Como empreender do zero: confira 7 dicas valiosas para iniciar seu negócio

como empreender do zero

Você quer iniciar um negócio próprio, mas não sabe por onde começar ou não conhece esse mundo de empreendimentos? Antes de mais nada, é preciso ter consciência de que não existe uma fórmula mágica que ensina como empreender do zero sem correr riscos ou seguindo um roteiro. 

O que existe são dicas importantes para que você siga um bom caminho de acordo com aquilo em que pretende empreender. Para ajudar, reunimos todas elas neste conteúdo do blog da Delly’s. Assim, é possível identificar o que faz sentido para você e colocar em prática. Acompanhe!

Descubra o que você gosta!

Antes de iniciar qualquer tipo de negócio, é necessário identificar suas paixões, aspirações, saber quais são suas principais habilidades e o que você não faria. Ou seja, delimitar as áreas de atuação vai ajudar bastante a entender como empreender do zero. 

Assim, não há risco de tentar empreender em alguma tendência que esteja fazendo sucesso para só depois descobrir que não gosta daquilo. Além de ser frustrante, você pode não estar contando com os gastos que virão a longo prazo.

Tenha uma ideia clara e diferenciada

Diferenciada não quer dizer algo que vá mudar o mundo, mas pense em começar a empreender com algo que tenha um diferencial. Por exemplo, se deseja abrir um restaurante, pense no que poderá encantar o público no seu cardápio: é o tempero? São os pratos diferentes? É o preparo especial?

Empreender do zero não é fácil e os desafios serão muitos, mas, com uma ideia bem definida do que deseja, as coisas podem ficar mais simples. Por isso, delimite bem os seus objetivos. 

Dicas para empreender do zero

como empreender do zero

Separamos um passo a passo que pode auxiliar nessa nova jornada profissional, em que muitas dúvidas podem aparecer. São dicas para empreender do zero com grandes chances de sucesso empresarial. Vamos lá!

Defina um negócio e o público

Como dissemos, o primeiro passo é definir com o que você quer trabalhar. Saber como empreender do zero é importante, principalmente para conseguir delimitar seus serviços e clientes.

Para saber como empreender do zero em determinada localidade, você precisa avaliar a região em que quer ter seu ponto. Outra coisa importante é definir o público-alvo e a persona para conseguir atingi-los com o que precisam. 

Com essas duas coisas em mente, é possível pensar em localização, preços, materiais etc. Ou seja, o primeiro passo irá direcionar seus esforços, calculando a rota mais adequada. É nesse momento que será possível identificar também oportunidades de investimento.

Estude o mercado

Depois de definir o que quer fazer, é necessário realizar um estudo do nicho em que vai se inserir. Por exemplo, se deseja se especializar no ramo de bebidas, estude o mercado em que pretende entrar, a região e o que as pessoas mais consomem por lá. 

Não se esqueça de fazer também uma análise da concorrência. Veja o que os seus concorrentes, que já estão no mercado há mais tempo, têm feito. Analise os erros e acertos, o que você pretende fazer de diferente etc. Pode ser interessante ter algum lugar para se inspirar no início. 

Online ou físico?

Se os seus serviços podem ser entregues, por exemplo, reavalie a necessidade de uma loja física. Você pode aprender como empreender online do zero e botar a mão na massa de forma digital, com envio dos produtos para os clientes.

Isso serve também para restaurantes com o sistema de delivery. Vale a pena avaliar se é rentável abrir um ponto físico para receber os clientes ou trabalhar somente com as entregas diretamente na casa deles. 

Monte um plano de negócios

Esse é o primeiro e principal documento do seu estabelecimento. Nele, estarão todas as orientações do seu negócio, como ele vai funcionar e o que é preciso para atingir as metas e objetivos. Nessa etapa, defina o tipo de empresa que terá, se haverá sócios e qual será o porte.

Além dessas informações, o plano de negócios precisa conter a estratégia de marketing, o capital de giro, o fluxo de caixa e outros pontos importantes que devem ser registrados. Essas informações são valiosas e você precisa delas para tomar qualquer tipo de decisão. 

Verifique a parte financeira

Já há insumos financeiros suficientes para iniciar o negócio ou você precisará de crédito no banco? Esse é um passo importante, pois movimentará todos os tipos de investimento que serão feitos para o estabelecimento crescer.

Às vezes, é necessário ter um capital inicial; se você tiver uma boa linha de crédito, pode ser interessante utilizá-la. É importante que o seu negócio consiga ter lucro suficiente para quitar esse investimento ao longo dos anos. 

Invista na sua marca

O marketing pode fazer toda a diferença para o seu negócio ser um sucesso. Por isso, crie um logotipo, pense nas cores da sua marca e invista nela. Afinal, é com ela que o público terá o primeiro contato, não com os seus serviços. 

Não se esqueça da divulgação. Uma das ideias para empreender do zero é ter perfis nas redes sociais, investir em anúncios pagos e tornar a marca conhecida. Avalie em quais serviços quer colocar seus esforços. 

Mão na massa

Com tudo pronto, faça seus serviços serem um sucesso. Compre produtos de qualidade (como os itens da Delly’s), invista em um ambiente aconchegante e cuide da sua clientela. 

Depois disso, acompanhe os resultados e mude as estratégias conforme necessário. É fundamental saber o que está dando certo para que seu empreendimento continue a crescer.

A Delly’s está pronta para ajudar o seu estabelecimento!

Se você está pensando em abrir um restaurante, café ou lanchonete, a Delly’s está sempre pronta para ajudar! Estamos aqui para auxiliar você a entender como empreender do zero e contar com os melhores produtos. 

A Delly’s é o maior distribuidor Food Service do Brasil, atendendo a mais de 180 mil clientes. Seja um deles também e faça seus pedidos pelo site ou pelo telefone: 0800-212-4040. Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das principais dicas de empreendedorismo!

Relacionados

Que tal comemorar o dia de quem nos trouxe ao mundo...
Você quer iniciar um negócio próprio, mas não sabe por onde...
Criar uma boa divulgação de restaurante é essencial para chamar a...
A certidão de nascimento é o primeiro registro público de uma...

Deixe um comentário