Utilize o calendário gastronômico para atrair mais clientes

Caderno com alimentos em volta

O ano tem diferentes datas comemorativas, e conhecer o calendário gastronômico pode ajudar o seu estabelecimento a atrair mais clientes e alavancar as vendas. Continue a leitura para conhecer os principais dias e descobrir dicas de como se planejar para aproveitá-las da melhor maneira.

Principais datas do calendário gastronômico

Existem diferentes datas comemorativas para restaurantes consideradas clássicas, como Dia dos Pais, Dia das Mães, Páscoa e Natal. Aqui, apresentaremos dias menos conhecidos, mas igualmente relevantes para estabelecimentos de food service. São datas focadas em produtos gastronômicos!

Além de trazer boas oportunidades de vendas, seguir o calendário sazonal é uma estratégia usada para atrair e fidelizar os clientes. Afinal, promoções e ações diferenciadas geram ainda mais conexão com as pessoas. 

Janeiro

  • 04: Dia Nacional do Espaguete
  • 20: Dia Mundial do Queijo

Fevereiro

  • 01: Dia do Tomate
  • 05: Dia Mundial da Nutella
  • 10: Dia Mundial das Leguminosas
  • 18: Dia Mundial do Vinho

Março

  • 11: Dia da Pipoca
  • 21: Dia do Pão Francês
  • 26: Dia do Cacau ou Dia do Chocolate

Abril

  • 14: Dia Mundial do Café
  • 22: Dia da Mandioca
  • 24: Dia do Churrasco
  • 24: Dia Internacional do Milho

Maio

  • 02: Dia Mundial do Atum
  • 18: Dia do Coquetel
  • 24: Dia Nacional do Café
  • 28: Dia do Hambúrguer
  • 30: Dia Mundial da Batata Frita

Junho

  • Primeiro domingo do mês: Dia Nacional do Vinho
  • 01º: Dia do Leite
  • 24: Dia Internacional do Leite

Julho

  • 06: Dia da Gastronomia Mineira
  • 07: Dia Mundial do Chocolate
  • 10: Dia da Pizza
  • 14: Dia do Macarrão com Queijo
  • 20: Dia Nacional do Biscoito
  • 29: Dia da Lasanha

Agosto

  • Primeira sexta-feira do mês: Dia Internacional da Cerveja
  • 17: Dia do Pão de Queijo
  • 31: Dia do Bacon

Setembro

  • 09: Dia do Cachorro-Quente
  • 13: Dia Nacional da Cachaça
  • 22: Dia da Banana
  • 23: Dia do Sorvete

Outubro

  • Segunda sexta-feira de outubro: Dia Mundial do Ovo
  • 09: Dia da Sobremesa
  • 16: Dia Mundial do Pão
  • 21: Dia Internacional da Maçã
  • 25: Dia Mundial do Macarrão

Novembro

  • 01º: Dia do Sushi
  • 10: Dia do Trigo

Motivos para usar o calendário gastronômico

O calendário gastronômico ajuda diferentes tipos de estabelecimento a se destacar e aumentar o movimento em períodos de baixa. Os principais benefícios dessa estratégia são:

  • aumento das vendas;
  • diferenciação da concorrência;
  • aproveitamento da sazonalidade;
  • fidelização de clientes;
  • otimização do estoque;
  • promoção da cultura gastronômica.

Dicas de como se planejar para as datas especiais

Chefe de cozinha

A chave para aproveitar as datas comemorativas da gastronomia de maneira eficiente é um bom planejamento. Isso envolve diferentes etapas simples, mas que fazem toda a diferença no resultado. Confira!

Escolha as datas comemorativas

Se você está aqui, significa que já conferiu as datas do calendário gastronômico. Agora, é necessário identificar aquelas que se encaixam no perfil do seu negócio. Por exemplo, para as panificadoras, faz sentido se preparar para o Dia do Pão Francês, mas o Dia do Sushi pode ser desconsiderado.

Outra dica importante é conhecer bem seus clientes e os produtos mais vendidos. Isso ajudará a atender às expectativas, escolhendo as datas que mais agradarão o seu público.

Planeje o cardápio e promoções

Com os dias definidos, é hora de planejar o menu. O principal é criar uma receita especial com o ingrediente da data escolhida. Por exemplo, para o Dia da Mandioca, um escondidinho seria uma ótima opção.

Planeje uma promoção para incentivar os clientes a escolherem esse prato. A oferta pode ser válida apenas na data específica ou durar a semana toda, ou até mesmo o mês inteiro. O importante é ter tudo bem-planejado para evitar imprevistos e falta de produto.

Prepare o estabelecimento

É natural que a promoção atraia mais clientes, por isso é essencial se preparar para atendê-los com qualidade. Isso significa garantir o estoque dos produtos especiais, alinhar a equipe em relação aos descontos e, se necessário, contratar pessoal extra.

Promoções exclusivas para uma só data tendem a ser mais movimentadas no dia específico do que ofertas mais longas. Fique atento a isso e, se considerar pertinente para o seu negócio, faça reservas para gerenciar o fluxo de clientes.

Divulgue as ações

Depois de planejar seguindo as datas do calendário gastronômico, é necessário avisar os clientes sobre as ações. Use as redes sociais e outros canais para informar novidades do cardápio e promoções. Crie posts e stories chamativos com fotos das receitas e dos bastidores dos preparativos.

Aposte também na comunicação visual do seu restaurante: cartazes, displays de mesa e menus especiais ajudam a criar um clima convidativo. Não se esqueça também do bom e velho boca a boca! Converse com seus clientes, deixe-os animados com as novidades e incentive-os a compartilhar com os amigos.

Monitore os resultados

Após cada data comemorativa, é importante avaliar o desempenho das ações. Analise as vendas, o feedback dos clientes e o engajamento nas redes sociais. Isso ajuda a identificar o que funcionou bem e onde é possível melhorar no futuro. 

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