Aprenda a como dessalgar o bacalhau de diferentes formas

como dessalgar o bacalhau

Você sabe como dessalgar o bacalhau? Este processo é necessário antes do preparo de qualquer receita com o pescado: bacalhau no forno, postas com azeite e alho ou até deliciosos bolinhos de bacalhau. Sem dessalgá-lo, o resultado não será como o desejado.

Dessalgar o bacalhau é uma tarefa mais simples do que imaginamos. É comum encontrar pessoas que preferem comprar o bacalhau já dessalgado por um preço mais elevado do que fazer esse procedimento à mão. Pensando na economia, que tal aprender o passo a passo de dessalgue?

Tempo de dessalgue e troca de água

Antes de passarmos para a explicação de como dessalgar o bacalhau, é preciso pontuar o tempo que cada formato de bacalhau necessita para ser dessalgado. Após esse processo, o pescado pode ser congelado por seis meses. O ideal é pincelar o corpo com azeite e colocá-lo em um pote hermeticamente fechado.

  • Bacalhau desfiado: 6 horas (troca de água a cada 3 horas);
  • Postas tradicionais: 24 horas (troca de água a cada 6 horas);
  • Postas grossas: 40 horas (troca de água a cada 8 horas);
  • Postas muito grossas: 48 horas (troca de água a cada 8 horas);
  • Lombos grossos: 72 horas (troca de água a cada 8 horas).

Na hora de preparar, evite ferver o pescado. O processo de dessalgar o bacalhau dispensa essa necessidade. Trate-o como qualquer outro peixe, tendo bastante cuidado para a pele não desmanchar. Se desejar que ele passe por um pré-cozimento, apenas o escalde em água quente.

Como dessalgar o bacalhau?

como dessalgar o bacalhau

Aprender como tirar o sal do bacalhau é muito simples e rápido. Tudo o que você precisa é separar o bacalhau, a água gelada e o gelo. Tendo esses ingredientes em mãos, lave bem o pescado para retirar o excesso de sal.

Em seguida, transfira o bacalhau para uma tigela com água gelada. Ele precisa ficar submerso para dessalgar completamente. Adicione o gelo e deixe o pescado descansar durante as horas determinadas acima para cada formato de peixe.

Vamos levar em conta que você deseja aprender como dessalgar o bacalhau desfiado. Após deixar a tigela com o bacalhau submerso em água fria durante as primeiras três horas, descarte a água e repita o processo para deixá-lo descansando por mais três horas.

Feito isso, experimente o bacalhau e veja se está no ponto. Caso não esteja, repita o processo mais uma vez. Quando estiver dessalgado o suficiente, é só escorrer o pescado e usá-lo para o preparo de receitas.

Como dessalgar o bacalhau rápido?

Quer aprender a como dessalgar o bacalhau rápido? Tudo o que você precisa é de sal (três colheres de sopa para cada quilo) e água. Comece lavando o bacalhau para retirar o excesso de sal. Transfira-o para uma panela com água e deixe o pescado submerso, dois dedos abaixo do topo. Adicione o sal e misture.

Em seguida, leve a panela ao fogo médio até começar a soltar espuma. Feito isso, é só desligar o fogo e escaldar o bacalhau. Descarte a água e lave novamente o pescado antes de iniciar o preparo. Fácil, não é?

Como dessalgar o bacalhau com leite?

Você sabe como tirar o sal do bacalhau com leite? O passo a passo é similar aos anteriores, deixando o bacalhau pronto de forma muito prática. Primeiro, comece lavando o bacalhau para retirar o excesso de sal. Em seguida, coloque o pescado em uma panela e acrescente água até um dedo acima do peixe.

Em seguida, leve a panela ao fogo médio alto, mas tome cuidado para não deixar ferver. Desligue o fogo quando perceber que a água começou a soltar uma pequena espuma. Deixe descansar de dois a cinco minutos. Você perceberá que o bacalhau está começando a soltar.

Elimine o líquido e encha a panela novamente com água corrente. Separe completamente o bacalhau com as mãos. Enxague mais um pouco o pescado na água e coloque outra vez na panela. Agora, cubra o peixe com leite integral. Leve ao fogo médio alto até que o leite borbulhe.

Deixe descansar na panela fechada por, pelo menos, 20 minutos. Vá experimentando para perceber se o bacalhau está no ponto. Cuidado para não eliminar completamente o sal. Caso o bacalhau esteja bem salgado, estenda o tempo até, no máximo, 40 minutos. Finalizada essa etapa, ele está pronto!

Delly’s: o lugar ideal para garantir o bacalhau para o seu estabelecimento!

A Delly’s é a maior distribuidora Food Service do Brasil. Com mais de 150 mil clientes atendidos, hoje, somos referências na distribuição de alimentos “fora do lar”. Por isso, que tal garantir o bacalhau ideal para o seu estabelecimento com a gente? Além dele, temos uma enorme variedade de pescados, como salmão, atum, frutos do mar e muito mais.

Relacionados

As Olimpíadas 2024 estão chegando com diversas oportunidades para os estabelecimentos brasileiros. Com...
Guardanapo de papel é uma peça que pode ser usada para...
Para que você possa escolher as melhores embalagens para delivery de...
Buscar ideias para vender no Dia dos Pais é uma excelente forma de...

Deixe um comentário