Você sabe quais são os principais cortes de legumes? Eles auxiliam durante o preparo de receitas, transformando essa etapa em algo bem mais prático e fácil. Cada um dos tipos de cortes possui um nome bem específico. Por isso, nós, da Delly’s, ajudaremos você a entendê-los da melhor maneira.
Você já deve ter esbarrado com esses nomes em livros de receitas, mas não sabia o que significavam. É hora de deixar isso para trás e entender algumas das melhores técnicas de cozinha. Pegue o papel e a caneta para não deixar escapar nenhum dos cortes de legumes.
Antes de mais nada, é preciso entender que alguns tipos de cortes de legumes se encaixam com alimentos específicos. A Delly’s te explica cada um deles e onde encaixá-los nas suas receitas.
O allumette é aquele corte de batata-palha, bem fininho e similar a um palito de fósforo. Ele é ideal para esse legume, já que, geralmente, possui de 1 ½ mm a 2 mm de largura e de 5 mm a 6 mm de comprimento. É pequeno, mas se encaixa perfeitamente com um strogonoff, por exemplo.
O brunoise é um dos cortes de legumes mais conhecidos. Isso porque ele é utilizado para diversos tipos de alimentos, como tomates, cenouras, cebolas e pimentões, para citar alguns exemplos. Ele consiste em cortar os legumes em cubinhos pequenos de 0,3 cm x 0,3 cm. É ideal para o preparo de sopas e recheios.
O nome já dá uma pequena pista para o que o batton é direcionado. Ele é um corte tradicional de batata frita em palito, visto constantemente no mercado e nos restaurantes. Porém, ele não é restrito a esse tipo de legume. O corte costuma ter de 5 cm a 6 cm de comprimento e de 1 ½ cm a 2 cm de largura.
Você já deve ter visto o nome “chateau” por aí. Isso porque ele significa “castelo” em francês. Na culinária, ele não se assemelha nem um pouco a essa definição, já que é responsável por dar um formato de amêndoa aos legumes.
O corte de legumes em cubos do tipo “jardineira” se assemelha ao brunoise, mas com uma diferença: os cubinhos são cortados em pedaços maiores. No geral, eles tendem a ter 1 cm de largura e diâmetro. É bastante usado para saladas e guarnições simples.
O corte de legumes, como a cenoura, julienne é muito versátil. Ele é bastante utilizado para a decoração de pratos, incluindo sopas e saladas. Esse tipo consiste em cortar os alimentos em bastões bem fininhos, com 0,3 cm x 0,6 cm ou 5 cm x 3 cm.
Liard é um dos cortes de legumes menos conhecidos. Ele consiste em formatos compactos de cilindros com 3 ou 4 cm de comprimento e largura. Você o encontra em pratos mais sofisticados.
Você deve conhecer o mirepoix como o corte de legumes para arroz e carnes. Ele realmente é utilizado para esses alimentos, ainda mais se houver um molho especial envolvido. A técnica consiste em cortar os legumes em cubinhos de 8 mm de lado.
O rondelle é considerado um corte de legumes clássico, utilizado em praticamente todas as cozinhas. Como o nome já sugere, o formato é feito em rodelas, que podem ser finas ou grossas, não há uma regra delimitada sobre as medidas. Você é livre para fazer da forma que mais se encaixar com a receita.
Por fim, o vichy é um corte mais arredondado, utilizado para ensopados de carnes, por exemplo. A cenoura é o alimento que mais recebe esse tipo de corte, mas ele se encaixa perfeitamente com outros legumes.
Gostou de conhecer mais sobre os principais tipos de cortes de legumes? Aproveite para conhecer a Delly’s, a sua distribuidora Food Service! Por lá, você encontra todos os alimentos necessários, legumes ou não, para criar os melhores pratos para o seu estabelecimento.
Ficou interessado? Então, não deixe de visitar o site da Delly’s, conferir o catálogo e fazer o seu pedido. Você pode fazer de duas formas: cadastrando-se no site, selecionando os itens e fechando a compra ou, se preferir, ligando para o nosso canal de televendas (0800 212 4040). A entrega é feita em até 24 horas em algumas regiões.
A comida oriental é uma das mais ricas e diversificadas do mundo. Reúne tradições milenares…
Ter uma grande ideia para a Black Friday é uma oportunidade estratégica para restaurantes, peixarias,…
Os descartáveis e embalagens para restaurante são mais do que itens de apoio, contribuindo para…
A comissão do garçom é uma forma de incentivo ao bom atendimento, a fim de…
Saber como fazer empanado de forma consistente e padronizada é uma técnica culinária essencial para…
Já parou para pensar em como se manter competitivo em aplicativos de entrega e no…
View Comments
Gostei muito muito bem explicado.