Aprenda como fazer salmão no forno

Imagem de um pedaço de salmão

O salmão no forno é uma opção deliciosa para cardápios de restaurantes que prezam a versatilidade e a alta qualidade nas receitas. Fácil de fazer, pode ser o prato principal ou acompanhar alimentos que harmonizam bem com a opção. Deixa um gostinho de quero mais e encanta qualquer cliente apaixonado por pescados.

O salmão pode ser temperado na manteiga, no shoyu, no sal e na pimenta, em raspas de limão siciliano; temperado com alecrim, limão e salsa, crosta de castanha, amêndoas e diferentes opções de molhos. O peixe é delicioso e apreciado no mundo inteiro. Tem textura suave, sabor singular e pode ser feito com legumes.

Benefícios do salmão

Saiba que boa parte do sucesso dessa espécie de peixe tem a ver com o que ela pode proporcionar à saúde e ao bem-estar das pessoas. Confira alguns benefícios do salmão: é rico em ômega 3, auxilia a manter a saúde do coração, a prevenir obstruções nas artérias e a formação de placas de gordura.

Consumir salmão no forno ou feito de outra forma também ajuda a aumentar os minerais, as vitaminas B e D, assim como o potássio. O peixe é um ótimo antioxidante, combatendo os radicais livres e deixando as células do corpo mais fortes. Ele também beneficia os ossos, prevenindo osteoporose.

Como assar salmão no forno?

Afinal, como assar salmão no forno? Primeiro, é importante temperar o peixe; também é essencial preaquecer o item por aproximadamente 15 minutos. A textura final do pescado vai ter relação com o tempo que ele passará no fogo, mas os diferentes modos de preparo no geral são simples e duram em torno de 30 minutos.

Se desejar uma textura mais crocante na parte externa do peixe, você pode cobri-lo com castanhas trituradas, amêndoas, quinoa, cranberries, macadâmias e outras opções de grãos e oleaginosas. A crosta de temperos dá um toque especial no pescado, é gostosa e deixa o sabor ainda mais diferenciado. 

Como temperar salmão?

Aprenda como temperar salmão. Saiba que é possível fazer isso de diferentes formas, das mais simples às mais trabalhadas. Começando pelo tempero comum e básico, basta utilizar sal e limão. Se desejar, também é possível adicionar pimenta. Feito isso, é só levar o peixe com azeite ao forno.

Outra receita simples para fazer salmão no forno é usar o alecrim, o sal e o clássico shoyu. Adicione a mistura no peixe e deixe marinar por 1 hora aproximadamente; depois, é só colocar no preparo. Você pode deixar ficar dourado, não ressecado, ou, se preferir, deixar que fique apenas mal-passado. 

Imagem de um pedaço de salmão

Salmão no forno com legumes

O salmão no forno com batata é uma opção deliciosa para as receitas. Nesse caso, basta levar o peixe ao forno com batatas e bastante queijo. Para ajudar no tempero, você pode usar alecrim. Também é possível usar aspargos e diferentes tipos de vegetais. Outra opção de receita diferente é usar espinafres.

Você pode rechear o peixe com espinafres e molho de creme de leite. Pode, também, usar leite de coco ou somente uma grande quantidade de azeite temperado com ervas e sal. Além dos legumes, é possível fazer salmão no forno com laranja. Para quem gosta de um toque agridoce no prato, essa é uma ótima opção. 

Salmão com molho de maracujá

Uma dica para preparar esse peixe é usar diferentes tipos de molhos. Aprenda como fazer molho de maracujá para acompanhar o salmão. Você vai precisar de 2 maracujás azedos, 1 cebola picada, salsa, sal e pimenta a gosto e 2 colheres de sopa de manteiga.

  • Passo 1: bata a polpa do maracujá no liquidificador;
  • Passo 2: separe o suco e elimine as sementes;
  • Passo 3: derreta a manteiga, adicione a cebola picada e refogue;
  • Passo 4: acrescente o suco e misture bem;
  • Passo 5: acrescente o sal e a pimenta e deixe ferver.

Dicas de molhos para acompanhar salmão

Outras opções de molhos que harmonizam bem com salmão são: mostarda e mel, molho de camarão, molho iogurte com curry, de limão, mel e alho, manga com hortelã, molho oriental, feito com saquê, molho de soja, gengibre ralado e açúcar mascavo, de ervas, pimenta-rosa e pesto.

A maioria dos molhos pode acompanhar cebola, alho, pimenta e salsa a gosto. É importante adicionar manteiga, mexendo bem toda essa mistura no fogo quente. Não se pode esquecer do sal, ele vai proporcionar uma experiência gustativa agridoce nos molhos e no gosto final do salmão — feito no forno ou mesmo assado.

Encontre salmão para o seu restaurante aqui, na Delly’s!

Se o seu negócio tem salmão no forno no cardápio, é hora de contar com a Delly’s, uma distribuidora food service com uma linha de pescados de alta qualidade e boa procedência. As opções são disponibilizadas em diferentes formatos, como filé, em postas ou inteiro, resfriado ou congelado, com ou sem cabeça e sempre deliciosos.

Além do salmão, há outras espécies de peixes e pescados disponíveis, como tilápia, bacalhau, polaca, panga, merluza e surubim. Há, também, camarão, cação, tucunaré, traíra, cavalinha, dourada, tambaqui, mapará, sardinha, corvina e atum. Marcas como a Pesquali ainda oferecem Kani Kama congelado e anéis de lula — com entrega em 24h a depender da localidade.

Relacionados

A torta de milho é um prato delicioso e versátil, perfeito...
Esta combinação é perfeita para um aperitivo.
O curau com cumaru é uma deliciosa sobremesa que combina o...
Um bolo tradicional e saboroso!

Deixe um comentário