O Dia do Consumidor é uma oportunidade para impulsionar as vendas dos negócios relacionados à alimentação. Mais que um simples período comercial, essa data é estratégica para oferecer valor e reforçar a fidelização dos clientes.
Assim como o varejo, o setor de alimentação tem todo o potencial para aproveitar o Dia do Consumidor em 15 de março de 2025 com ações especiais, que atraiam clientes e valorizem os mais fiéis. Quer descobrir como implementar essas estratégias? Continue a leitura!
Ideias para o Dia do Consumidor
As ofertas para o Dia do Consumidor devem ser criativas e impactantes, indo além de simples descontos. Fora reduzir os preços, é possível oferecer vantagens que agreguem valor para o cliente, como brindes, cashback ou exclusividades para a data.
Essa estratégia atrai os consumidores e reforça a percepção de que o seu negócio investe na satisfação deles. Se você tiver um restaurante, pode oferecer uma bebida ou uma sobremesa grátis em pedidos acima de um determinado valor.
Uma lanchonete pode incentivar pedidos com um segundo lanche com desconto especial do Dia do Consumidor. Essa ação estimula compras maiores e cria a sensação de personalização, fatores importantes para fidelizar clientes.
Divulgação das promoções
Para divulgar as promoções na Semana do Consumidor, as redes sociais são aliadas. Por meio de posts interativos, como contagens regressivas, é possível criar expectativa e animar os seguidores!
Instagram e Facebook permitem atingir um público amplo e variado, sendo canais eficazes para anunciar promoções exclusivas. Outro exemplo é oferecer cupons de desconto apenas para os seguidores, incentivando-os a fazer pedidos via delivery.
Essas estratégias aumentam o engajamento nas redes sociais e fortalecem a relação com os clientes, fazendo com que eles se sintam valorizados. É possível atrair uma nova clientela e fidelizar a que você já tem durante a Semana do Consumidor.
Atendimento personalizado
Personalizar o atendimento melhora a experiência e fideliza os clientes. Durante o mês do consumidor, pequenos gestos, como um agradecimento especial no delivery ou uma mensagem personalizada junto do pedido, fazem toda a diferença. Isso demonstra que o negócio valoriza os clientes e se esforça para oferecer uma experiência única a eles.
Outro exemplo é oferecer aperitivos gratuitos para os clientes fiéis durante o mês do consumidor. Isso incentiva novas visitas ao seu estabelecimento e reforça a lealdade dos clientes.
Personalizar as interações nas redes sociais, compartilhando ofertas exclusivas ou promovendo eventos temáticos, pode aumentar o engajamento e atrair mais consumidores.
Ideias criativas para o seu negócio
Você precisa de algumas inspirações? A Delly’s trouxe sugestões para você aproveitar o Dia do Consumidor para conquistar clientes. Confira!
Ofertas exclusivas
Descontos exclusivos são sempre bem-vindos, especialmente em uma data que celebra o cliente. Restaurantes, lanchonetes e cafeterias podem oferecer promoções como “pague um, leve dois”, descontos progressivos ou cupons para compras futuras.
Combos especiais também são excelentes estratégias para aumentar o ticket médio. As confeitarias podem oferecer promoções como “compre um bolo e leve um doce grátis” ou “na compra de um café, ganhe um brigadeiro”.
Essas ofertas atraem clientes e incentivam a compra de novos produtos. A Delly’s oferece uma variedade de chocolates, coberturas e embalagens para as confeitarias executarem essas ações com sucesso!
Brindes e degustações
Surpreender os clientes com brindes ou pequenas degustações é um diferencial. Um pedaço de bolo, um aperitivo especial ou uma bebida de cortesia agradam e incentivam a recompra. Essa estratégia também é útil para apresentar novos produtos ao público.
Experiência personalizada
Oferecer atendimento diferenciado é essencial. Um restaurante pode permitir que o cliente monte o próprio prato ou escolha uma bebida de cortesia, tornando a experiência memorável.
Programas de fidelidade
Se seu estabelecimento ainda não possui um programa de fidelidade, essa é a oportunidade perfeita para lançar um. Clientes que acumulam pontos ou recebem cashback tendem a retornar com mais frequência. Caso já exista um programa, você pode oferecer bonificações especiais no Dia do Consumidor!
Experiências interativas
Sorteio de um jantar especial para quem marcar amigos na postagem, desafios gastronômicos e concursos de fotos com os pratos do restaurante nas redes sociais são eficazes para engajar os consumidores, gerar grande visibilidade e envolvimento on-line.
Ações sustentáveis
Cada vez mais consumidores valorizam empresas comprometidas com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Restaurantes podem promover incentivo ao uso de embalagens ecológicas ou descontos para clientes que levarem os próprios recipientes reutilizáveis.
Parcerias e colaborações
Trabalhar com outras empresas pode ampliar o alcance da sua promoção. Parcerias com influenciadores locais, estabelecimentos vizinhos ou serviços de delivery podem atrair um público maior. Um exemplo é oferecer descontos para clientes que compram em determinada loja parceira.
Opções exclusivas
Outra estratégia para instigar a curiosidade dos clientes é criar uma opção exclusiva para a Semana do Consumidor. As hamburguerias podem incluir um lanche diferente no cardápio, por exemplo.
Conte com a Delly’s no Dia do Consumidor!
A Delly’s preparou ofertas para restaurantes, bares, lanchonetes e outros estabelecimentos de alimentação aproveitarem ao máximo o Dia do Consumidor. Visite o site do maior distribuidor de Food Service do Brasil e seja parceiro da Delly’s!