Primeiro passo para começar um negócio: como iniciar essa jornada?

Primeiro passo para começar um negócio

Muitas pessoas têm o sonho de empreender e ter o seu estabelecimento próprio. Independente do ramo a ser escolhido, é preciso seguir algumas etapas para obter o sucesso e aumentar o público. Você sabe qual é o primeiro passo para começar um negócio?

No blog da Delly’s, preparamos um conteúdo para poder orientar você nessa empreitada que é um mundo de descobertas. É preciso ter tranquilidade para tomar decisões e planejamento para conseguir começar um negócio do zero. Continue lendo e entenda mais sobre o tema. 

Defina o seu segmento

Primeiro passo para começar um negócio

O primeiro passo para começar um negócio é pela escolha do seu segmento, ou seja, com o que você irá trabalhar. Você pode optar por um restaurante completo, um café bistrô, um local que funciona somente para delivery etc. Existem diversas possibilidades a serem seguidas. 

No entanto, é fundamental analisar o mercado e procurar algo com que você se identifique. Assim, o trabalho não se torna um desgosto no dia a dia. Então, vale a pena se perguntar “que tipo de negócio abrir?” antes de tomar qualquer decisão. Essa também é uma forma de delimitar os serviços oferecidos e o público-alvo. 

Pesquise o mercado

Depois de decidir o que você quer fazer, com o que quer trabalhar e quais serviços vai oferecer, é hora de pesquisar. Faça uma análise da concorrência, realize um estudo de mercado e analise as possibilidades para começar a traçar seus objetivos. 

Dentro dessa pesquisa de mercado, pense também no público. O primeiro passo para começar um negócio não é simples, pois tudo é novo, inclusive para as pessoas que serão impactadas. Faça um estudo da região em que pretende trabalhar para conferir a viabilidade do negócio.

Plano de negócios

Na administração, o plano de negócios é um item indispensável. Com ele, você define aonde quer chegar e estabelece todo o planejamento para abrir um negócio. Tudo deve ser pensado nos mínimos detalhes e com análise de diversas possibilidades. Afinal, tudo pode acontecer. 

Se necessário, contrate um administrador profissional para ajudar você no primeiro passo para começar um negócio. Pode ser importante ter essa consultoria completa para não arriscar nada fora do desejável. 

Você quer ter sócios?

Sozinho, você pode chegar longe, mas acompanhado pode ser um pouco mais fácil. Analise se você tem alguém para ser seu sócio caso queira uma pessoa investindo e administrando junto com você. É uma divisão de tarefas e custos, evitando que você fique sobrecarregado. 

Não necessariamente o sócio precisa trabalhar diretamente com você no dia a dia, a participação dele pode ser só com investimento financeiro. Mas tudo bem se não quiser ter alguém e preferir encarar o desafio sozinho. Não é um bicho de sete cabeças!

Escolha do lugar

Mesmo se você optar por atuar somente com delivery, é preciso ter um local de trabalho em que as refeições serão preparadas, não é mesmo? O espaço físico bem definido e preparado com equipamentos faz a diferença no seu negócio. 

Se quer ter contato direto com os clientes, o estudo feito sobre o público da região vai impactar diretamente o seu negócio Principalmente no início, é preciso estar bem localizado para atender a clientela, sabendo que ela busca o que você tem a oferecer naquele local. 

Com o tempo e sucesso do seu estabelecimento, isso não será uma preocupação de fato. Você poderá abrir outras unidades ou então investir em sua marca local, fazendo as pessoas irem até você.

Abra uma empresa 

A parte de formalização da sua empresa envolve algumas burocracias, mas que fazem parte do processo. Uma das dicas para começar um negócio é ir atrás da abertura legal de uma empresa. Se for trabalhar com alimentos, é preciso ter as autorizações necessárias definidas pelos órgãos reguladores.  

Procure um cartório ou qualquer tipo de local que consiga formalizar a abertura do seu estabelecimento, sem deixar nada pendente. Assim, você garante o pleno funcionamento do restaurante, café etc. 

É necessário ter uma equipe?

Como dissemos, o sócio pode ser opcional, porém funcionários acabam não sendo, principalmente pela demanda de serviços. Contrate pessoas especializadas para as funções necessárias e formalize tudo conforme as leis. 

Além da equipe do dia a dia, você pode contar com empresas terceirizadas para ajudar em outras áreas, como contabilidade. No início, pode ser fácil dar conta de tudo, mas, com o passar do tempo, é melhor deixar todas as informações bem-organizadas, principalmente se você tem funcionários. Isso é ainda mais importante se pensarmos nos impostos incidentes. 

Invista em propaganda 

Para chegar aos desconhecidos, é preciso ser visto. Existem duas possibilidades: as mídias online e offline. Na segunda opção, o famoso boca a boca e panfletos podem ajudar. Nesse caso, é preciso investir em uma identidade visual marcante. 

Já no caso da mídia online, as redes sociais e os anúncios pagos acabam sendo uma ótima opção de divulgação do seu negócio. Isso porque é possível segmentar as pessoas a serem alcançadas, delimitando pela região do seu estabelecimento. 

Conte com a Delly’s!

Não existe um passo a passo para abrir um negócio como uma receita de bolo. Cada estabelecimento pode ter suas necessidades e características únicas. O que pode ser feito é seguir os principais pontos aqui listados para fazer tudo certo e sem deixar nada para trás. 

O primeiro passo para começar um negócio é ter vontade e ir atrás de cada detalhe. Outro ponto importante é contar com fornecedores de qualidade, como a Delly’s, que está preparada para ajudar o seu estabelecimento com os melhores produtos. Acompanhe nossas novidades!

Relacionados

O segmento de padarias tem crescido significativamente nos últimos anos. Neste...
A implementação de um sistema de gestão para restaurante é uma aposta inteligente,...
Seja para tomar um café da manhã ou lanche da tarde,...
Atualmente, o Brasil tem o quinto maior mercado mundial de food...

Deixe um comentário