As melhores dicas de como aumentar as vendas no delivery

Entregadores em motos

Disponibilizar o serviço de entrega é um diferencial para muitos estabelecimentos. Essa é uma opção estratégica que oferece praticidade e conveniência para os clientes. Mas, para ter sucesso, é importante estabelecer ações assertivas. Continue a leitura para conferir sete dicas infalíveis de como aumentar as vendas no delivery.

1. Cardápio atrativo

O cardápio do delivery deve conter todas as informações importantes para realizar um pedido sem ajuda. Afinal, muitas pessoas podem desistir da compra caso precisem entrar em contato para tirar dúvidas básicas, acreditando ser mais fácil escolher outro estabelecimento.

Aqui, a dica de como aumentar as vendas no delivery é criar um cardápio digital objetivo e que entregue tudo o que o consumidor procura. Além disso, ele precisa ser atrativo, fácil de visualizar e gerar interesse nas pessoas. Veja algumas orientações importantes:

  • adicione fotos originais e de boa qualidade dos produtos reais;
  • desenvolva descrições claras e completas de cada prato;
  • destaque os adjetivos que melhor representam os produtos;
  • revise o texto de cada item para evitar erros ortográficos e de gramática;
  • use tags para destacar os pratos recomendados para quem tem restrições alimentares.

2. Adapte as opções com combos

Saber o que vender no delivery impacta diretamente o resultado das vendas. Muitas vezes, os produtos disponíveis no local físico não se adaptam muito bem à realidade da entrega: podem ser complexos para embalar ou muito delicados para o transporte.

Já pratos mais práticos para o consumo em casa ou porções menores podem atrair o público que busca conveniência. Outra estratégia interessante para aumentar as vendas no delivery é montar combos exclusivos com preços promocionais. Combos para amigos, casais ou famílias são bastante comuns, por exemplo.

Portanto, avalie e adapte o menu para oferecer opções exclusivas. Pense também em incluir sugestões de combinações, incentivando a compra de itens e facilitando a escolha das pessoas. Essa é uma ótima maneira de aumentar o ticket médio.

3. Promoções exclusivas

Oferecer promoções é uma excelente forma de incentivar mais pedidos e atrair novos clientes. Criar oportunidades especiais que estejam disponíveis apenas para quem faz pedidos online pode gerar um senso de exclusividade. Veja algumas sugestões:

  • ofertas em datas comemorativas;
  • cupom de desconto para primeira compra;
  • “pague 1, leve 2”;
  • cashback para a próxima compra;
  • “aniversariante paga menos e ganha mais”;
  • “indique e ganhe”.

4. Programa de fidelidade

O programa de fidelidade é uma excelente estratégia para aumentar as vendas no delivery, sendo muito simples e de baixo custo: basta um bom sistema de controle, que pode ser até mesmo uma planilha. O objetivo é fidelizar o público, fazendo com que ele escolha o seu estabelecimento sempre que for fazer um pedido.

Ele pode funcionar de várias maneiras. Por exemplo, após um número específico de compras, o cliente ganha um desconto, uma entrega grátis ou até mesmo um item gratuito. Uma prática comum é estabelecer um prazo, como “Faça 10 pedidos em 30 dias” para desbloquear essas recompensas.

5. Qualidade da entrega

Manter um alto padrão de qualidade na entrega é uma das principais dicas de como aumentar as vendas no delivery. Afinal, nesse modelo de negócio, é importante que o prato chegue ao destino com a temperatura e o visual adequados, mantendo o sabor. Para isso, é fundamental investir nas embalagens certas, que precisam ser:

  • personalizadas para o tipo de produto e alimento;
  • fáceis de descartar ou reciclar;
  • seguras;
  • fáceis de manusear;
  • adequadas à legislação.
Pessoa realizando entrega

Além de investir em uma boa embalagem para vender no delivery, o atendimento tem que ser eficiente, desde a clareza nas informações sobre o tempo de entrega até a cordialidade. Manter uma comunicação transparente e ágil é fundamental para as pessoas confiarem no seu serviço e repetirem a experiência.

6. Esteja onde os clientes podem encontrar

Entender como aumentar as vendas no delivery significa saber onde seu cliente está, pois é essencial que o estabelecimento esteja presente nos canais em que ele se encontra. Confira algumas recomendações!

  • Entrega própria: é essencial divulgar os canais de contato para facilitar os pedidos diretos. Uma boa prática é criar um perfil no Google Meu Negócio.
  • Redes sociais: use para divulgar o link do cardápio e do contato. Pode ser um canal para enviar mensagens diretas ou seu perfil nos aplicativos de entrega.
  • WhatsApp Business: esse pode ser um dos seus principais aliados. A plataforma entrega ferramentas simples, como catálogo de produtos e mensagens automáticas.
  • Aplicativos de entrega: para alavancar as vendas é preciso estar nos maiores aplicativos. Afinal, o público já está acostumado com eles.

7. Comunicação e divulgação

A divulgação digital é indispensável, mas não se esqueça da comunicação no ponto físico. Assim, os frequentadores do estabelecimento também ficam sabendo que podem aproveitar as mesmas delícias em casa. Então, use cartazes, displays de mesa e até avisos no cardápio para informar os canais de contato.

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