Algumas comemorações tradicionais em todo o Brasil são reconhecidas por danças, roupas e, principalmente, comidas. Entre elas, estão os doces típicos de Festa Junina, como bolo de milho e canjica.
As comidas de Festa Junina trazem muitas memórias afetivas. Combinando ingredientes simples, que refletem a agricultura local e as tradições culinárias, os doces marcam a maioria dos brasileiros.
Eles têm muito potencial de comercialização em barracas de rua, feiras gastronômicas, festas temáticas ou lojas especializadas.
Cada região do país tem pratos mais comuns. Porém, alguns são populares por todo o Brasil. Então, por que não sair um pouco do tradicional e dar um toque especial aos clássicos?
Este artigo do blog Delly’s traz quatro receitas clássicas, mas com uma abordagem um pouco diferente. Quer saber quais são os doces típicos de Festa Junina que podem fazer você se destacar nessa época do ano? Continue a leitura a seguir!
Cocada de abóbora com especiarias
Entre os doces típicos de Festa Junina que você vai aprender aqui, o primeiro é a cocada. Existem diversas variações, como a cocada queimada e a cocada de forno, mas a receita de hoje leva abóbora e especiarias. Confira os ingredientes e o modo de preparo.
Ingredientes
- 600 g de abóbora paulista cozida e amassada;
- 300 g de coco ralado;
- 2 latas de leite condensado;
- 400 g de açúcar;
- 1 colher de chá de canela em pó Nuance;
- 1/2 colher de chá de cravo em pó Nuance;
- 1/2 colher de chá de gengibre em pó.
Modo de preparo
Coloque a abóbora já cozida e amassada em uma panela com o leite condensado, o coco e o açúcar em fogo baixo. Adicione a canela, o cravo e o gengibre. Misture até desgrudar da panela.
Despeje a mistura em uma travessa lisa e untada com manteiga. Após esfriar, corte em quadradinhos. Outra opção é fazer porções individuais na forma para ter praticidade na hora de servir ou comercializar seus doces de Festa Junina.
Bolo de milho com queijo coalho e goiabada
Entre os pratos típicos de Festa Junina, o bolo de milho é um clássico. Essa versão com queijo coalho e goiabada traz uma cremosidade que o torna ainda mais especial. Veja só!
Ingredientes
- 1 lata de milho-verde sem água;
- 1 colher de sopa de farinha de trigo;
- 360 ml de água;
- 3 ovos;
- 240 ml de óleo;
- 240 ml de leite;
- 2 copos de açúcar cristal;
- 250 g de fubá;
- 1 colher de sopa de fermento químico;
- 150 g de queijo coalho em cubos;
- 300 g de goiabada em cubos;
Modo de preparo
Adicione o milho no liquidificador com 120 ml de água. Bata até chegar a uma textura homogênea. Acrescente os ovos, o leite, o óleo, o fubá e o açúcar cristal. Bata novamente até incorporar todos os ingredientes. Adicione o fermento e bata por mais alguns segundos.
Coloque metade da massa em uma forma untada e enfarinhada. Espalhe os cubos de queijo coalho e cubra com a outra metade da massa. Leve ao forno pré-aquecido a 160º por 1h30min. Desenforme o bolo frio.
Para a calda, cozinhe os 240 ml que sobrou de água e a goiabada em cubos em fogo médio. Mexa até que os ingredientes se misturem e a calda fique no ponto desejado. Regue o bolo quando a calda estiver fria. Essa é uma ótima opção saborear vender em potinhos.
Curau de milho-verde, coco e limão-siciliano:
O curau é um dos doces típicos de Festa Junina mais apreciados pelo brasileiro. Nessa receita, ele acompanha coco e limão-siciliano, que traz um sabor cítrico e diferente.
Ingredientes
- 4 espigas debulhadas de milho;
- 1 lata de leite condensado;
- 400 ml de leite de coco;
- Suco e raspas de 1 limão-siciliano;
Modo de preparo
Bata o milho com o leite de coco até ficar homogêneo. Passe a mistura em uma peneira para extrair todo o líquido. Descarte os resíduos sólidos que ficarem na peneira. Em uma panela, adicione a mistura batida, o leite de coco, o leite condensado, o suco e as raspas do limão.
Misture e leve ao fogo médio, mexendo sempre, por 20 minutos ou até o curau atingir a consistência desejada. Transfira para refratários individuais e, se desejar, polvilhe coco ralado por cima.
Esse é um dos doces típicos de Festa Junina que combina a cremosidade do milho com o frescor do limão-siciliano, resultando em uma sobremesa tradicional, mas com um toque inovador.
Pipoca gourmet caramelada com rapadura
A pipoca-doce é um dos doces típicos de Festa Junina simples, fácil e rápido de fazer. Nessa receita gourmet, a rapadura chega trazendo um gostinho de fazenda.
Ingredientes
- 75 g de pipoca Fritz & Frida pronta estourada;
- 100 g de rapadura ralada;
- 30 ml de água.
Modo de preparo
Coloque a pipoca já pronta em uma tigela e remova todos os piruás. Em uma panela grande, coloque a rapadura ralada e água. Leve ao fogo médio, mexendo sem parar, até a rapadura derreter e formar um caramelo grosso.
Volte a pipoca para a panela e misture até cobrir com o caramelo. Deixe a pipoca esfriar antes de servir. Você pode usar saquinhos plásticos, de papel ou recipientes com tampa.
O seu arraiá fica mais completo com a Delly’s
Na Delly’s, você compra tudo que precisa para preparar os doces citados em um só lugar. No portfólio do maior distribuidor Food Service do Brasil, você encontra mais de 16 mil itens.
A Delly’s trabalha com marcas exclusivas para atender a mais de 180 mil clientes com entrega rápida. Continue navegando pelo blog para conferir receitas para o seu negócio e materiais sobre empreendedorismo!