Veja quais são os principais tipos de bacalhau

Bacalhau com limão

Você sabe quais são os principais tipos de bacalhau? É possível que já conheça aqueles que são comuns no dia a dia e em datas comemorativas. Afinal, esse pescado é um queridinho na Páscoa e pode ser feito de diversas maneiras.

Para preparar essa especiaria no seu estabelecimento, é preciso usar ingredientes de qualidade e que a deixem ainda mais deliciosa. Na Delly’s, você encontra produtos assim com ótimos preços e agilidade na entrega, facilitando a rotina. Que tal conhecer mais sobre as espécies de bacalhau para prepará-lo? Continue a leitura!

Qual é a origem do bacalhau?

A palavra “bacalhau” vem do latim baccalaureu. Pode ser uma surpresa, mas esse termo não é necessariamente o nome do peixe, mas do processo de salgar e secar os pescados. Essa prática vem de muitos anos, desde a época dos vikings (século XIX), que a usavam no peixe Gadus morhua (bacalhau-do-atlântico).

Naquela época, salgar o peixe ainda não era uma realidade, devido à inexistência do sal. Porém, o processo que os vikings utilizavam para deixá-lo seco e duro era expô-lo ao ar livre por um período. Dessa forma, os peixes aguentavam longas viagens sem estragar, servindo de alimento durante as expedições.

Somente após o ano 1000, quando o sal já existia, salgar o peixe se tornou uma realidade. Essa etapa aprimorou o processo, aumentando a conservação e tornando os pescados ideais para comercialização. Assim, esse método se espalhou e ganhou fama em diversos lugares. 

Quais são os principais tipos de bacalhau?

Depois de entender a origem do nome e do processo que envolve esse alimento, é hora de saber quais são os tipos de bacalhau e as diferenças. Separamos os peixes que podem passar pelo processo de salgar e secar. Vale ressaltar que eles só recebem o nome de bacalhau após o término das duas etapas.

Gadus morhua

Considerado o tipo de bacalhau mais nobre de todos, o Gadus morhua também pode ser chamado de bacalhau do Porto. É um peixe maior, mais largo e que gera postas grossas. Ele pode ser encontrado no mar do Oceano Atlântico Norte.

Esse peixe é ideal para qualquer tipo de receita, desde as mais simples até as mais elaboradas. Depois do processo de salgar e secar, ele fica com a pele macia, soltando facilmente. Porém, antes de prepará-lo, é necessário deixá-lo de molho na geladeira por 72 horas, trocando a água a cada seis horas por conta do sal.

Saithe

O saithe é um dos tipos de bacalhau mais populares no Brasil, principalmente na Páscoa. Assim como o Gadus morhua, ele é bastante comum no Oceano Atlântico. É um peixe mais barato, mas nem por isso deixa de ser saboroso — muito pelo contrário!

A carne do bacalhau saithe é macia e cai bem no preparo de aperitivos. Para quem gosta de bolinho de bacalhau, esse é um dos mais usados na receita. Além disso, se encaixa perfeitamente nos pratos de salada, ensopados e muito mais, ou seja, é bastante versátil. 

Ling

O bacalhau ling é pescado no Oceano Atlântico e aparenta ser mais estreito. Porém, ao ser cortado em postas, o tamanho não se difere tanto. Por esse motivo, entre os tipos de bacalhau, esse geralmente é feito de forma grelhada ou cozida.

Assim como o saithe, o ling tem a carne bastante versátil, podendo ser usada também em receitas, da mesma forma que o Gadus morhua. Quando está nos oceanos, ele parece ser um peixe intimidador, por conta do peso e tamanho. 

Bacalhau em prato

Zarbo

O bacalhau zarbo é o menor dos tipos citados acima, apesar de ter um tamanho mais alongado. Ele é bastante encontrado no Oceano Atlântico Norte. Para usá-lo em receitas, é preciso ter em mente que a carne tende a endurecer depois de desfiada. Por isso, pode ser inserida em pratos em que a textura não seja o foco.

O bacalhau do Atlântico Norte tem a carne mais firme e possui um sabor bastante suave. Você pode servi-lo frito, cozido, grelhado e assado — até mesmo inteiro. Assim, ele oferece bastante possibilidades de preparo diferenciados. 

Gadus macrocephalus

Gadus macrocephalus é conhecido como bacalhau do Pacífico e pode chegar até 500 m de profundidade nos oceanos. A carne é saborosa e com bastante oportunidades de preparo. Ela se assemelha muito ao bacalhau Gadus morhua, mesmo sendo de um lugar diferente. 

Garanta os principais tipos de bacalhau na Delly’s!

Depois de conhecer os principais tipos de bacalhau, você pode encontrá-los aqui, na Delly’s. Temos essas opções em nosso catálogo para que você possa adquirir e oferecê-lo com muita qualidade. 

A Delly’s é a maior distribuidora Food Service do Brasil, com foco na entrega de produtos conservados. Aproveite para conferir a nossa seção de pescados e garantir não só o bacalhau de sua escolha, mas também salmão, atum, cação e vários outros tipos de peixes que farão toda a diferença no seu estabelecimento.

Relacionados

Reduzir os custos do negócio passa por uma boa gestão empresarial. Para...
As Olimpíadas 2024 estão chegando com diversas oportunidades para os estabelecimentos brasileiros. Com...
Guardanapo de papel é uma peça que pode ser usada para...
Para que você possa escolher as melhores embalagens para delivery de...

Deixe um comentário