. Para ficar de olho nessas conquistas, nada melhor do que a companhia de petiscos como frango a passarinho, bolinho de bacalhau e torresmo.
Antes de mais nada, pesquise os esportes nos quais os brasileiros são os favoritos. Então, nos dias das transmissões, ofereça um cardápio especial com pratos como feijoada, tacacá, moqueca, churrasco e baião de dois, por exemplo.
França
Um dos pratos típicos de Paris, cidade sede dos jogos, é o croque monsieur, a versão francesa do misto quente. Tradicionalmente, ele é feito com queijo, presunto e molho bechamel, sendo levado ao forno para gratinar. Caso o cozinheiro adicione um ovo frito por cima, ele se transforma no sanduíche Croque Madame.
Além dele, o poulet frites (frango frito francês) e a sobremesa petit gateau são muito fáceis de adaptar para o gosto dos brasileiros. Na Delly’s, você encontra mais de uma opção com fácil preparo. Por isso, são boas alternativas para os jogos de Paris 2024.
Estados Unidos da América
Por ter sido povoado por imigrantes, é difícil encontrar um prato originalmente criado nos EUA. Entretanto, existem aqueles que viraram símbolos nacionais, como o hambúrguer e o macarrão com queijo.
O primeiro é um clássico e não tem erro! Para entrar no clima, decore os pratos e copos de servir com as cores da bandeira dos EUA ou enfeite o topo do sanduíche com a bandeirinha do país. Já o mac and cheese é fácil de fazer e muito saboroso. O interessante é que ele pode ser servido individualmente em cumbucas ou em uma travessa maior, para dividir.
China
Talvez a comida mais conhecida da China seja o yakisoba. Versátil e simples de preparar, ele é rico em sabores, aromas e texturas. Entretanto, existem outros pratos que podem ajudar a diversificar as receitas para as Olimpíadas.
O bao, um pãozinho vaporizado, não pode ficar de fora. Essa delícia pode ser recheada com carne de porco, frango ou até um doce. O guioza, um tipo de pastel com recheios variados, também é uma ótima sugestão de petisco.
Grã-Bretanha
A Grã-Bretanha é constituída pela Inglaterra, o País de Gales e a Escócia, e figura entre os principais medalhistas olímpicos. Os ingleses trazem para a lista de receitas para as Olimpíadas o roast beef e o famoso fish’n’chips.
Já o prato escocês que pode fazer sucesso em vários tipos de estabelecimentos brasileiros é o purê de rabanete e batatas. Do País de Gales, o Cawl Galês é um cozido de carne que com certeza vai agradar em bares e restaurantes durante os jogos, já que por aqui eles acontecem no inverno.
Austrália
A Austrália foi colonizada pela Inglaterra e até hoje mantém relações próximas com as terras do Rei Charles. Por esse motivo, as nações compartilham alguns pratos típicos, como as tortas de carne (as “pies”) e o próprio fish’n’chips.
Mas o churrasco australiano, carinhosamente chamado de “barbie”, também merece destaque. Nele, são servidas carne de cordeiro, salsichas, peixes e até camarões assados, tudo regado com molho barbecue. Você encontra todos esses ingredientes no catálogo da Delly’s para se inspirar.
Japão
A culinária oriental tem caído cada vez mais no gosto popular. Uma das responsáveis por isso é a comida japonesa, com seus famosos e deliciosos sushis, além da forte influência dos imigrantes desse país em nosso território.
Ainda, o tempura é um clássico e consiste em pedaços de vegetais ou mariscos empanados e fritos. A ideia é servir com molhos variados para os clientes se deliciarem enquanto assistem aos seus esportes favoritos durante as Olimpíadas de 2024.
Itália
A culinária italiana é uma das mais queridas no Brasil. Muitas de suas comidas fazem parte também da cultura nacional e não podem ficar de fora do menu com receitas para as Olimpíadas.
As massas e lasanhas servem refeições completas. Já as pizzas e bruschettas podem ser oferecidas como entradas ou lanches para serem degustados durante as transmissões. Nessa mesma linha, o arancini, um bolinho de risoto, também é uma ótima opção para as Olimpíadas.
Holanda
A Holanda é uma nação da Europa Ocidental e possui uma gastronomia bastante tradicional. Nela, os bitterballen se destacam como comida de bar. Eles são super crocantes e podem ser comparados ao que os brasileiros conhecem como croquete.
Uma sugestão que representa um dos países destaques das Olimpíadas é o stamppot. Ele é uma combinação de purê de batata com um ou vários vegetais, normalmente acompanhado de salsichas.
Alemanha
A comida alemã chegou ao Brasil por meio de imigrantes e se inseriu na cultura popular com o joelho de porco, as cucas e as tortas. Para diversificar o cardápio, aposte no brezel, também conhecido como pretzel, e nas salsichas alemãs nos dias em que a Alemanha for favorita à medalha.
Uma ótima dica é incluir o königsberger klopse, um tipo de almôndega servida com molho branco e arroz. Bastante simples de adaptar, a receita pode facilmente agradar os clientes.
Encontre tudo que seu estabelecimento precisa na Delly’s
Encontre tudo que seu estabelecimento precisa para desenvolver as melhores receitas para as Olimpíadas em único lugar. Com mais de 180 mil clientes, a Delly’s é o maior distribuidor Food Service do Brasil e garante entrega rápida para diferentes regiões. Compre pelo site ou pelo canal de televendas 0800 212-4040.