Conheça os principais tipos de palmito e descubra qual é o melhor

tipos de palmito

Existem diversos tipos de palmito muito utilizados em receitas nos restaurantes. Com um sabor um pouco ácido, esse ingrediente é muito saboroso, leve e versátil. Continue lendo este texto para entender quais são os principais e como utilizá-los na elaboração de pratos.

Antes de tudo, vamos responder à pergunta “o que é um palmito?”. Ele é um talo macio e fibroso que fica no topo da palmeira, próximo à folhagem. Basicamente, ele é o miolo da árvore.

Com formato de cilindro, o palmito tem uma camada de fibras enroladas com uma textura macia e lisa. Após retirado da árvore, ele é cortado, fatiado e cozido em salmoura para ser consumido depois que estiver frio. Assim, agrega ainda mais sabor às refeições do dia a dia e pode trazer diversos benefícios para o organismo

.Quais são os tipos de palmito?

tipos de palmito

Existem alguns tipos de palmito que trazem mais suculência e sabor para os alimentos. Entre as opções, é possível encontrar diversas características que fazem com que eles sejam diferentes.

Antes de escolher qual é o melhor tipo de palmito, fique atento às embalagens com água transparente e produtos que não flutuam no vidro. Se estiverem flutuando, é um sinal de que falta oxigênio. Também preste atenção se a embalagem está estufada ou amassada, pois isso indica que o palmito provavelmente está contaminado.

Palmito-açaí

O palmito-açaí é um dos mais populares, suculentos e macios entre as opções que existem. Ele começou a ter mais evidência depois que o palmito-juçara foi ameaçado de extinção. Ambos são presentes no mercado, mas a extração do tipo açaí é menos nociva.

Palmito-pupunha

O palmito-pupunha é o mais vendido e comum nos mercados. Ele também é o mais sustentável, pois possibilita que o plantio e o replantio sejam feitos em um período curto, enquanto a palmeira não morre quando é cortada.

Além disso, o miolo é mais macio, com mais fios. Possui um sabor suave e valor nutricional baixo. Uma das vantagens desse tipo é não escurecer ao ser cortado, melhor opção para pratos que o servem cru.

Palmito-juçara

O palmito-juçara é o maior e mais suculento quando comparado aos outros tipos. Ele ainda está ameaçado de extinção, cuja prática de extração é excessiva e ilegal.

Além disso, o aproveitamento é muito baixo, uma vez que apenas 10% da palmeira é usada e, ao ser cortada, a árvore morre. Entre os tipos de palmito, tem o replantio mais demorado, levando até 10 anos.

Palmito-guariroba

O palmito-guariroba é um dos mais exóticos. Ele tem um gosto amargo e uma textura firme. Ainda que seja produzido no Brasil, é pouco conhecido. Por conta do sabor forte, é um ótimo acompanhamento para as receitas ácidas, como pescados ou saladas.

Palmito-real

O palmito-real é extraído da palmeira-real, usada como planta ornamental, para decorar casas, jardins, praças, entre outros. Depois, descobriu-se que também era possível fazer a extração do palmito dessa planta.

Com a planta originária da Austrália, o sabor é leve e delicado, entre o doce e o amargo, com textura macia. Ele possui alto teor de fibras, baixo teor de açúcar e gorduras.

Benefícios do palmito

Independentemente do tipo de palmito, trata-se de um alimento rico em sódio e potássio, além de boa quantidade de zinco. Possui vitamina A, C e complexo B, que ajudam a melhorar o sistema imunológico, recuperar inflamações e auxiliar na cicatrização da pele.

Que ele é uma ótima fonte para fazer parte de uma alimentação saudável, você já viu, né? Ele ainda ajuda a melhorar o trânsito intestinal, o sono, a saciedade e o controle da pressão arterial.

Outro benefício é a variedade de combinações com o alimento, desde a parte da panificação, peixes, pratos completos e complexos até mesmo saladas. Assim, não falta opção para o cardápio do seu restaurante e benefícios para a saúde do seu cliente.

Delly’s: garanta os melhores palmitos

Agora que você já sabe quais são os tipos de palmito existentes, que tal preparar pratos contendo este ingrediente? Tortas, gratinados, refogados ou até massas são os principais atrativos.

Aproveite para renovar o seu estoque e comprar os palmitos na Delly’s. Aqui, você encontra tudo o que o seu estabelecimento precisa, em apenas alguns cliques. Entre no site, faça seu cadastro ou compre pelo número 0800 212 4040 e receba o seu pedido sem sair de casa.

Relacionados

Que tal comemorar o dia de quem nos trouxe ao mundo...
Chegou a hora de saber os tipos de carne para churrasco!...
O churrasco é, com certeza, uma das refeições mais amadas pelos...
Ao cozinhar, uma das principais questões é referente aos pontos da...

Deixe um comentário