Se você é dono de restaurante, lanchonete ou qualquer outro estabelecimento do setor, precisa se preparar para lidar com o aumento de clientes e a necessidade de diversificar o cardápio durante o Natal e o Ano Novo. Neste texto, vamos dar dicas de como organizar o estoque no fim de ano. Confira!
A importância de organizar o estoque adequadamente
O aumento no movimento durante o fim do ano é uma realidade. Esse é o momento de introduzir receitas especiais, com ingredientes sazonais e pratos típicos dessas datas comemorativas.
Para a operação acontecer sem problemas, o controle e o gerenciamento dos insumos devem ser prioridade. Conheça os benefícios de investir em uma boa gestão de estoque no fim do ano:
- evita desperdícios;
- gera economia;
- promove uma gestão eficiente;
- proporciona um atendimento mais rápido e eficiente;
- reduz erros e falhas operacionais;
- facilita a reposição de itens;
- oferece maior controle sobre vendas e previsões futuras;
- aumenta a satisfação do cliente.
Como organizar o estoque para o fim de ano
Saber como organizar o estoque no fim de ano permite preparar o estabelecimento para aproveitar a alta no movimento, garantindo bom atendimento e eficiência. Veja algumas dicas.
Planejamento
Para a organização de fim de ano, é importante analisar o histórico de vendas dos anos anteriores e identificar quais são os pratos mais procurados e os ingredientes mais utilizados nesse período. Assim, é possível fazer um pedido de insumos com base em dados mais concretos.
Depois, pegue a ficha de receitas do cardápio especial e analise quais ingredientes necessitam de armazenamento específico. Isso ajudará a planejar o espaço adequadamente, utilizando utensílios específicos. Também é importante considerar as entregas e garantir que haja espaço suficiente para as embalagens.
Organização do estoque atual
Antes de sair comprando novos ingredientes, é importante verificar o que já está disponível. Então, faça uma inspeção minuciosa e liste todos os itens necessários para a preparação do cardápio de fim de ano. Separe os ingredientes de acordo com a validade e categoria.
Com as receitas em mente, compre os produtos não perecíveis com antecedência. Isso inclui temperos, farinhas, cereais, conservas e enlatados, que têm uma durabilidade maior. Dessa forma, você não corre o risco de ficar sem eles no momento em que mais precisar.
Limpeza extra
Além da limpeza regular do estabelecimento, é fundamental fazer uma faxina extra no final de ano. O aumento do movimento pode deixar o ambiente mais sujo e propenso a problemas de conservação dos alimentos.
Por isso, a lista de como organizar o estoque no fim de ano inclui uma limpeza profunda em áreas como despensa, geladeiras, câmaras frigoríficas e espaços de armazenamento.
Espaço físico existente
Na tentativa de aproveitar as promoções de fim de ano, muitos cometem o erro de comprar em excesso. Então, compre o que for necessário para o aumento da demanda, mas sem exageros. Lembre-se de que a arrumação do estoque é mais importante do que a quantidade de produtos.
Classificação e organização do estoque
Uma boa maneira de manter a gestão de estoque em dia é etiquetar e organizar os produtos e insumos. Dessa forma, fica mais fácil identificá-los e usá-los com eficiência. Não se esqueça de usar etiquetas visíveis, com as datas de validade e a categoria de cada item.
Separe os produtos perecíveis dos não perecíveis. Alimentos como carnes, laticínios e verduras devem ser guardados com cuidado, em temperaturas adequadas e sempre separados dos ingredientes mais duráveis.
Controle de entrada de mercadorias
Um dos maiores erros que um estabelecimento pode cometer é perder o controle de estoque. Para evitar que produtos fiquem vencidos ou sejam desperdiçados, é importante adotar o princípio do FIFO (First In, First Out).
Essa dica de como organizar o estoque no fim de ano funciona da seguinte forma: os produtos mais antigos devem ser usados primeiro, enquanto os novos ficam por último. Dessa maneira, evita-se o desperdício e certifica-se de que o alimento será utilizado dentro do prazo de validade.
Gestão de pessoas
O aumento no volume de clientes exige mais trabalho, mais logística e, consequentemente, mais preparação. Nesse contexto, a gestão de pessoas precisa ser parte do planejamento estratégico e ajuda na hora de entender como organizar o estoque no fim de ano.
É fundamental que a equipe — temporária ou fixa — receba treinamento adequado para lidar com o aumento de pedidos. O trabalho integrado entre o setor de compras e o time operacional é crucial para ter certeza de que os ingredientes serão usados da maneira mais proveitosa, evitando desperdício.
Conte a Delly’s para um estoque completo!
Agora que você já sabe como organizar o estoque no fim de ano, pode contar com a Delly’s para fazer o pedido de tudo o que você precisa para garantir o pleno funcionamento do seu estabelecimento. Como maior distribuidor Food Service do Brasil, asseguramos entrega rápida para as mais variadas regiões.
Faça como mais de 180 mil clientes e tenha acesso a marcas exclusivas e às melhores empresas do mercado. Evite correria e encomende os ingredientes para este fim de ano pelo site ou pelo canal 0800-212-4040.