Confira qual é o dia da Páscoa e outras curiosidades sobre a data!

mãe e filho na cozinha decorando ovos representando qual é o dia da Páscoa

Para os amantes de chocolate, peixes e outras comidas saborosas, o mês de abril é para lá de especial! Se você não sabe o motivo, provavelmente tem dúvidas sobre qual é o dia da Páscoa

Comemorada anualmente, a Páscoa normalmente acontece entre os dias 22 de março e 25 de abril. O feriado, de origem religiosa, é marcado por almoços em família, com mesas fartas.

Pensando nisso, agora que você já sabe quando é a Páscoa, nada melhor que ficar por dentro das curiosidades sobre a comemoração! Neste artigo, a Delly’s preparou uma lista recheada de detalhes sobre o feriado. Interessou-se? Venha com a gente e confira!

1. O que significa Páscoa? 

Para começar, você já se perguntou qual é o significado da Páscoa? Apesar de fazer referência a uma comemoração cristã, a palavra, de origem hebraica, vem de “pessach”, que significa “passagem”, e comemora um grande marco na história dos judeus: a travessia do mar Vermelho ao se libertar de um longo período de escravidão no Egito, datada em 1513 a.C.

Antes disso, a data já era utilizada pelos povos que habitavam a bacia do Mediterrâneo, que celebravam a chegada da primavera e agradeciam aos deuses pela colheita. Foi somente em 325 d.C que a comemoração ganhou o sentido o qual conhecemos hoje, sendo estabelecida pela Igreja Católica como um marco para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo. 

2. Por que os ovos são símbolo do feriado? 

Sabendo qual é o dia da Páscoa e seu significado, você deve estar se perguntando: por que os ovos são símbolos do feriado? Desde os primórdios, os povos já distribuam ovos durante o período como uma forma de celebrar a chegada da primavera. A razão disso é que o ovo é um símbolo de nascimento, de renovação da vida — assim como a estação.

Após a morte de Jesus Cristo, os cristãos também consagraram esse hábito como lembrança da ressurreição. Por conta disso, no século 18, a Igreja Católica o aceitou oficialmente como um símbolo da Páscoa. 

3. Quando o chocolate entrou na história?

Não há dúvidas que o feriado de Páscoa se tornou a data preferida dos chocolovers, não é? Afinal, é impossível pensar na comemoração sem relacioná-la a ovos confeccionados com os diversos confeitos, que só de imaginar já dão água na boca! 

O que pouca gente sabe é que o chocolate só entrou na história durante o século 19, quando os franceses, depois que esvaziavam o ovo de galinha, recheavam-os com chocolate e os pintavam por fora. A prática logo foi exportada da Europa, chegando à Ásia e às Américas, tornando-se um verdadeiro marco da comemoração. 

mãe com suas filhas sorrindo segurando ovo representando qual é o dia da Páscoa

4. Por que o coelho representa a Páscoa?

Assim como saber qual é o dia da Páscoa, o uso dos ovos e do chocolate, outra dúvida que cerca o feriado é a escolha do coelho para representá-lo. Pensando na origem da comemoração, o animal se tornou um símbolo justamente por ser um dos a serem vistos com o fim do inverno, época que coincide com a celebração.

Tal característica do animal também o fez ganhar personificar o significado de renovação, esperança e fertilidade. Esses atributos fizeram com que a Igreja Católica o associasse à ressurreição de Jesus Cristo, motivo pelo qual os cristãos comemoram a Páscoa. 

5. Qual é o motivo de comer peixe durante o feriado?

Durante os dias que antecedem e ao longo do mês da Páscoa , é comum o consumo de pescados como bacalhau, salmão, tilápia, entre outros. Essa prática tem viés religioso e é uma forma de homenagem aos 40 dias que Jesus Cristo passou em jejum no deserto.

Ao longo do período, denominado quaresma, os católicos evitam comer carne vermelha, principalmente nas quartas e sextas-feiras. O ato dura até a Páscoa, momento em que, segundo a doutrina, Jesus Cristo ressuscita. 

O que não pode faltar no almoço de Páscoa?

Agora que você já sabe qual é o dia da Páscoa e está por dentro de outras curiosidades sobre o feriado, que tal descobrir o que não pode faltar na sua mesa durante a observação? Além do chocolate, a dica é investir em receitas saborosas com peixes, saladas e guarnições.

Você pode optar por pratos elaborados, usando os pescados como protagonistas, como salmão ao molho de maracujá ou um delicioso bacalhau cremoso. Para completar, é possível investir em uma bebida saborosa, sendo o vinho branco uma excelente aposta para harmonizar o peixe. 

Ainda entre as ideias para a Páscoa , as sobremesas precisam ser o ponto alto da refeição. Uma sugestão é a tradicional colomba pascal feita com massa aerada, laranja cristalizada e amêndoas.

Encontre tudo aquilo de que precisa na Delly’s!

Depois de descobrir mais sobre qual é o dia da Páscoa e algumas curiosidades, que tal começar a se preparar para comemorar o feriado ao lado da família? Na Delly’s, você encontra tudo aquilo de que precisa para suas receitas com muita facilidade — e o melhor, é possível fazer o pedido pelo site ou com o auxílio do nosso consultor de venda pelo número 0800-212-4040. Aproveite! 

Relacionados

Que tal comemorar o dia de quem nos trouxe ao mundo...
Chegou a hora de saber os tipos de carne para churrasco!...
O churrasco é, com certeza, uma das refeições mais amadas pelos...

Deixe um comentário