O que é pró-labore? Saiba todos os detalhes!

Imagem de duas pessoas olhando uma informação em um aparelho eletrônico

Você sabe o que é pró-labore? Esse termo em latino significa “pelo trabalho”. Em outras palavras, ele consiste na remuneração do dono e dos sócios de uma empresa/negócio. O salário é diferente dos trabalhadores contratados, pago e calculado de uma forma alternativa. 

Quer entender mais sobre o assunto? O blog da Delly’s elaborou um artigo especificando cada detalhe. Assim, você garante a sua remuneração e ainda mantém a saúde financeira da sua empresa em dia. Vem com a gente que vamos explicar como o pró-labore funciona.

Como o pró-labore funciona?

Afinal, no que o pró-labore consiste? Como ele funciona? Esse é um tipo de pagamento garantido aos donos e aos sócios de uma empresa pelo Decreto 3.048/99. O salário é pago somente para quem atua ativamente nos negócios, não para os investidores, por exemplo.

Por esse motivo, o contrato social deve especificar quem possui ou não o direito do pró-labore, evitando possíveis desentendimentos durante o processo de pagamento e cálculo. É imprescindível que haja um recolhimento da contribuição previdenciária.

Definição do valor do pró-labore

Para saber como definir o pró-labore é preciso ter em mente que esse valor é diferente do salário dos colaboradores, já previsto em lei. O pró-labore não possui a mesma dinâmica, pois o valor é definido pelos próprios sócios e donos de empresas.

Enquanto o salário dos colaboradores é classificado como uma despesa na folha de pagamento, o pró-labore é definido como uma despesa administrativa. Além disso, ao contrário do regime CLT, o contrato dos sócios não inclui a obrigatoriedade da adição de benefícios, como férias, décimo terceiro, etc.

Como fazer?

Para definir o pró-labore, leve em consideração alguns pontos. O primeiro deles é que o valor mínimo de pró-labore não pode ser menor que o de um salário mínimo. Esse valor também não pode fugir da realidade da empresa, mas é necessário fazer uma pesquisa de mercado para definir a quantia.

Uma forma de chegar a um valor final é especificar todas as tarefas exercidas por esses sócios e pensar na quantia que um colaborador contratado receberia para arcar com essas demandas. Pensando dessa maneira, é mais fácil chegar a um resultado.

Imagem de uma pessoa fazendo sinal de positivo

Como calcular o pró-labore?

Apesar de existir diversos fatores que interferem na definição do valor desse salário, ainda existe uma forma de aprender como calcular o pró-labore. Porém, antes de mais nada, é preciso reforçar que a quantia não é definida para todas as empresas, ou seja, cada uma tem um resultado após o cálculo.

Após você fazer toda a pesquisa pontuada anteriormente, saiba que o cálculo possui um importante ponto de atenção: a tributação. Uma parcela dessa remuneração é obrigatoriamente direcionada para o INSS, com uma alíquota igual a de um salário de um colaborador, indo de 0% a 20%. 

Para ter um valor como base, utilize a seguinte fórmula: média salarial/CLT + 40% = pró-labore. Considerando os pontos anteriores e o resultado desse cálculo, é possível identificar se o salário está de acordo com o trabalho exercido pelo sócio ou se é necessário aumentar/diminuir.

Modelo de pró-labore

O pró-labore pode ser calculado com a ajuda de um contador. Ele ajuda a empresa a emitir uma declaração com base no valor definido, equivalente a um comprovante de renda para o sócio. Para elaborar esse documento, separe as seguintes informações:

  • CNPJ, razão social e endereço;
  • CPF e nome do sócio;
  • número do INSS;
  • data de pagamento do pró-labore.

Com o documento em mãos, a empresa tem o valor líquido e bruto do pró-labore. Além disso, estão especificados os descontos do Imposto de Renda  e da contribuição previdenciária.

Conheça a Delly’s, a sua distribuidora Food Service!

Ficou claro o que é pró-labore e como chegar a um valor final?  Aproveite para conhecer a Delly’s, a maior distribuidora Food Service do Brasil. O catálogo é recheado com todos os tipos de produtos para o seu estabelecimento alimentício, desde um restaurante e uma lanchonete até uma doceria, uma padaria e muito mais.

É muito simples fazer o seu pedido: cadastre-se no site, selecione os itens, coloque-os no seu carrinho e feche a compra. A entrega é feita em até 24 horas em algumas regiões. Se preferir, é só ligar para o nosso canal de televendas (0800 212 4040) para ter um atendimento especializado para você.

Relacionados

Que tal comemorar o dia de quem nos trouxe ao mundo...
Você quer iniciar um negócio próprio, mas não sabe por onde...
Criar uma boa divulgação de restaurante é essencial para chamar a...
A certidão de nascimento é o primeiro registro público de uma...

Deixe um comentário