O que é nelore? Conheça mais sobre a raça!

nelore

Você já ouviu falar sobre nelore? Essa é a raça mais famosa de gado do Brasil. Porém, apesar da popularidade em território nacional, ela não é brasileira. Na verdade, possui origem indiana. Quer entender mais sobre ela? Vem que nós te explicamos!

Conheça a origem da nelore

nelore

Vamos começar pela origem da nelore. Afinal, a raça é extremamente antiga, tendo os primeiros sinais de vida em 1000 a 5000 anos a.C. Ela estava presente nas regiões de Madras, na Índia. Para ter uma ideia, a chegada do gado no Brasil só aconteceu em 1883 — bastante tempo, não é?

A nelore nasceu a partir do cruzamento da ongole com outras 14 raças. O resultado foi um animal de grande porte, com pelagem branca ou cinza-clara. É possível diferenciar os machos das fêmeas a partir do pescoço, já que o deles é mais grosso e musculoso, e o delas mais fino.

Os costumes com relação ao gado na Índia sempre foram diferentes do que estamos acostumados no Brasil. Por isso, desde aquela época, o animal do tipo nelore era utilizado apenas para a produção de leite e transportes mais pesados, não para o consumo da carne.

Uma curiosidade é que, no início, a raça nelore não despertou muito interesse de compra pela América do Sul. Isso aconteceu devido às grandes orelhas que o animal possui. Porém, com o tempo, ganhou espaço, ainda mais devido aos estímulos zootécnicos.

Chegada ao Brasil

Como dissemos, a chegada do gado nelore ao Brasil ocorreu por volta dos anos 1880. Ele desembarcou em Salvador, Bahia e logo se espalhou por São Paulo e Minas Gerais. Entretanto, somente em 1930, começou a ganhar grandes importações pelo país, conquistando espaço nos pastos brasileiros.

Essa forte e rápida popularidade se deve à adaptação que a raça teve no país. Ela sobreviveu e prosperou com extrema facilidade, chamando a atenção e virando foco dos pastos. Para ter uma ideia, hoje em dia, a raça nelore ocupa mais de 80% de toda a produção nacional.

Um dos pontos que fizeram o animal se adaptar ao clima brasileiro é o pelo mais grosso. Devido a essa grossura, o gado consegue se manter livre de parasitas, já que eles não se apossam do corpo com facilidade. Ele também possui alta resistência ao calor.

Conheça as linhagens

No total, o boi nelore possui três linhagens: o puro de origem (PO), o puro de origem importado (POI) e o livro especial de importação (LEI). Quer entender mais sobre eles? Confira as características de cada um a seguir:

  • PO: cruzamento genético entre os pioneiros da raça;
  • POI: originais da Índia, sem cruzamento genético;
  • LEI: animais de pesquisa, com intuito de aperfeiçoar a raça.

Características da carne nelore

Afinal, qual é a diferença entre angus e nelore? Ela está na exigência de mercado e na adaptabilidade. A raça possui médio porte e fina ossatura, o que mais se encaixa com o que a indústria procura, já que rende bem mais.

No mercado, você deve conhecer a carne nelore com o cupim e a barbela. A capa de gordura, por exemplo, é bastante similar à da angus. Porém, quando se trata da gordura total e saturada, a angus perde consideravelmente. Ficou interessado? Que tal garantir os melhores cortes com a Delly’s?

Garanta os cortes de nelore na Delly’s

Gostou de saber mais sobre a raça nelore? Agora, que tal conhecer a Delly’s, a sua distribuidora Food Service? Oferecemos excelentes opções de carnes de origem nelore. Atendemos a mais de 150 mil clientes ao redor do Brasil e temos um catálogo recheado com tudo o que você precisa para o seu estabelecimento.

Visitando o nosso catálogo, você encontra carnes de diferentes marcas, como a Friboi e a Frisa, por exemplo. A Burg, uma marca exclusiva da Delly’s, também oferece os melhores cortes. Confira as opções no site e não deixe de garantir os alimentos ideais para o seu cardápio.

Quer saber como fazer o pedido? A Delly’s explica! Você tem duas opções: cadastrar no site, selecionar os itens e fechar a compra ou, se preferir, ligar para o nosso canal de televendas (0800 212 4040). A entrega é feita em até 24 horas em algumas regiões.

Relacionados

Que tal comemorar o dia de quem nos trouxe ao mundo...
Chegou a hora de saber os tipos de carne para churrasco!...
O churrasco é, com certeza, uma das refeições mais amadas pelos...
Ao cozinhar, uma das principais questões é referente aos pontos da...

Deixe um comentário