O final do ano é cheio de oportunidades para aumentar a rentabilidade dos estabelecimentos. As festividades mobilizam as pessoas em busca de presentes, na preparação das ceias e nos encontros com amigos e familiares. Por isso, é indispensável saber estratégias de como vender mais no Natal.
As datas comemorativas podem e devem ser aproveitadas para gerar mais vendas. O Natal, em especial, é uma oportunidade única para atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. Continue a leitura e descubra dicas importantes.
Ofereça produtos tradicionais da época
Oferecer produtos tradicionais da época, como panetones, é uma excelente maneira de atrair clientes e alavancar as vendas no Natal. Invista em ofertas presenteáveis (como combos, kits e cestas) que reúnam uma seleção de suas melhores mercadorias natalinas.
Muitas empresas entregam kits de Natal para os colaboradores. Então, uma ideia interessante de como vender mais no Natal é ir atrás de parcerias locais e oferecer produtos para serem distribuídos. Para aumentar ainda mais o lucro, faça um preço especial para os parceiros que comprarem em grande quantidade.
Desenvolva cardápios personalizados
Inclua pratos típicos no cardápio do estabelecimento, não somente na noite especial, mas durante todo o mês. Dessa forma, as pessoas podem entrar no clima e já ir experimentando as receitas, caso queiram encomendar ou reservar um lugar para a ceia.
Enquanto restaurantes têm a opção de incluir as receitas clássicas, padarias e confeitarias podem apostar em doces típicos, como panetones e rabanadas. Quanto a pizzarias e hamburguerias, uma boa ideia é criar versões natalinas das receitas já tradicionais, como pizzas com ingredientes festivos ou hambúrgueres temáticos.
Capriche na ambientação
Outra dica de como vender mais e melhor no Natal é entrar no clima e decorar o estabelecimento. Não precisa ser nada muito extravagante, já vale colocar uma árvore-de-natal, bolinhas discretas ou apenas a música ambiente. A ideia é incorporar a magia da data, fazendo com que os clientes se sintam mais à vontade.
Prepare-se para os eventos de Natal
Os eventos são um dos principais responsáveis pelo aumento das vendas no Natal. Nessa época, empresas, grupos de amigos e familiares se reúnem para as famosas confraternizações de fim de ano. Então, esteja preparado para receber grandes grupos de pessoas.
Uma dica é disponibilizar o estabelecimento para eventos fechados ou trabalhar com um menu personalizado para esses grupos. Ofereça desconto para números maiores de pessoas e faça parceria com as empresas da região para não perder oportunidades de vendas no Natal.
Faça uma lista de reserva
Proporcione mais praticidade e conforto para os clientes e abra uma lista de reserva para a ceia natalina. Com ela, é possível se preparar para a demanda certa, evitando correria e desperdícios.
Além disso, fica mais fácil adaptar estratégias para atrair mais clientes até completar a lista. Por exemplo, que tal dar um desconto ou um brinde para clientes que fizerem reservas antecipadas? Além de incentivar as reservas, isso ajuda a planejar a demanda.
Ofereça encomendas
Com essa opção, os clientes podem encomendar a ceia sem se preocupar com preparos e correria na cozinha. Para incentivá-los ainda mais, ofereça um brinde ou desconto especial para quem realizar pedidos até uma certa data.
Reforce a presença online
Na lista de dicas de como vender mais no Natal, a presença online não pode ficar de fora. Fazer uma boa divulgação nas redes sociais é uma excelente ideia para atrair clientes. Então, invista em uma sessão de fotos especial para produtos e pratos natalinos e aposte em chamadas que encantem e gerem curiosidade.
Lembre-se de que muitos planejam a ceia com bastante antecedência, então comece a divulgação logo. Pelo menos um mês antes do Natal, já é hora de postar promoções e listas de reservas e encomendas.
Dicas de como se preparar para a demanda de Natal
Agora que você já sabe como vender mais no Natal, é necessário entender como se preparar para a alta demanda. Veja abaixo as principais dicas de como se planejar e entregar para os clientes o melhor que seu estabelecimento tem para oferecer:
- planejamento: faça uma lista completa dos produtos e insumos que serão necessários. Assim, é possível garantir o pedido e bons preços com os fornecedores;
- organização: mantenha o estoque organizado e categorizado. Isso facilita o acesso aos ingredientes e tudo mais que você precisa;
- praticidade: garanta produtos de qualidade e que facilitem as rotinas da cozinha. Por exemplo, invista em frutas congeladas e alimentos pré-prontos e já picados;
- capacidade de produção: avalie a capacidade da equipe em lidar com a alta produção. Caso necessário, contrate e treine pessoal extra;
- logística: caso o estabelecimento trabalhe com entregas de ceia, planeje a logística com antecedência. Isso ajuda bastante a evitar atrasos;
- limites: o lema é vender bem para vender sempre. Conheça seus limites de atendimento e garanta uma experiência incrível para os clientes.
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