Você sabia que existem diferentes tipos de farinha de trigo? Eles são bastante utilizados na produção de pães, bolos, massas e tortas, por exemplo. Porém, a utilidade não para por aí.
Para você conhecer um pouco mais sobre esse ingrediente, preparamos um conteúdo completo com todos os tipos de farinha de trigo. Confira e entenda as utilidades e características de cada um deles.
A farinha de trigo é produzida a partir da moagem do trigo. Ela é bastante conhecida pelo glúten, o que oferece elasticidade à massa e influencia diretamente a textura dos alimentos, principalmente pães e bolos. O teor desse ingrediente varia conforme o tipo de trigo envolvido (duro ou comum).
A produção dos tipos de farinha de trigo não é padronizada, o que pode gerar diferença nos resultados obtidos na cozinha. Por isso, vale verificar qual farinha você comprou e se ela é indicada para o alimento que será produzido.
Não dá para imaginar que a farinha de trigo e todos os seus componentes contam com um pouco de física. Mas é verdade, a força deste produto está relacionada à quantidade de glúten presente em sua composição. Tudo isso vai influenciar o resultado das receitas, como os pães, que precisam dessa forcinha para crescer.
Quando a farinha é forte, ela consegue absorver mais água e fica mais hidratada. Sendo assim, acaba se tornando mais resistente e cresce mais. Existem fórmulas físicas e matemáticas para determinar como esse ingrediente pode render mais ou menos na sua receita. Complexo, né? A culinária também exige cálculos.
Existem sete principais tipos de farinha de trigo, e elas são classificadas em: 0; 00; 000; 0000; 1; 2; e integral. Que tal conhecer um pouco mais sobre cada uma delas? A Delly’s ajuda você a entender melhor qual é a indicação e os ingredientes presentes nelas.
Ótima opção para ser usada em massas frescas, a farinha de trigo do tipo 0000 passa por um processo de moagem extremamente fino, o que garante uma textura leve e suave. É ideal para a utilização em confeitarias e possui um ótimo rendimento.
Esse tipo de farinho chamado de 000 bem refinado é ideal para massas leves, logo, é comumente usado na produção de bolos e tortas. Isso porque sua textura acaba sendo mais fina, ajudando na produção desses alimentos com mais eficiência.
A farinha de trigo 00 é produzida com grãos mais fracos, o que deixa o teor de glúten bem baixo. Ela é caracterizada por ser mais leve (de fácil absorção pelo organismo), aerada e 100% natural. Se você deseja preparar tortas e bolos, por exemplo, essa é a opção ideal.
Esse tipo de farinha tem um custo um pouco mais elevado, já que não é produzido no Brasil. Países como Argentina e Itália são mestres na sua produção, por isso, o ingrediente é importado constantemente de lá, o que pode encarecer um pouco.
Mas não se preocupe: existe uma maneira de transformar um dos tipos de farinha de trigo (tipo 1) para deixá-lo bastante similar à 00. Tudo o que você precisa fazer é acrescentar duas colheres de sopa de amido de milho para cada xícara de chá de farinha. Peneire bem e a massa ficará mais leve e aerada.
A farinha de trigo do tipo 0 tem um teor de glúten um pouco maior que a anterior. A massa é um pouco mais volumosa, contém mais ferro e é naturalmente branqueada. Esse tipo de ingrediente é indicado para o preparo de pizzas, massas e pães.
A farinha de trigo do tipo 1 é a mais comum no mercado. Isso porque ela balanceia o melhor dos dois mundos, ou seja, traz grãos fracos e fortes. Ela também pode ser natural ou quimicamente branqueada. É ideal para a produção de pães, doces e massas frescas.
Fugindo um pouco de pães, massas e bolos, a farinha de trigo do tipo 2 é ideal para a produção de biscoitos. Ela é um pouco mais amarelada, pois é produzida com a parte externa do trigo, garantindo uma carga nutricional bem mais alta.
Por fim, a farinha de trigo integral é produzida a partir da moagem do grão de trigo inteiro, o que consiste em casca, gérmen e endosperma. Em termos nutricionais, ela é extremamente benéfica, destacando-se em meio às anteriores. Ela é rica em vitaminas e fibras que não existem no tipo de trigo branco, por exemplo.
Tudo depende do que você vai oferecer no comércio. Se a farinha de trigo com fermento é um ingrediente essencial, não deixe de utilizá-la. Se não for, não use. Isso pode impactar diretamente o resultado final do preparo. Então, vale a pena optar pela opção mais adequada para os tipos de preparo que você faz no seu estabelecimento.
Sabemos que muitos produtos são importantes para o dia a dia dos estabelecimentos alimentícios. Por isso, não deixe de visitar o site e encontrar o que mais se encaixa no que você procura.
A Delly’s é o maior distribuidor Food Service do Brasil e trabalha com as principais marcas do mercado. Quer saber como garantir os tipos de farinha de trigo? É só acessar o nosso site, fazer seu cadastro/login, inserir os produtos no carrinho e fechar a compra. A entrega é feita em até 24 horas, dependendo da região. Atendemos a mais de 180 mil clientes e o próximo pode ser você!
A comida oriental é uma das mais ricas e diversificadas do mundo. Reúne tradições milenares…
Ter uma grande ideia para a Black Friday é uma oportunidade estratégica para restaurantes, peixarias,…
Os descartáveis e embalagens para restaurante são mais do que itens de apoio, contribuindo para…
A comissão do garçom é uma forma de incentivo ao bom atendimento, a fim de…
Saber como fazer empanado de forma consistente e padronizada é uma técnica culinária essencial para…
Já parou para pensar em como se manter competitivo em aplicativos de entrega e no…