Empreendedorismo

Cardápio digital: quais são as vantagens e como criar um para seu restaurante

cardápio digital é a versão virtual do menu de restaurante, bar, padaria, bistrô, café ou qualquer outro estabelecimento. Assim como a alternativa impressa tradicional, ele contém informações, descrições e imagens dos pratos oferecidos no local.

A diferença é que ele pode ser acessado por meio de dispositivos eletrônicos, como notebooks, smartphones e tablets, com interações e funcionalidades como pedidos e pagamentos on-line.

Quer entender como criar um cardápio digital para o seu negócio de forma simples e prática? Este artigo do blog de Delly’s explica tudo. Continue a leitura!

Quais são as vantagens do cardápio digital?

A adoção do cardápio on-line no seu estabelecimento oferece algumas vantagens em relação ao menu físico:

  • sustentabilidade: o formato digital evita a impressão de novos cardápios, reduzindo o desperdício de papel;
  • agilidade no atendimento: o formato digital agiliza os pedidos no restaurante, já que o cliente não precisa esperar por um atendente;
  • atualização facilitada: o formato digital permite adicionar novos pratos e modificar valores de forma muito mais simples e rápida;
  • experiência mais completa: o formato digital possibilita que o cliente veja descrições mais detalhadas dos pratos;
  • aumento da rotatividade nas mesas: o formato digital libera o atendente de passar de mesa em mesa, evitando filas e clientes insatisfeitos com a demora para fazer o pedido;
  • compartilhamento otimizado: o formato digital permite que o menu seja compartilhado em diversos canais de comunicação, como redes sociais.

Como fazer um cardápio digital?

Saber como montar um cardápio digital é mais simples do que parece. Você pode optar por fazer sozinho, contratar empresas especializadas ou contar com a ajuda de inteligência artificial. Veja um passo a passo abaixo.

Digitalize o menu

O primeiro passo de como fazer um cardápio on-line é digitalizar todas as informações do menu impresso, incluindo descrições e imagens dos pratos. Além disso, organize as opções por categorias, como “entradas”, “petiscos”, “pratos principais”, “bebidas” e “sobremesas”.

Escolha uma plataforma

Decida onde hospedar seu cardápio digital: site do seu restaurante, aplicativos de cardápio on-line, redes sociais ou formato PDF em nuvem. 

Crie o layout

Se for contratar alguém para criar o layout do seu cardápio digital, repasse todas as informações sobre a identidade visual da sua marca e o que você espera que seja desenvolvido. 

Caso prefira criar sozinho, em algum aplicativo de desenvolvimento de cardápios, escolha um design que combine com o seu restaurante. Ele deve ser prático e intuitivo para contribuir com a experiência do cliente.

Adicione descrições e imagens

Adicione descrições detalhadas dos pratos para evitar que os clientes tenham dúvidas sobre os ingredientes usados, as quantidades e as restrições. Além disso, acrescente imagens de alta qualidade. Isso faz com que todos visualizem melhor o pedido e tenham vontade de experimentar.

Adicione recursos interativos

Indo além, você pode adicionar recursos interativos no seu cardápio, como botão de compartilhamento, avaliação de clientes e sistema de pedidos on-line.

Teste o cardápio digital

Após montar um cardápio on-line, vale testá-lo para checar possíveis erros. Todas as informações devem estar corretas, sem erros de digitação e português. Além disso, a ferramenta deve funcionar em todos os dispositivos, como notebooks, celulares e tablets. 

Divulgue o cardápio digital

Com o menu pronto, testado e otimizado, chegou o momento de promovê-lo no seu site e nas suas redes sociais. Você também pode imprimir um QR Code que direciona para o cardápio e deixar em locais visíveis em seu restaurante. 

Inteligências artificiais que ajudam com o cardápio digital

As inteligências artificiais estão cada vez mais populares como ferramentas de otimização de atividades. Elas podem criar e oferecer funcionalidades avançadas para o seu cardápio. 

Para usá-las a favor do seu negócio, você aproveita os algoritmos de recomendação, que analisam as preferências a partir do histórico de pedidos. Com isso, eles podem sugerir pratos semelhantes e opções complementares ao cliente.

Com o reconhecimento de voz das inteligências artificiais, os clientes podem usar o cardápio digital a partir de comandos, falando o pedir no dispositivo. Outra opção é o chatbot, que oferece assistência virtual aos clientes na hora da escolha, por exemplo.

Confira mais dicas para seu restaurante no blog da Delly’s

Com o cardápio digital, você destaca o seu restaurante no mercado. Aqui, você encontra dicas de empreendedorismo para turbinar seu negócio.

A Delly’s é o maior distribuidor Food Service do Brasil. O catálogo de mais de 16 mil produtos e marcas exclusivas atende a mais de 180 mil clientes. 

Tenha a praticidade de encontrar tudo para o seu restaurante em um só lugar! Visite o site ou ligue para o canal de televendas.

Matheus

Recent Posts

Receitas para as Olimpíadas: conheça os pratos típicos dos países destaques da competição

Existem muitos caminhos para desenvolver receitas para as Olimpíadas e oferecer em seu estabelecimento nessa época. Um…

1 semana ago

Conheça ideias inovadoras para padaria e atraia mais clientes

O segmento de padarias tem crescido significativamente nos últimos anos. Neste cenário, é necessário pensar…

2 semanas ago

BOLO DE MILHO COM BRIGADEIRO DE CANELA

Este bolo é a combinação perfeita de sabores que remetem às festas juninas e ao…

2 semanas ago

COSTELINHA DE MILHO COM MOLHO PICANTE

Uma combinação perfeita de sabores que vai conquistar seu paladar e deixar um gostinho de…

2 semanas ago

CACHORRO QUENTE CREMOSO GRATINADO

Transforme seu cachorro quente em uma experiência gourmet com esta receita.

2 semanas ago

Entenda como reduzir custos com uma gestão empresarial eficiente

Reduzir os custos do negócio passa por uma boa gestão empresarial. Para isso, é preciso conhecer…

2 semanas ago