Como montar um café bistrô: confira dicas para ajudar a ter o seu negócio

Pessoa comendo bolo e tomando café

Ter o seu negócio, investindo suas economias e o seu tempo, pode gerar bastante expectativa, não é mesmo? O ideal é sempre fazer uma pesquisa antes de tomar qualquer atitude e se preparar com dicas preciosas. É por isso que a Delly’s produziu um conteúdo para te ajudar a entender como montar um café bistrô

Esse tipo de estabelecimento tem alguns diferenciais importantes que, mesmo quem já tem experiência com restaurantes, deve saber. Afinal, os dois são negócios um pouco diferentes. Confira a seguir e entenda mais sobre o que é um bistrô e como montar o seu!

Afinal, o que é um bistrô?

Antes de saber como montar um café bistrô, é preciso entender todas as suas características. Esse tipo de estabelecimento tem origem francesa e surgiu com o propósito de ser um espaço pequeno, aconchegante, com decoração rústica, ambiente familiar e comida boa. 

Ou seja, são restaurantes bem pequenos e com cardápios que podem ou não remeter à culinária francesa. Neles, é comum encontrar donos e gerentes que estão próximos aos clientes. 

Café bistrô no Brasil

Apesar de ser chamado de café bistrô, esse tipo de lugar não oferece somente opções de cafés e comidas para lanches rápidos. Aqui no Brasil, costumam ser geridos por equipes pequenas, que se dedicam a servir também os pratos franceses ou de culinária nacional. 

As semelhanças com o modelo tradicional também envolvem os lugares rústicos, o atendimento mais próximo ao cliente e a família na gerência. Mas não se preocupe se não quiser incluir parentes na sua organização, pois não é um item obrigatório de um bistrô.

Saiba como montar o seu bistrô

Se você tem interesse em montar uma cafeteria no estilo bistrô, com um cardápio requintado e bem-selecionado, chegou a hora de saber o que é primordial. Existem alguns critérios que você não pode deixar de lado na hora de montar esse estilo de negócio mais intimista. 

Monte um planejamento inicial

É ideal que você tenha um planejamento definido sobre aonde quer chegar e o que precisa fazer para atingir as metas e objetivos. Todo tipo de negócio exige um plano, desde o primeiro passo até o sucesso completo. É importante estar preparado para diversas situações que podem acontecer, como imprevistos financeiros e de equipe. 

Escolha o local com cuidado

Abrir uma cafeteria bistrô pode ser um sucesso em uma determinada região e não ter público em outro lugar. Por isso, é fundamental fazer um estudo do local em que pretende iniciar o negócio, analisando pontos fracos, fortes, persona do entorno etc. 

É hora de escolher o imóvel

Após definir em qual região e bairro vai abrir o seu pequeno restaurante, procure um imóvel que atenda às suas exigências. Por mais que o bistrô seja um local menor, é importante deixar os clientes confortáveis. 

Além disso, outro ponto importante na hora de saber como montar um café bistrô é verificar o tamanho da cozinha. Ela deve comportar as demandas diárias, sem causar problemas à sua equipe. 

Contrate pessoas especialistas

Por falar em equipe, ela é que vai fazer a grande diferença no seu atendimento. O modelo de café bistrô permite que o dono esteja mais próximo dos clientes, mas isso não quer dizer que ele não precise de ajuda. 

É necessário contar com uma equipe capacitada e pronta para atender às demandas diárias. Aqui no Brasil, geralmente, o café bistrô tem chefes de cozinhas especializados em comidas francesas para cuidar de cada prato. Avalie o que faz sentido para a sua cafeteria pequena.

Regularize o negócio

Faça todas as regularizações e liberações junto aos órgãos competentes de vigilância sanitária, a fim de garantir que o seu restaurante esteja apto para iniciar os trabalhos.

Defina o cardápio

Assim como qualquer tipo de restaurante, é preciso definir o que será servido em seu estabelecimento. Uma característica do bistrô cafeteria original da França é que os pratos eram modificados semanalmente. Ou seja, depois de um período, havia modificação no que os clientes poderiam encontrar. 

Avalie se isso é necessário e se faz sentido em seu negócio. Apesar de saber como montar um café bistrô, você não precisa seguir à risca todas as características desse tipo de estabelecimento. Também é possível personalizar alguns traços para deixá-lo ainda mais com a sua cara. 

Ofereça alimentos de qualidade

Na hora de escolher os produtos para o seu bistrô, dê sempre preferência a ingredientes de qualidade e que sejam frescos. Afinal, você quer manter o padrão sempre alto do seu negócio, não é mesmo? 

A Delly’s é a melhor parceira que você pode ter nesse sentido, pois nosso catálogo conta com diversas opções de produtos alimentícios de qualidade. Além disso, é possível encontrar outros tipos de itens nos departamentos, como utensílios descartáveis

Quem sabe é interessante investir em propaganda?

Muitas vezes, a propaganda pode ser a alma do negócio. Por ser um estabelecimento novo, você precisa mostrá-lo às pessoas, apontando os benefícios e por que elas deveriam conhecer o seu pequeno restaurante. 

Oferecendo um serviço de qualidade, com boa comida e espaço aconchegante, a divulgação “boca a boca” é natural. Uma pessoa acaba indicando para outra e assim sucessivamente, até se tornar um verdadeiro sucesso. 

A Delly’s está sempre pronta para ajudar! 

Viu como montar um café bistrô pode ser mais simples do que você imagina? Com pesquisa, dedicação e serviço de qualidade, seu negócio se destaca. Por isso, invista nos produtos da Delly’s para ter um estoque completo. Tudo isso sem precisar se deslocar.

Isso mesmo! A Delly’s é a maior distribuidora Food Service do Brasil e leva até você itens de qualidade e conservados. Faça seus pedidos pelo site, com um cadastro simples, ou pelo televendas (0800-212-4040). Aproveite essa praticidade em seu estabelecimento e facilite a sua rotina!

Relacionados

Que tal comemorar o dia de quem nos trouxe ao mundo...
Você quer iniciar um negócio próprio, mas não sabe por onde...
Criar uma boa divulgação de restaurante é essencial para chamar a...
A certidão de nascimento é o primeiro registro público de uma...

Deixe um comentário