Tipos de farinha de trigo: conheça cada um deles!

farinha com trigo em cima.

Você sabia que existem diferentes tipos de farinha de trigo? Eles são bastante utilizados na produção de pães, bolos, massas e tortas, por exemplo. Porém, a utilidade não para por aí. 

Para você conhecer um pouco mais sobre esse ingrediente, preparamos um conteúdo completo com todos os tipos de farinha de trigo. Confira e entenda as utilidades e características de cada um deles.

Farinha de trigo: o que é esse ingrediente?

A farinha de trigo é produzida a partir da moagem do trigo. Ela é bastante conhecida pelo glúten, o que oferece elasticidade à massa e influencia diretamente a textura dos alimentos, principalmente pães e bolos. O teor desse ingrediente varia conforme o tipo de trigo envolvido (duro ou comum).

A produção dos tipos de farinha de trigo não é padronizada, o que pode gerar diferença nos resultados obtidos na cozinha. Por isso, vale verificar qual farinha você comprou e se ela é indicada para o alimento que será produzido.

Não dá para imaginar que a farinha de trigo e todos os seus componentes contam com um pouco de física. Mas é verdade, a força deste produto está relacionada à quantidade de glúten presente em sua composição. Tudo isso vai influenciar o resultado das receitas, como os pães, que precisam dessa forcinha para crescer.

Quando a farinha é forte, ela consegue absorver mais água e fica mais hidratada. Sendo assim, acaba se tornando mais resistente e cresce mais. Existem fórmulas físicas e matemáticas para determinar como esse ingrediente pode render mais ou menos na sua receita. Complexo, né? A culinária também exige cálculos.

Veja quais são os principais tipos

Existem sete principais tipos de farinha de trigo, e elas são classificadas em: 0; 00; 000; 0000; 1; 2; e integral. Que tal conhecer um pouco mais sobre cada uma delas? A Delly’s ajuda você a entender melhor qual é a indicação e os ingredientes presentes nelas. 

Farinha de trigo do tipo 0000

Ótima opção para ser usada em massas frescas, a farinha de trigo do tipo 0000 passa por um processo de moagem extremamente fino, o que garante uma textura leve e suave. É ideal para a utilização em confeitarias e possui um ótimo rendimento.

Farinha de trigo do tipo 000

Esse tipo de farinho chamado de 000 bem refinado é ideal para massas leves, logo, é comumente usado na produção de bolos e tortas. Isso porque sua textura acaba sendo mais fina, ajudando na produção desses alimentos com mais eficiência. 

Farinha de trigo do tipo 00

A farinha de trigo 00 é produzida com grãos mais fracos, o que deixa o teor de glúten bem baixo. Ela é caracterizada por ser mais leve (de fácil absorção pelo organismo), aerada e 100% natural. Se você deseja preparar tortas e bolos, por exemplo, essa é a opção ideal.

Esse tipo de farinha tem um custo um pouco mais elevado, já que não é produzido no Brasil. Países como Argentina e Itália são mestres na sua produção, por isso, o ingrediente é importado constantemente de lá, o que pode encarecer um pouco.

farinha de trigo em tigela.

Mas não se preocupe: existe uma maneira de transformar um dos tipos de farinha de trigo (tipo 1) para deixá-lo bastante similar à 00. Tudo o que você precisa fazer é acrescentar duas colheres de sopa de amido de milho para cada xícara de chá de farinha. Peneire bem e a massa ficará mais leve e aerada.

Farinha de trigo do tipo 0

A farinha de trigo do tipo 0 tem um teor de glúten um pouco maior que a anterior. A massa é um pouco mais volumosa, contém mais ferro e é naturalmente branqueada. Esse tipo de ingrediente é indicado para o preparo de pizzas, massas e pães.

Farinha de trigo do tipo 1

A farinha de trigo do tipo 1 é a mais comum no mercado. Isso porque ela balanceia o melhor dos dois mundos, ou seja, traz grãos fracos e fortes. Ela também pode ser natural ou quimicamente branqueada. É ideal para a produção de pães, doces e massas frescas.

Farinha de trigo do tipo 2

Fugindo um pouco de pães, massas e bolos, a farinha de trigo do tipo 2 é ideal para a produção de biscoitos. Ela é um pouco mais amarelada, pois é produzida com a parte externa do trigo, garantindo uma carga nutricional bem mais alta.

Farinha de trigo integral

Por fim, a farinha de trigo integral é produzida a partir da moagem do grão de trigo inteiro, o que consiste em casca, gérmen e endosperma. Em termos nutricionais, ela é extremamente benéfica, destacando-se em meio às anteriores. Ela é rica em vitaminas e fibras que não existem no tipo de trigo branco, por exemplo.

Farinha de trigo com fermento ou sem?

Tudo depende do que você vai oferecer no comércio. Se a farinha de trigo com fermento é um ingrediente essencial, não deixe de utilizá-la. Se não for, não use. Isso pode impactar diretamente o resultado final do preparo. Então, vale a pena optar pela opção mais adequada para os tipos de preparo que você faz no seu estabelecimento.

Encontre todos os tipos de farinha de trigo na Delly’s!

Sabemos que muitos produtos são importantes para o dia a dia dos estabelecimentos alimentícios. Por isso, não deixe de visitar o site e encontrar o que mais se encaixa no que você procura.

A Delly’s é o maior distribuidor Food Service do Brasil e trabalha com as principais marcas do mercado. Quer saber como garantir os tipos de farinha de trigo? É só acessar o nosso site, fazer seu cadastro/login, inserir os produtos no carrinho e fechar a compra. A entrega é feita em até 24 horas, dependendo da região. Atendemos a mais de 180 mil clientes e o próximo pode ser você!

Relacionados

As Olimpíadas 2024 estão chegando com diversas oportunidades para os estabelecimentos brasileiros. Com...
Guardanapo de papel é uma peça que pode ser usada para...
Para que você possa escolher as melhores embalagens para delivery de...
Buscar ideias para vender no Dia dos Pais é uma excelente forma de...

Deixe um comentário