Confira as principais dicas de como abrir uma pizzaria

Imagem de pizzas sendo servidas

Começar um novo negócio pode ser desafiador, não é mesmo? Vários aspectos devem ser levados em consideração, especialmente na área da alimentação, como pizzarias, hamburguerias, etc. Pensando nisso, a Delly’s reuniu algumas dicas de como abrir uma pizzaria. Confira a seguir!

1. Defina o seu modelo de negócio

Seja para um projeto de pizzaria pequena ou grande, definir o modelo de negócio é um passo muito importante para iniciar o empreendimento. Esse formato é relativo ao modo como o restaurante irá funcionar. Nesse sentido, existem quatro opções mais famosas:

  • à la carte: o cliente escolhe os sabores de acordo com um cardápio;
  • rodízio: é fixado um valor que dá acesso a diversos sabores de pizza servidos de forma contínua;
  • fast food: o estabelecimento comercializa as pizzas no formato de pedaços, conforme o modelo americano de fast food;
  • delivery: a pizzaria trabalha apenas com a entrega das pizzas.

Pelas características principais, dá pra perceber que cada modelo de negócio exige um planejamento diferente. Por isso, essa é uma das principais dicas de como abrir uma pizzaria. A partir disso, você pode definir outros aspectos importantes, como cardápio, espaço para comercialização, etc.

2. Escolha o local da pizzaria

A localização de qualquer negócio é muito importante. Além de compor a identidade visual, ela influencia no público e sucesso do negócio. O ideal para essa escolha é fazer uma pesquisa de mercado e entender quais pontos têm mais movimentação, especialmente na parte da noite.

É claro que o valor do próprio imóvel também faz diferença na escolha. Algumas regiões são mais valorizadas do que outras, por isso, aluguel e compra podem ser um pouco mais caros. Além disso, veja se o local conta com o espaço ideal para o modelo de pizzaria escolhido.

3. Resolva exigências legais

Uma das dicas de como abrir uma pizzaria é cuidar da parte legal de forma antecipada. Para qualquer negócio, é necessário fazer registro na Junta Comercial, na Secretaria da Receita Federal (para CNPJ), na Prefeitura (para alvará de funcionamento) e no Corpo de Bombeiros (para exigências de segurança).

Além disso, é necessário se cadastrar na Caixa Econômica Federal no sistema Conectividade Social – INSS/FGTS. Ainda é importante consultar o endereço escolhido na Prefeitura para ver se é possível abrir aquele negócio no local desejado, por conta da Lei do Zoneamento. Observe também se a pizzaria respeita todas as determinações do Código de Defesa do Consumidor.

4. Monte o seu cardápio

Definir o cardápio é um dos passos mais importantes para começar o negócio. Para isso, você precisa definir os sabores disponíveis, tanto doces quanto salgados; as bebidas que serão disponibilizadas e se o local oferecerá algo além de pizzas, como entradas, calzones ou porções de fritas, carnes, etc.

No caso das bebidas, considere não apenas as bebidas prontas, como refrigerantes e sucos, mas também drinks e outros preparos que estarão disponíveis para os clientes. Com tudo isso definido, você conseguirá listar os ingredientes necessários para os preparos.

Imagem de uma pessoa colocando uma pizza numa caixa

Um dos passos mais importantes para aprender como montar uma pizzaria é o controle de estoque. Afinal, é necessário ter uma frequência na compra e entrega dos ingredientes para os preparos, especialmente em casos de restaurantes com rodízio. Nesse sentido, considere alguns conceitos:

  • giro de estoque: número de vezes que o capital investido no estoque volta para o negócio por meio das vendas;
  • cobertura de estoque: período que o estoque consegue cobrir as vendas futuras;
  •  nível de serviço: oportunidades perdidas pela falta de estoque.

Depois de definir tudo que terá no cardápio, lembre-se de montar um modelo físico e digital dele. Assim, você poderá colocá-lo no restaurante físico ou distribuir por meio de panfletos. Com as vias digitais, você pode fazer a divulgação em redes sociais, que têm um grande alcance.

5. Organize o local e escolha a equipe

Se quer entender como abrir uma pizzaria, saiba que a organização do local faz muita diferença. Comece pela cozinha, que deve ter espaço o suficiente para o preparo das pizzas em um curto período de tempo. Caso tenha um espaço para comer no salão, organize as mesas de forma que não atrapalhe o fluxo de pessoas, tanto funcionários quanto clientes.

Uma das dicas de como abrir uma pizzaria é separar um espaço no local para o armazenamento dos ingredientes. Vale lembrar que alguns precisam estar refrigerados, então é preciso instalar os equipamentos necessários para mantê-los sempre fresquinhos.

Além disso, organize os banheiros, que são espaços utilizados com frequência pelos clientes. Finalizada a organização do local, é hora de escolher a equipe e treiná-los para suas devidas funções na pizzaria, levando em consideração todas as regras do CDC.

Para os restaurantes exclusivos de delivery ou com esse serviço disponível, uma das dicas de como abrir uma pizzaria é definir se vai ter funcionários dedicados a essa tarefa ou se prefere terceirizar. Independentemente da alternativa, é importante definir um horário para entregas, que deve estar indicado no cardápio.

Conte com a Delly’s para abrir uma pizzaria!

Depois de conferir essas dicas e ideias para pizzarias, que tal conhecer a Delly’s? Somos a principal distribuidora food service da América Latina, atendendo a mais de 150 mil clientes. 

Aqui, você encontra todos os ingredientes que precisa para montar as pizzas do seu cardápio. Acesse o site da Delly’s ou ligue para o consultor de vendas (0800-212-4040). Venha conferir!

Relacionados

Que tal comemorar o dia de quem nos trouxe ao mundo...
Você quer iniciar um negócio próprio, mas não sabe por onde...
Criar uma boa divulgação de restaurante é essencial para chamar a...
A certidão de nascimento é o primeiro registro público de uma...

Deixe um comentário