Você sabe como dessalgar bacalhau? Este processo é necessário antes do preparo de qualquer receita com o pescado: bacalhau no forno, torta de bacalhau, postas com azeite e alho ou até deliciosos bolinhos de bacalhau. Sem dessalgá-lo, o resultado não será como o desejado.
Dessalgar o bacalhau é uma tarefa mais simples do que imaginamos. É comum encontrar pessoas que preferem comprá-lo já dessalgado por um preço mais elevado do que fazer esse procedimento à mão. Pensando na economia, que tal aprender o passo a passo de dessalgue?
Continue a leitura para ver em detalhes:
Antes de passarmos para a explicação de como dessalgar o bacalhau, é preciso pontuar o tempo que cada formato de bacalhau necessita para ser dessalgado. Após esse processo, o pescado pode ser congelado por seis meses. O ideal é pincelar o corpo com azeite e colocá-lo em um pote hermeticamente fechado.
Na hora de preparar, evite ferver o pescado. O processo de dessalgar o bacalhau dispensa essa necessidade. Trate-o como qualquer outro peixe, tendo bastante cuidado para a pele não desmanchar. Se desejar que ele passe por um pré-cozimento, apenas o escalde em água quente.
– Leia também: Receitas com bacalhau: aprenda pratos para servir em seu restaurante
Aprender como tirar o sal do bacalhau é muito simples e rápido. Tudo o que você precisa é separar o bacalhau, a água gelada e o gelo. Tendo esses ingredientes em mãos, lave bem o pescado para retirar o excesso de sal.
Em seguida, transfira o bacalhau para uma tigela com água gelada. Ele precisa ficar submerso para dessalgar completamente. Adicione o gelo e deixe o pescado descansar durante as horas determinadas acima para cada formato de peixe.
Vamos levar em conta que você deseja aprender como dessalgar o bacalhau desfiado. Após deixar a tigela com o bacalhau submerso em água fria durante as primeiras três horas, descarte a água e repita o processo para deixá-lo descansando por mais três horas.
Feito isso, experimente o bacalhau e veja se está no ponto. Caso não esteja, repita o processo mais uma vez. Quando estiver dessalgado o suficiente, é só escorrer o pescado e usá-lo para o preparo de receitas.
Quer aprender a como dessalgar bacalhau rápido? Tudo o que você precisa é de sal (três colheres de sopa para cada quilo) e água. Comece lavando o bacalhau para retirar o excesso de sal. Transfira-o para uma panela com água e deixe o pescado submerso, dois dedos abaixo do topo. Adicione o sal e misture.
Em seguida, leve a panela ao fogo médio até começar a soltar espuma. Feito isso, é só desligar o fogo e escaldar o bacalhau. Descarte a água e lave novamente o pescado antes de iniciar o preparo. Fácil, não é?
Você sabe como tirar o sal do bacalhau com leite? O passo a passo é similar aos anteriores, deixando o bacalhau pronto de forma muito prática. Primeiro, comece lavando o bacalhau para retirar o excesso de sal. Em seguida, coloque o pescado em uma panela e acrescente água até um dedo acima do peixe.
Em seguida, leve a panela ao fogo médio alto, mas tome cuidado para não deixar ferver. Desligue o fogo quando perceber que a água começou a soltar uma pequena espuma. Deixe descansar de dois a cinco minutos. Você perceberá que o bacalhau está começando a soltar.
Elimine o líquido e encha a panela novamente com água corrente. Separe completamente o bacalhau com as mãos. Enxague mais um pouco o pescado na água e coloque outra vez na panela. Agora, cubra o peixe com leite integral. Leve ao fogo médio alto até que o leite borbulhe.
Deixe descansar na panela fechada por, pelo menos, 20 minutos. Vá experimentando para perceber se o bacalhau está no ponto. Cuidado para não eliminar completamente o sal. Caso o bacalhau esteja bem salgado, estenda o tempo até, no máximo, 40 minutos. Finalizada essa etapa, ele está pronto!
Tecnicamente é possível, mas não é recomendado. O micro-ondas aquece de forma desigual e tende a pré-cozinhar partes do pescado antes que o sal saia completamente, o que prejudica a textura, a suculência e o resultado final, especialmente em lombos e postas grossas.
Em pequenas porções desfiadas ou postas muito finas, quando não houver alternativa e você aceitar perda de qualidade, você pode usar o eletrodoméstico. Nesse caso:
A Delly’s é a maior distribuidora Food Service do Brasil. Com mais de 150 mil clientes atendidos, hoje, somos referências na distribuição de alimentos “fora do lar”. Por isso, que tal garantir o bacalhau ideal para o seu estabelecimento com a gente? Além dele, temos uma enorme variedade de pescados, como salmão, atum, frutos do mar e muito mais.
– Leia também: Tipos de bacalhau: quais são os principais e suas diferenças
A comida oriental é uma das mais ricas e diversificadas do mundo. Reúne tradições milenares…
Ter uma grande ideia para a Black Friday é uma oportunidade estratégica para restaurantes, peixarias,…
Os descartáveis e embalagens para restaurante são mais do que itens de apoio, contribuindo para…
A comissão do garçom é uma forma de incentivo ao bom atendimento, a fim de…
Saber como fazer empanado de forma consistente e padronizada é uma técnica culinária essencial para…
Já parou para pensar em como se manter competitivo em aplicativos de entrega e no…