Projeção de gráfico em crescimento sobre um tablet, ilustrando o aumento do retorno de investimento em estratégias digitais.
cê que tem restaurante, mercado, peixaria, bar, confeitaria ou padaria, sabe a importância de colocar dinheiro para fazer uma empresa crescer, mas como descobrir se há um bom retorno sobre o investimento?
Neste post, veja como calcular o ROI, o que considerar no cálculo e como usar a informação para melhorar a lucratividade do seu negócio.
O retorno de investimento é tudo que o capital aplicado traz ao negócio. Não só o lucro imediato, mas também melhoria do caixa, redução de custos, lifetime value, entre outros. Pode ser medido por métricas como ROI, payback, fluxo de caixa, entre outras.
Veja em detalhes métricas, como: ROI, TRI, ponto de equilíbrio e quando usar cada uma delas.
O ROI (Retorno sobre Investimento) mostra se você está ganhando dinheiro com o que investiu.
Calcular o ROI ajuda a saber se o dinheiro investido está gerando mais vendas e lucro, evita gastar em coisas que não trazem resultados e auxilia sobre onde colocar o dinheiro para crescer.
Fazer o cálculo é simples e você pode usar essa fórmula:
| ROI = Lucro extra que você teve – Valor investido / Valor investido ×100 |
Por exemplo, foi gasto R$ 2.000 em uma campanha para divulgar um bar e com isso a proprietária ganhou R$ 2.600 a mais de vendas nesse período. Então:
ROI = 2600 − 2000 / 2000 ×100 = 30%
Ou seja, o investimento teve um retorno positivo de 30%. Isso significa que o que investiu voltou e ainda teve lucro.
Payback é o tempo que leva para recuperar o dinheiro que você investiu. Em vez de dizer “quanto ganho”, ele responde “em quanto tempo o investimento volta para o caixa”. É uma métrica simples e muito prática para decisões rápidas.
Para donos de estabelecimentos é útil porque ajuda a decidir se vale a pena comprar um forno novo, reformar a cozinha, investir em equipamento de refrigeração, fazer uma campanha de marketing ou comprar em volume na Black Friday, por exemplo.
Para saber se o investimento vai gerar lucro ou prejuízo, há dois tipos de contas:
É o tempo que leva para o investimento “voltar” ao caixa, sem considerar juros ou inflação.
| Payback simples: Valor investido / média mensal do fluxo de caixa |
Exemplo: Imagine que você compre um refrigerador profissional por R$ 18.500 e o fluxo de caixa fique em R$ 2.200 por mês. O cálculo necessário será: 18.500 ÷ 2.200 = 8,41 meses. Logo, o investimento demoraria cerca de 8 meses e 12 dias para retornar.
O payback descontado responde quanto tempo demora para recuperar um investimento, considerando que dinheiro no futuro vale menos que dinheiro hoje (por isso “descontado”).
| Payback descontado: Valor investido / média mensal do fluxo de caixa descontado |
Usando o mesmo exemplo anterior, aqui trazemos o fluxo futuro para o valor presente usando uma taxa de 1% ao mês.
O payback descontado no primeiro mês seria: 2.200 ÷ (1 + 0,01) = R$ 2.178,22 (aprox.).
Dividindo: 18.500 ÷ 2.178,22 = 8,49 meses. Logo, o investimento demoraria cerca de 8 meses e 15 dias.
Mostra o quanto você precisa vender para cobrir todos os custos fixos e variáveis, ou seja, quando seu negócio começa a dar lucro de verdade. O cálculo é esse:
| Ponto de equilíbrio (%) = Custos Fixos ÷ (Receita − Custos Variáveis) × 100 |
Indica quanto do valor das vendas sobra após pagar todas as despesas. Há vários tipos:
| Margem Bruta (%) = Receita − Custo dos Produtos Vendidos (CPV) / Receita ×100 |
| Margem Operacional (%)= Receita / Lucro Operacional ×100 |
| Margem Líquida (%)= Receita / Lucro Líquido ×100 |
O fluxo de caixa controla todas as entradas e saídas de dinheiro, mostrando se seu negócio tem dinheiro suficiente para pagar as contas e investir em novidades.
| Fluxo de Caixa = Entradas de Caixa − Saídas de Caixa |
Mostra o quanto sua empresa depende de dinheiro de terceiros (empréstimos e financiamentos). Um índice alto pode indicar riscos financeiros maiores.
| Endividamento (%) = Ativo Total / Dívida Total ×100 |
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Imagem de capa: Freepik/ chajamp
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