Conheça os principais tipos de azeitonas

tipos de azeitonas

Há 5 mil anos, a azeitona faz parte da dieta de muitas pessoas. Pesquisas indicam que, entre as primeiras árvores frutíferas domesticadas pelo ser humano, está a oliveira, de onde se colhe o famoso fruto com caroço. Do Mar Mediterrâneo para o mundo, atualmente, são conhecidos diversos tipos de azeitonas.

Com o passar do tempo, as oliveiras passaram a ser cultivadas em outras regiões. Hoje, Espanha, Grécia e Itália são as maiores produtoras mundiais de azeitonas. Além dos frutos, com a moagem e a tritura, é possível produzir o azeite de oliva.

Azeitonas em receitas especiais

Entre a verde e a preta, a variedade de azeitona é imensa. Muitas pessoas acreditam que esses dois exemplos são os únicos. Contudo, o Conselho Oleícola Internacional (COI) aponta que existem 139 tipos em todo o mundo, produzidos em mais de 20 países. Todos os frutos nascem verdes, mas escurecem com o amadurecimento.

Na Dellys, é possível encontrar diversas variedades da fruta, das mais tradicionais às gourmets. Escolha a opção com as características que oferecem um toque final às receitas do seu cardápio. Uma dica: restaurantes que servem porções de aperitivos podem surpreender ao utilizar azeitonas graúdas recheadas.

A versatilidade da azeitona verde

tipos de azeitonas

A azeitona verde é a mais comum, versátil e utilizada em todo o mundo. Assim como o pimentão, a cor tem relação com o momento da colheita. Esse tipo é azedo porque não chegou ao ápice do amadurecimento. Por isso, essa variedade passa por um processo especial para tornar-se comestível.

Em baldes, sacos ou vidros, na Dellys, ela pode ser encontrada com ou sem caroço, fatiada ou inteira. Em nosso catálogo, tanto em embalagens de 120 g quanto de 2 kg, você encontra as opções mais adequadas às necessidades do seu negócio. Ter variados tipos de azeitonas no estoque faz toda a diferença, não é?

O sabor suave da azeitona preta

Em pastas, patês, antepastos, saladas ou pizzas, independentemente do cardápio oferecido pelo estabelecimento, a azeitona preta é responsável por dar um toque especial às receitas. Na Dellys, a qualidade é garantida por produtos de marcas renomadas, como Azapa, Antonella, Rili e Portobello.

Se a opção anterior está longe de amadurecer, a preta é a alternativa que já completou o processo. O tratamento dela não precisa ser tão sofisticado quanto o da outra azeitona, porque possui um sabor naturalmente mais suave. Ela também é composta por mais nutrientes, mas possui muitas calorias. Então, evite usar o ingrediente em receitas fit.

Picual: a azeitona mais famosa

A azeitona do tipo picual é a mais cultivada em todo o mundo. Por isso, ela é muito popular. Na Espanha, maior produtor mundial, essa fruta corresponde a 50% das oliveiras. Em todo o mundo, essa variedade representa 20% da plantação total.

Entre os tipos de azeitona, esse é o que possui mais ácidos graxos e antioxidantes naturais. Por isso, ele é perfeito para cardápios fit, oferecendo uma excelente ideia para quem deseja inovar. Experimente também disponibilizar blends de azeites, combinando sabores e variedades.

A mais popular na América do Sul

Natural da Espanha, a arbequina é a versão mais produtiva, visto que é extremamente adaptável. Se você deseja oferecer azeites frutados e frescos como acompanhantes ou utilizá-los em receitas mais elaboradas, procure alternativas fabricadas com essa opção entre os tipos de azeitonas.

Na Dellys, você encontra o azeite de oliva extra virgem frutado da marca tradicional Borges, em garrafas de 500 ml. Ele é feito com essa fruta, além de ser uma das opções mais populares na América do Sul, sobretudo no Brasil e no Chile. Isso porque a arbequina adaptou-se facilmente ao clima e ao solo da região.

Nem verde, nem preta

Nativa da Toscana, na Itália, a azeitona frantoio é uma das principais variedades europeias. No país de origem, ela é a mais popular. Assim, possui presença certa em inúmeras receitas tradicionais da península itálica. Por ser cultivada na Argentina e no Chile, ela também é muito consumida no Brasil.

A frantoio apresenta uma coloração especial, pois é colhida quando está na metade do processo de amadurecimento. Desse modo, contém uma pigmentação com tons marrons. Já o sabor é frutado, com toque picante e amargo em um saboroso equilíbrio.

Conheça as opções de azeites

Agora que você já conhece os principais tipos de azeitonas, pode escolher no catálogo da Dellys as opções para as receitas ou as bandejas de aperitivos de seu bar ou seu restaurante. As versões sem caroço e fatiadas garantem praticidade e aceleram o processo de produção dos pratos.

Na seção de molhos e temperos, confira diversas opções de azeite de oliva. Disponíveis em garrafas de 250 mL, 500 mL ou 1L, e embalagens de 2 L ou 5 L, você pode escolher entre alternativas frutadas, extravirgem ou compostas. Também há versões em sachês individuais, excelentes para bares, restaurantes e lanchonetes.

Diversas opções no catálogo da Dellys

Independentemente da sua especialidade, na Dellys, é possível encontrar opções dos mais variados tipos de azeitonas. Sendo assim, não deixe de conferir nosso catálogo para encontrar a alternativa ideal para o seu negócio. Em cuscuz, empadão, pizza, patês ou pães salgados, a fruta dá um toque especial.

A Dellys é o maior distribuidor Food Service do Brasil, com mais de 100 mil clientes. O atendimento é especializado e inovador, além de utilizar alta tecnologia para oferecer o melhor tratamento aos clientes. Então, conheça nosso site e nosso canal de televendas: 0800 212 4040.

Relacionados

Reduzir os custos do negócio passa por uma boa gestão empresarial. Para...
As Olimpíadas 2024 estão chegando com diversas oportunidades para os estabelecimentos brasileiros. Com...
Guardanapo de papel é uma peça que pode ser usada para...
Para que você possa escolher as melhores embalagens para delivery de...

Deixe um comentário